5 ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A TENSÃO NO TRABALHO

Excesso de responsabilidades, falta de reconhecimento profissional e pressões financeiras são grandes causadores da tensão no trabalho, mal que gera stress e afeta a saúde física e psicológica de grande parte da população nos dias de hoje.  Quando fora de controle, essa tensão pode gerar um alto nível de esgotamento profissional, prejudicando não só a saúde, mas também a performance e a carreira. E existe uma fórmula para combatê-la?

Não existe uma fórmula milagrosa; o que existem são estratégias para lidar com as exigências do mercado de trabalho e elevar a sua performance. Comece mudando a sua forma de pensar: para ter sucesso, é fundamental ter em mente que as pressões continuarão a existir. Quem deve mudar a forma de lidar com elas é você – você é o responsável por sua qualidade de vida e suas realizações!

Sendo assim, já sabemos qual é a primeira estratégia para reduzir a tensão no trabalho:

  1. Mude sua forma de pensar

Assuma de vez que as responsabilidades, decepções e os conflitos sempre estarão no seu caminho. Quando sua mente estiver preparada para aceitá-los, você estará preparado para enfrentá-los.

Agora que você tem consciência do poder de sua atitude mental, qual é o próximo passo para reduzir a tensão no trabalho? Ter as pessoas como suas aliadas, não como inimigas.

  1. Mantenha relacionamentos saudáveis

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida corporativa saudável. O segredo para minimizar as tensões, nesse caso, é aceitar as pessoas como elas são. Ou seja, aceitar suas respectivas forças e limitações. Sabendo lidar melhor com seus chefes, clientes e colegas de trabalho, você evitará conflitos e os enxergará novas perspectivas.

Existe uma poderosa estratégia que, além de contribuir para a construção de relacionamentos mais saudáveis, contribuirá e, muito, para a redução de tensão no trabalho: viver de forma mais positiva.

  1. Cultive a positividade

Encarar os desafios de forma mais positiva o ajudará a viver de forma mais positiva. Comece pelas pequenas atitudes, como um sorriso e pequenas demonstrações de gratidão. Você notará que as pessoas serão tocadas por isso e, aos poucos, o ambiente de trabalho ficará mais leve. Vá intensificando o seu nível de positividade com ajuda do positive coaching até que você consiga encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento, até que a tensão se transforme em satisfação.

E se a positividade falhar? Se tudo estiver dando errado: pare, respire e pense.

  1. Pare por alguns minutos

Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os. Não espere a carga de trabalho extrapolar o seu limite; não espere o stress sair do controle; não espere chegar a síndrome de burnout.  Cuide de sua saúde – sem ela, não existe performance profissional que resista. E, principalmente, nunca se esqueça de que existe vida além do trabalho.

  1. Tenha vida pós-trabalho

O que você faz nas suas horas vagas? Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é fundamental dedicar algumas horas especialmente para si mesmo. Pratique esportes, leia livros, vá ao cinema, viaje, saia com os amigos… Vivencie momentos de lazer, o que, além de gerar mais satisfação com a vida, trará mais satisfação no trabalho. Você verá que, quanto mais prazer você tiver na vida, mais leveza você terá para enfrentar os desafios e lidará melhor com a tensão no trabalho.

A tensão, o estresse e a insatisfação profissional estão prejudicando a sua performance no trabalho? Conheça o curso de coaching da SBCOACHING, a maior e melhor instituição de coaching do Brasil, e dê um novo rumo à sua carreira!1717

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.