Muitas vezes em meio um diálogo nem sempre apresentamos a postura adequada para o momento. Dominar um determinado assunto pode fazer com que pessoas falem muito, deixando de ouvir e abrir espaço para outras opiniões. Quando isso acontece, é preciso saber a hora de parar e escutar verdadeiramente, propiciando um diálogo produtivo.

Para ajudar você a ter uma comunicação eficaz, seguem abaixo algumas dicas:

Postura em reuniões de trabalho

Em uma reunião é muito importante apresentar ideias sobre as decisões que estão sendo discutidas. Entretanto, é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas, de forma ética e profissional.

comunicação-eficaz-aprenda-a-ouvire-a-se-expressar

Discordando ou concordando

Mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que mostra muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.

Um fala o outro escuta

Procure equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos.

O “sabe tudo”

Controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só.  Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções. Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos os lados, para que haja uma troca de informações.

Certifique-se que foi compreendido

Um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.