4 grandes mulheres da história e seus legados - Maria Quitéria

Maria Quitéria

Para homenagear mulheres que fizeram história, reunimos 4 nomes de heroínas, escritoras, rainhas e grandes personalidades femininas que contribuíram para a  evolução de seu país e do mundo. Além de poder relembrar esses ícones de diversas épocas, você também terá a chance de aprender algumas lições com a trajetória de vida de cada uma delas.


Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Vestiu-se de homem para alistar-se no exército. Morreu aos 61 anos, no anonimato, em Salvador.

Lição nº 1: se você tem um sonho, corra atrás para alcançá-lo

Quando algumas pessoas percebem que algo é difícil de ser realizado tendem a desistir. O que Maria Quitéria nos ensina com sua história de vida é perseguir nossos sonhos, mesmo diante do “impossível” aos olhos do mundo.

4 grandes mulheres da história e seus legados - Anita Garibaldi

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi e intitulada como a “Heroína dos Dois Mundos”. Até hoje é considerada uma das mulheres mais fortes e corajosas de seu tempo.

Lição nº2: audácia para superar desafios

A ideia de sexo frágil esteve presente durante muito tempo em nossa história. Porém, Anita Garibaldi provou que a dedicação e a preparação podem transformar o ser humano, independentemente do gênero, em um guerreiro capaz de conquistar glórias e fazer história.

4 grandes mulheres da história e seus legados - Cleopatra

Cleópatra VII

 

A rainha Cleópatra Filopator Nea Thea (69-30 a.C.) herdou o trono do Egito de seu pai. Apesar de muitos se recordarem de sua história apenas por sua beleza e seus romances, ela foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas.

Lição nº3: o conhecimento nunca é demais

Para ser um bom líder, é preciso absorver conhecimentos para se autodesenvolver, ser estratégico, persuasivo e saber se comunicar. Com essas virtudes, Cleópatra comandava o seu povo.

4 grandes mulheres da história e seus legados - 2.Joana d'Arc

Joana d’Arc

Considerada uma heroína francesa (1412-1431), Joana d´Arc comandou o exército real em várias batalhas ao longo do reinado de Carlos VII. O papa Bento XV nomeou-a santa em 1920. Foi condenada à morte por heresia.

Lição nº4: coragem e determinação inabalável

É preciso ter coragem e ter fé em si mesmo para enfrentar os desafios da vida. Se você deseja algo, siga os seus valores.