Infográfico – Como falar bem em público e obter sucesso

Existem atividades na vida corporativa que são índices de que está progredindo em sua carreia, como liderar uma reunião importante, palestrar sobre sua área de atuação em eventos e até mesmo discursar suas ideias e planos para o corpo diretivo de sua empresa. Entretanto, as tarefas citadas exigem uma habilidade que algumas pessoas precisam desenvolver: a oratória.




Confira um infográfico com dicas de como falar bem em público disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Coaching sobre o assunto:

falar em público
Copie e cole o código abaixo no seu site ou blog para inserir o infográfico acima:

O medo de falhar em público é a principal causa da dificuldade em apresentar-se diante de uma plateia.
falar-em-publico
Veja como superá-lo:

1-Dicas para vencer o medo

1.1-Prepare-se bem

Estude o conteúdo da apresentação com antecedência. Ter domínio do assunto transmite maior confiança aos espectadores.

1.2-Conheça o público

Saiba com quem irá falar para adaptar seu discurso e torná-lo mais atrativo aos ouvintes.

1.3-Valorize suas qualidades

Identifique as aptidões que possui, como carisma e simpatia, e utilize-as em seu favor para comunicar-se melhor.

2-Durante a apresentação

2.1-Resumo

Logo no começo, esclareça as principais questões e informe o objetivo de sua apresentação de maneira concisa.

2.2-Clareza

Construa frases simples, não use gírias e evite termos técnicos que não façam parte do cotidiano do público.

2.3-Fala

Fique atento aos vícios de linguagem e revise seu vocabulário para estabelecer um diálogo de credibilidade.

2.4-Naturalidade

Aja de modo espontâneo. Dessa forma, mesmo que você cometa erros, passará segurança aos ouvintes.

3-Cuidados com a linguagem corporal

  • Mantenha a coerência entre o que diz e o que expressa. O semblante precisa corresponder ao sentimento da fala.
  • Movimente o corpo para destacar pontos importantes e reconquistar ouvintes desatentos.
  • No início do discurso, deixe as mãos soltas ao longo do corpo. Assim, no decorrer da apresentação, você conseguirá expressar-se de forma mais natural.

3.1- ATENÇÃO
Apoiar as mãos na cintura pode representar autoritarismo ou agressividade, e o ato de cruzar os braços pode passar a impressão de distância ou resistência.

4-Conselhos profissionais

4.1-Dicas do especialista em expressão verbal Reinaldo Polito

– Planeje a estrutura do discurso a partir da conclusão. Depois formule todo o conteúdo até o início.
– Antes de enfrentar o público, converse com colegas de trabalho, amigos ou familiares sobre o que irá expor.
– Caso se esqueça do que irá dizer, tente passar a informação de outra maneira.

4.2-Dicas da Socióloga Jeffrianne Wilder

– Realize um discurso sincero e fiel à sua personalidade. O público consegue detectar quando você está sendo autêntico ou não.
– Além de ter domínio pleno do assunto, é importante apresentar as informações de modo criativo para manter os ouvintes atentos.
– Demonstre seu interesse e paixão pelo tema sem parecer arrogante. Assim, seu discurso renderá maior reflexão e as informações serão captadas com mais facilidade.
oratoria-falar-publico
Agora acompanhe mais 4 dicas essenciais para falar bem em público:

5-Mas afinal, o que é preciso para falar em público?

“Autenticidade, uma boa preparação e senso de humor”, é o que responde sem pestanejar a pesquisadora JeffriAnne Wilder, do departamento de sociologia e antropologia da Universidade do Norte da Florida.
Para que você consiga expressar toda a sua capacidade por meio de um discurso  rebuscado, bem humorado e autêntico, separamos cinco quatro que farão toda diferença.

5.1- Destaque seus pontos fortes

Para que se sinta mais confiante utilize suas aptidões, humor, simpatia, ou seja, as características que predominam em você. Faz toda diferença utilizar um vocabulário que esteja condizente com o tipo do evento e as pessoas que estarão nele. Encontre em suas fortalezas a fórmula para se comunicar melhor com as pessoas.

5.2- Seja fiel a sua personalidade

Em entrevista ao portal GNT a especialista JeffriAnne Wilder  avisa “Ser sincero é muito importante quando se dirige a um público. As pessoas podem detectar de cara se quem fala está sendo autêntico ou não”.  Portanto criar um personagem ou fugir de sua essência não contribuirá para o êxito da sua apresentação.

5.3- Evite distrair seu público com a colinha e o Power Point

“Ler as informações direto do papel ou do Power Point vai fazer seu público começar a checar o Facebook e os e-mails no celular”, alerta a socióloga JeffriAnne Wilder. Não basta apenas ter dados, gráficos e números em uma bela apresentação se você não tiver o completo domínio do que está dizendo. Pense em formas criativas de apresentar suas ideias de forma que todos prestem atenção ao que está dizendo.  E para estar tudo impecável, treine antes para que possa externar suas ideias  da melhor forma possível e realizar um discurso memorável.

5.4- Possua um discurso inspirador

Você trabalha com o que gosta?  Então, por que não demonstrar sua paixão, prazer e satisfação em um ou outro momento que precise falar em público?  Inspire as pessoas a realizarem suas tarefas com ainda mais empenho e amor, sem parecer o dono da verdade. Dessa forma você aproximará os expectadores e vai gerar uma reflexão sobre o assunto bem maior.
Se você gostou das dicas, curta, compartilhe e recomende para seus amigos, contribua para mais pessoas possam se tornar ainda melhores.
Preparado para falar em público? Curta nosso artigo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.