Coaching Bernardinho

Bernardinho utiliza coaching em sua vida profissional

Algumas pessoas ainda se questionam sobre a diferença entre ser um bom chefe e um bom líder. O chefe é aquele que comanda, enquanto o líder é aquele que envolve sua equipe e é parte fundamental de seu sucesso. Um exemplo de liderança é o técnico Bernadinho Resende.

Conhecido por ter conquistado muitos prêmios para o vôlei no Brasil, Bernadinho valoriza, acima de tudo, a motivação de seus jogadores com uma liderança impecável.
Nascido em Copacabana, o técnico sempre foi muito dedicado e disciplinado em todos os aspectos de sua vida, e levou isso para a sua carreira de atleta. Em seu livro, “Transformando Suor em Ouro”, ele ressalta que não é uma obra autobibliográfica, e sim “uma história de líderes e liderança construída a partir de observações, teorias e conceitos, assimilados ao longo da trajetória ao lado de grandes equipes”.

liderança

Bernardinho começou sua carreira no vôlei brasileiro sendo reserva do time, mas sua persistência e disciplina o levaram a ser um dos maiores e mais conceituados técnicos de vôlei no mundo.

bernardinho lider coaching

“O importante é que o líder seja transparente e autêntico”

Muito verdadeiro e emotivo dentro e fora das quadras, ele revela: “o importante é que o líder seja transparente e autêntico, por isso, a equipe entende que é apenas a minha forma de extravasar meus sentimentos. Eles podem eventualmente duvidar da minha forma de fazer as coisas, mas nunca da minha intenção”.

Sobre o coaching, ele é enfático: “Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho”.

Confira algumas lições sobre liderança e planejamento de Bernadinho, que, apesar de serem adquiridas nas quadras, podem muito bem ser usadas dentro de sua empresa:

– O planejamento deve visar metas factíveis. Ambiciosas, mas realizáveis. Se não for assim, as frustrações virão inevitavelmente.

– Não importa o tamanho do seu talento. Se você é incapaz de fazer parte de um grupo de uma comunidade e se dá mais importância ao ‘eu’ do que ao ‘nós’, você está fadado ao fracasso.

– A missão do líder e sua contribuição de buscar o máximo de cada um muitas vezes contrariam interesses, mas ele deve seguir suas convicções sem buscar popularidade, e sim o melhor para sua equipe.

– É fundamental que o líder monitore intensamente sua relação com os colaboradores em momentos de sucesso.

Gostou das lições de liderança do treinador Bernadinho? Curta e compartilhe para que mais pessoas possam se espelhar nesse grande ícone brasileiro!