10 conflitos profissionais – como lidar com eles?

conflito no trabalho
A existência de impasses entre os colaboradores pode representar danos para a equipe e interferir no resultado final de um projeto

As divergências entre colegas no ambiente de trabalho, os conflitos profissionais podem atrapalhar o desempenho e a qualidade do serviço na empresa. Caso isso aconteça, o ideal é a resolução do problema de maneira passiva, sem a necessidade de confrontos ou embates.

Crise corporativa e conflitos profissionais

O comportamento humano nas organizações deve ser harmonioso para a execução das tarefas diárias. A existência de impasses entre os colaboradores e os conflitos profissionais podem representar danos para a equipe e interferir no resultado final. Conheça 10 tipos de conflitos que devem ser evitados na carreira.


1. Competição excessiva – A disputa saudável entre pessoas de um mesmo escritório tem aspectos positivos porque estimula o cumprimento das atividades. Entretanto, pode gerar um mal-estar no momento em que um funcionário acredita que o outro quer levar, sozinho, os méritos pelas conquistas. Nesta situação, uma conversa franca para entender as motivações do ato deve resolver a questão. Se isso não funcionar, o diálogo com os superiores ajudará a encontrar uma saída.
2. Deslize sério – Errar algumas vezes é perdoável, mas sempre que cometer um equívoco grave não omita o que aconteceu. O primeiro ponto é assumir a falha.  Depois, é preciso ter o cuidado para não repetir o erro.
3. Demissão – Quando a dispensa torna-se realidade, é interessante saber lidar de uma forma mais serena com o fato. Não cultive sentimentos que possam desmotivar uma volta por cima e a busca por novas oportunidades.
4. Negociações perdidas – A dificuldade de fechar acordos importantes quando o negócio pareceu desandar pode ser revertida quando há foco nos interesses comuns e não nas posições contrárias.
5. Feedback negativo – A maneira certa de encarar uma crítica ruim é não levá-la para o lado pessoal e usá-la para melhorar a si mesmo.

conflitos profissionais
As divergências entre colegas no ambiente de trabalho podem atrapalhar o desempenho e a qualidade do serviço na empresa

6. Aviso prévio – Cumprir os últimos dias em um emprego do qual foi afastado não é sinônimo de relaxar e adotar atitudes irresponsáveis. Ao contrário, faça o melhor para deixar uma boa impressão dos seus serviços.
7. Agir por impulso – Evite ser dominado pelas emoções, principalmente quando está diante de desafetos. Fuja de respostas atravessadas e dos comentários ofensivos.
8. Ansiedade – A inquietude para executar planos e ideias pode atrapalhar se for em excesso. Por isso, tenha paciência e controle a angústia pelo que ainda vai acontecer.
9. Perda de sentido – A satisfação e a felicidade em trabalhar são essenciais para atingir bons resultados. Se você não se identifica com isso, conheça novas áreas de atuação e procure diferentes desafios.
10. Sem tempo – Se 24 horas não são suficientes para cumprir todas as obrigações do dia, avalie a carga de funções e o que é relevante. Procure também delegar tarefas para integrantes confiáveis do seu time.

Como vencer

A administração de conflitos no trabalho é tão significante quanto bater metas. Algumas dicas simples podem ajudar a driblar os problemas:
– Seja educado e racional ao conversar com as pessoas;
– Tenha paciência e não tente ser o dono da razão;
– Escute o que os outros têm a dizer e não faça julgamentos precipitados;
– Comunique-se de maneira clara e objetiva para não criar mal-entendidos.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.