5 Passos para Engajar e Tornar sua Equipe mais Produtiva e Rentável

O sonho de todos os líderes de empresas é conseguir com que seus colaboradores produzam mais, tornar sua equipe mais produtiva, e o negócio seja cada vez mais rentável. Para saber como tornar real esse sonho, pesquisadores do comportamento humano verificou que a motivação é um fator essencial para que as equipes apresentem uma performance melhor.

Uma pesquisa global realizada pela Aon Hewitt, com 400.000 funcionários de 258 organizações, aponta que empresas que engajam e motivam seus colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis, ou seja, sabem como tornar sua equipe mais produtiva.

Com base em pesquisas, Isabel Armani, diretora de performance, talento e remuneração da Aon Hewitt, afirma que um colaborador desmotivado e sem compromisso com o emprego pode custar em média 10.000 dólares a mais na receita anual de uma empresa e não sabe como tornar sua equipe mais produtiva.



Para fugir dessas estatísticas, siga 5 passos para engajar seu funcionário e como tornar sua equipe mais produtiva:

1º passo: seja especifico, defina metas à sua equipe

O projeto é complexo e desafiador? Saiba como tornar sua equipe mais produtiva. Enxergue nele a possibilidade de contribuir com a superação da sua equipe. Primeiro faça com que eles entendam a importância de marcar esse gol e seguir em direção ao sucesso. Defina as principais metas e o objetivo final. Assim todos terão em mente o propósito de suas próximas ações.

2º passo: motive, engaje e apresente cases de sucesso

Haja como um facilitador e um treinador, de forma a contribuir com a realização de cada integrante da sua equipe. Desse modo eles se sentirão confortáveis, seguros e confiantes, pois eles já possuem uma experiência de vitória e saibam que são capazes de alcançar resultados mensuráveis.

3º passo: reconhecer o esforço, os méritos e o desempenho final

Reconhecer o quanto a pessoa colaborou com o projeto individualmente e dar o feedback para o funcionário. Com essa atitude você estará proporcionando uma motivação, bem como, estará estabelecendo uma relação de proximidade e confiança.

4º passo: dê orientações corretivas e feedbacks individualmente

Quando for dar feedbacks que exponha o desempenho inferior ao esperado ou comportamentos inadequados, o faça em um lugar neutro e com somente com o funcionário. Procure não expor a capacidade de seus integrantes para os demais integrantes de sua equipe.

5ª passo: Incentivos e recompensas colaboram com a motivação

Muitas empresas não compreendem a política da meritocracia, todos querem ser reconhecidos e motivados, mas só isso não basta para que o profissional mantenha-se engajado e aceite novos desafios, é preciso recompensar o esforço e os resultados entregues.

Isso não significa fazer promessas sem fundamento, pois uma falsa recompensa é pior do que recompensa nenhuma. Se não é possível um aumento salarial, pense na hipótese de um bônus ao fim da conclusão bem sucedida de um projeto, e outras formas que atendam ambas as partes.

Faça o teste e depois nos conte os resultados.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.