10 práticas de gestão de um líder transformador

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O líder precisa conquistar a confiança e a admiração da equipe.

A liderança transformadora é um das formas administrativas que melhor exemplifica a diferença entre líder e chefe. Mais do que delegar tarefas, exigir o cumprimento de metas e definir regras, o líder precisa conquistar a confiança e a admiração da equipe por meio de uma atuação transparente e comprometida com a empresa.

O líder transformador é flexível e está aberto a opiniões diversas, pois sabe que a liderança deve ser exercida de forma democrática. Além disso, ele incentiva a cooperação entre os membros do grupo e estimula a mudança, propondo novos desafios e aguçando a criatividade dos colaboradores.



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A gestão transformadora promove a inovação e cria empreendimentos inteligentes, que aproveitam o conhecimento teórico e empírico para estabelecer vantagens competitivas. A motivação também é um dos pontos fortes desses líderes, que reconhecem a importância de manter os trabalhadores empenhados para garantir uma boa produtividade e o alcance de metas.

Mas de que maneira é possível assumir uma liderança transformadora? Confira dicas do que fazer:

1 – Determine a estratégia

Liste objetivos e prazos e avalie a melhor forma de alcançar os melhores resultados.

2 – Conquiste a equipe

Explique aos colaboradores os objetivos e demonstre que precisa de cada profissional para conquistá-los.

3 – Defina pontos essenciais

Estabeleça níveis de desempenho, valores, critérios comportamentais e procedimentos internos.

4 – Elimine ambiguidades

Deixe claro o que é prioridade para facilitar o trabalho e evitar falhas.

mulheres reunião
Mostre que você respeita cada profissional e preocupa-se com o bom convívio.

5 – Demonstre interesse pelo grupo

Mostre que você respeita cada profissional e preocupa-se com o bom convívio, solucionando conflitos e incentivando a cooperação.

6 – Proporcione autonomia

O funcionário precisa saber que você confia nele. Essa constatação aumenta o grau de comprometimento com o trabalho.

7- Transmita compreensão

Apoio e reconhecimento são essenciais, sobretudo, quando a equipe tem uma sobrecarga de trabalho. O trabalhador precisa saber que pode contar com você.

8 – Não se esqueça do feedback

Passar à equipe elogios e críticas construtivas é uma forma de manter o ritmo de produtividade, solucionar problemas logo no início e melhorar a performance da equipe.

9 – Incentive o compartilhamento de informações

Partilhar conhecimento e novas ideias é a melhor forma de resolver problemas.

10 – Acompanhe os resultados

Verificar de modo frequente o andamento das ações é fundamental para desenvolver uma gestão eficiente.

Seguindo essas práticas é possível atender às principais necessidades da equipe e tornar a liderança muito mais transformadora e eficaz.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.