3 Dicas para Desenvolver uma Boa Comunicação e Subir na Carreira

3 Dicas para Desenvolver uma Boa Comunicação e Subir na Carreira - comunicar-se quesitos essenciais profissional
Expressar-se de modo claro e direto facilita a compreensão do ouvinte e é uma ferramenta poderosa tanto durante uma negociação quanto na hora de definir metas e objetivos.

Saber comunicar-se bem é um dos quesitos essenciais para qualquer profissional que deseja alcançar destaque no mercado de trabalho. Expressar-se de modo claro e direto facilita a compreensão do ouvinte e é uma ferramenta poderosa tanto durante uma negociação quanto na hora de definir metas e objetivos; lidar com fornecedores, clientes e investidores; vender uma ideia para a chefia; contornar um problema com um consumidor; delegar tarefas aos colaboradores e ministrar treinamentos para a equipe.

A insegurança e a falta de conhecimento são fatores que podem atrapalhar seu diálogo, por isso, ao falar com uma única pessoa ou com uma multidão é preciso estar preparado. Confira algumas dicas para garantir uma boa oratória:


1 – Estude e organize-se

Na hora de apresentar-se para um grupo de pessoas é preciso dominar bem o assunto e saber exatamente quanto tempo se tem para falar e quem é o público-alvo. Com essas informações em mãos é possível escolher que tipo de linguagem usar e quais dados não devem deixar de ser fornecidos. Utilize recursos multimídia para complementar a explanação, mas, certifique-se com antecedência que os arquivos e o equipamento estão funcionando perfeitamente. Criar um roteiro e treinar antes são mais alguns truques que contribuirão para o seu sucesso.

2 – Conheça seu público e saiba como interagir com ele

É preciso conhecer bem o que espera quem irá escutá-lo. Além disso, durante a exposição é possível identificar elementos capazes de ajudar na adequação do discurso. Ao falar com um grupo de empresários busque ser mais direto e objetivo. Se for conversar com alunos, utilize comparações práticas e elementos que despertem a atenção.

Durante o diálogo, observe a reação de quem está recebendo as informações. Se as pessoas estão inclinadas em sua direção ou dispersas, pode ser que seu tom de voz esteja muito baixo. Se elas fazem muitas perguntas aos colegas ou não terminam as anotações, é provável que você esteja falando rápido demais.

3 Dicas para Desenvolver uma Boa Comunicação e Subir na Carreira - linguagem corporal
Distribua bem os olhares enquanto fala e aprenda com cada erro e acerto. Isso proporcionará a você um ótimo desenvolvimento na carreira profissional e na vida pessoal.

3 – Lembre-se da linguagem corporal

A linguagem corporal influencia muito a comunicação, sendo responsável por 55% da transmissão das mensagens durante uma apresentação. Essa linguagem não verbal inclui gestos, expressões faciais e posturas. Ao conversar com alguém ou com um grupo de pessoas, evite cruzar os braços para não parecer que está relutante em relação aos comentários e pontos de vista distintos do seu. Procure também manter a cabeça ereta. Incliná-la demais para cima passa a ideia de arrogância e, para baixo transmite submissão.

É importante lembrar que cada apresentação é única e que todos os presentes são importantes. Logo, distribua bem os olhares enquanto fala e aprenda com cada erro e acerto. Isso proporcionará a você um ótimo desenvolvimento na carreira profissional e na vida pessoal.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.