10 DICAS PARA FAZER O SEU MARKETING PESSOAL

Você deseja se destacar da concorrência, ser positivamente reconhecido profissionalmente e deixar o seu legado no mundo corporativo? O segredo é construir a sua marca e fortalecer o seu marketing pessoal.

Para alcançar o sucesso, independentemente se você é um vendedor, um líder, um executivo, um coach ou qualquer outro profissional, é fundamental saber “se vender”. Os produtos mais vendidos têm embalagens atrativas, conteúdo de qualidade e uma divulgação que ultrapassa fronteiras: no caso da sua marca pessoal, a embalagem consiste na imagem que você passa; o conteúdo, nas suas competências, qualidades, no seu diferencial; e a divulgação, na sua comunicação e forma de cativar as pessoas.

Preste atenção em uma personalidade que você admira. Como ela se comporta? Que imagem ela passa? Como se comunica? Como é a sua postura, conduta e como são suas atitudes diante a audiência? O que fez essa pessoa ter uma “marca pessoal” tão bem-sucedida? A resposta para essa pergunta é simples: essa personalidade sabe com quem está falando, sabe a mensagem que almeja transmitir e, principalmente, sabe muito bem como transmiti-la.

Com estas 10 dicas para construir o seu marketing pessoal, você pode ser tão bem-sucedido quanto ela!

  1. Estipule metas e tenha um plano de ação.

Ao saber muito bem aonde pretende chegar, você construirá o seu marketing pessoal de forma mais estratégica e eficiente. Definir o seu propósito, as suas metas e planejar a sua carreira, elaborando um plano de ação com ajuda do coaching, é fundamental para atingir o sucesso.

  1. Determine os seus diferenciais.

Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo. Como se destacar entre milhares de profissionais tão, ou mais, experientes e qualificados que você?  Desenvolvendo diferenciais fortes, relevantes e exclusivos. Liste os seus e trabalhe o seu marketing com base neles.

  1. Defina o seu público-alvo.

Que perfil você almeja cativar? Que tipo de pessoa, em quais cargos, com atuação em quais empresas? É essencial definir a “persona” da sua marca pessoal, ou seja, ter em mente quem é exatamente o seu público-alvo.

  1. Comunique-se de forma eficaz.

Com metas, diferenciais e público definidos, o próximo passo é trabalhar o seu poder de comunicação. O tom e o ritmo da voz, os seus gestos, o seu vocabulário, gírias e jargões dizem muito sobre você. Ter consciência de como usá-los é fundamental para a sua imagem profissional.

  1. Tenha uma postura profissional.

Se você estiver investindo em uma marca pessoal voltada à sua carreira, tenha sempre uma postura profissional independentemente da situação, pois a qualquer momento você poderá se deparar com alguém conhecido ou um cliente potencial. O que muda é o nível de formalidade indicado a cada situação.

  1. Cuide de sua imagem visual.

Não adianta comunicar-se como um vencedor e manter uma postura profissional exemplar se a sua imagem não for coerente com o seu comportamento e suas qualificações. Cuide de seu corpo, de sua saúde, de sua aparência e vista-se de acordo com o mercado em que você atua.

  1. Tenha um cartão de visita no bolso e na web.

Você pode se deparar com um cliente potencial quando menos esperar.  Tenha sempre em mãos um cartão de visita bem estruturado, mas não deixe de também marcar presença no mundo digital. Se preciso, crie o seu site, ou um blog, e fortaleça a sua imagem nas redes sociais.

  1. Seja positivo.

A positividade é importante por conta de dois aspectos: para você manter o foco em suas metas e para cativar as pessoas. Seguindo o caminho do positive coaching, você manterá acesa a chama da esperança, da perspectiva e do autocontrole. Ao tratar as pessoas de forma positiva, você construirá relacionamentos saudáveis e frutíferos, inerentes ao seu sucesso.

  1. Seja ético.

Para sustentar o seu sucesso, é indispensável ter ética e agir de acordo com ela. Existem casos de marcas que atuam de forma desonesta e atingem o sucesso, mas que, ao serem desmascaradas, têm seu reinado afundado. Não cometa esse erro: valorize a honestidade.

  1. Esteja em constante desenvolvimento.

O desenvolvimento constante de suas forças é a chave para o seu sucesso. Para ter uma marca pessoal bem-sucedida, torne-se referência em algo e desenvolva as competências necessárias para deixar o seu legado, sempre acompanhando as tendências do mundo.

Você deseja ter as competências dos líderes, executivos, vendedores e coaches de maior sucesso no mundo e construir uma marca pessoal extraordinária? Faça coaching na SBCOACHING e entenda o verdadeiro significado da excelência! Clique aqui.

 

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.