5 regras básicas para se tornar um gestor eficaz

gestor

Alguns gerentes são percebidos como micro gestores, enquanto outros estão tão distantes do dia a dia, que só administram. Então, o que é certo? Nem sempre a resposta se resume ao estilo do gerente e sim à situação em que ele está inserido para serum gestor eficaz.

Como você sabe quando é hora de tomar para si ou quando é hora de delegar? Abaixo, um dos grandes executivos do setor de tecnologia internacional e especialista em liderança – Maynard Webb  –  cita as cinco regras para que gestores possam trabalhar melhor na Era do Empreendedorismo.

Gestão de Talentos

Regra n º 1: Tudo se resume a talento                           

Implemente políticas e práticas que atraiam os melhores talentos do mercado. Muitas práticas que as empresas tradicionais têm empregado, como a cultura top down (de cima para baixo) e prêmios com base nos anos de serviço, não atraem mais os talentos de hoje. Avalie honestamente qual é a posição da sua empresa na indústria, pois isso funciona como um imã para os melhores talentos. Existem muitas razões pelas quais você pode não atrair talentos (estratégia da empresa e posição no mercado, filosofia de recompensas, etc). Você deve saber onde você está e traçar uma estratégia para chegar onde você aspira a ser. Mesmo em uma empresa com desafios, frequentemente ocorre que os melhores talentos migram para trabalhar com os melhores líderes. Uma dica: olhe para o que essas pessoas estão fazendo para atrair e reter quem é talentoso!

Regra n º 2: Seja o empregador escolhido a cada dia

Seus melhores profissionais são os que fornecem uma parcela desproporcional de valor para sua empresa e também são os mais prováveis ​​de serem procurados pelos concorrentes. O que você está fazendo para ser o melhor lugar para os melhores talentos? Talentos querem continuar aprendendo e precisam ser desafiados, então faça com que essas pessoas permaneçam engajadas, ajudando-as a alcançar seus objetivos de carreira para se tornarem o CEO de seus próprios destinos.

Regra n º 3: Sobre inspiração e motivação

Motive as pessoas e equipes para fazer o seu melhor pois é essencial no mundo de hoje. Construa equipes para alcançar continuamente novos patamares e elevar suas próprias expectativas de que tudo é possível. Quando devidamente incentivados, conseguimos ser mais do que imaginávamos ser.

Regra n º 4: Exija a meritocracia

Se a questão é talento, então você precisa montar a melhor equipe. Se alguém está arrastando a equipe para baixo e não faz o seu trabalho, trabalhe rapidamente para consertar a situação, e caso não consiga resolver o problema de desempenho, faça uma mudança rápida levando em conta o aspecto humano. Trabalhe continuamente para levar suas equipes a um melhor desempenho tanto individual como coletivamente.

Regra n º 5: Forneça Coaching para colaboradores

Compreenda os objetivos de seus funcionários e trabalhe para ajudá-los a alcançar e alinhá-los com os propósitos e metas da empresa. Proporcione o desenvolvimento de carreira fora do processo de avaliação de desempenho, por meio de treinamentos. Uma opção muito utilizada são cursos de coaching, de acordo com pesquisa da PUC-Campinas, com base nos dados do relato de dez profissionais de oito diferentes empresas, 90% dos executivos que se submeteram ao processo de coaching aumentaram a produtividade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.