Os 5 erros no networking

falhas no networking
Tem papel indispensável no estabelecimento de parcerias com pessoas de áreas afins

Se você está à procura de emprego ou deseja construir uma carreira bem-sucedida, certamente já deve ter percebido que formação acadêmica e experiência profissional não são mais as únicas exigências do mercado de trabalho. Hoje em dia, é necessário ter uma rede de contatos confiável e, sobretudo, aprender a mantê-la durante toda a vida. O networking – como também é conhecido esse vínculo – tem papel indispensável no estabelecimento de parcerias com pessoas de áreas afins, pois promove a troca de informações, conhecimentos e indicações que vão contribuir para o surgimento de novas oportunidades. Mas, fique atento: muitos erros praticados pelos networkers têm comprometido a eficácia dos círculos de relações.

Falhas mais comuns

Um dos objetivos da aprendizagem organizacional é diagnosticar equívocos recorrentes dentro da empresa e apontar soluções. Muitas vezes, por não saber como se portar no trabalho, algumas pessoas desperdiçam a possibilidade de cultivar relacionamentos que tragam bons frutos para a carreira.

A seguir, é possível identificar, pelo menos, cinco falhas mais usuais:

– Falta de foco: o contato é estabelecido, mas o interessado não consegue deixar claro qual a intenção da conversa, arriscando perder a oportunidade de descrever as habilidades e diferenciais;

– Egocentrismo: passar horas falando de si mesmo sem dar espaço para que o outro interaja pode acabar com as chances de sucesso, além de ser deselegante;

– Os interesseiros: estreitar laços apenas quando se encontra em momentos críticos, como nos casos de desemprego, pode soar mal;

– Péssima expressão verbal: o uso inadequado do idioma e a má dicção são gafes comuns, que prejudicam o êxito do diálogo;

– Descuido com a imagem: a aparência diz muito sobre quem o indivíduo é. Roupas extravagantes ou desalinhadas podem causar impressão ruim.

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Muitos erros praticados pelos networkers têm comprometido a eficácia dos círculos de relações

Networking eficaz

Para evitar cometer os mesmos erros, observe algumas dicas para construir uma rede de contatos proveitosa:

– Trace a meta: tenha em mente aonde quer chegar e defina com clareza as habilidades e campos de interesse;

– Aprenda a ouvir: não fique o tempo todo falando apenas de si. Saber a hora de se posicionar gera intercâmbios mais proveitosos e sinaliza respeito;

– Mantenha os vínculos: procure interagir com colegas da área desde a formação acadêmica e não os perca de vista ao longo da trajetória laboral;

– Comunique-se bem: invista num curso de oratória, se necessário. Nenhum empregador irá contratá-lo se você tiver uma comunicação deficiente;

– Cuide da aparência: evite extravagâncias e opte por peças sóbrias que transmitam seriedade e confiança. No caso das mulheres, o cuidado deve ser redobrado para não passar uma imagem sensual.

Menos é mais

Eventos sociais como congressos, feiras e conferências sempre foram ocasiões propícias para conhecer pessoas que atuam em determinados ramos. Com a chegada das tecnologias digitais, as redes sociais online expandiram ainda mais essas possibilidades de trocas profissionais. Com tantas facilidades, é natural que se valorize mais a quantidade do que a qualidade das conexões. Porém, antes de “atirar” para todos os lados, lembre-se que é mais produtivo relacionar-se com quem de fato possa contribuir para o crescimento da carreira escolhida.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.