5 técnicas para se apresentar em público

Você já perdeu uma oportunidade de negócio ou de emprego devido à falta de habilidade de se apresentar em público? Saber fazer uma apresentação que engaje, inspire e convença a plateia é uma competência bastante valorizada por gestores e recrutadores, mas poucos profissionais a dominam. Quer se destacar no mercado? Confira cinco técnicas para fazer uma apresentação altamente eficaz!

  1. Antes de entrar em ação, foque a preparação!

É fundamental estudar e dominar o seu material, o que dará mais segurança a você e dinamismo à apresentação. Assista aos vídeos que irá mostrar à plateia, teste os aparatos técnicos, passe e repasse os slides e conheça a sala onde será realizada a palestra, reunião ou o treinamento. Ler o conteúdo ou recitá-lo de forma robótica pode entediar a plateia. Para evitar esse erro, ensaie em voz alta, concentrando-se na mensagem que você pretende transmitir à audiência. Você pode criar um roteiro com palavras-chave e pequenas notas para manter sua apresentação organizada e didática.

  1. Seu conteúdo é de altíssima qualidade? Mostre!

Comece com uma forte introdução que mostre ao público o caminho que sua apresentação tomará e o convença a permanecer atento durante todo o tempo. Evite a monotonia usando ênfases, humor, pontos de atenção, histórias que exemplifiquem o tema abordado e repetições que reforcem as ideias-chave. Para que sua apresentação flua logicamente, use apoio visual de alto impacto – slides, infográficos, fotografias e vídeos – e evite o entulho de dados que possam entediar e confundir os ouvintes.

  1. Até onde vai o poder da fala?

Para que todos entendam perfeitamente o que você diz, articule bem, projete sua voz com força e volume agradável. Use ritmo em sua fala, expondo entusiasmo e animação quando for pertinente para fisgar a atenção da plateia e, se perceber que está indo muito rápido, faça pausas com efeito dramático, isso irá gerar curiosidade e elevar a atenção dos espectadores. Se você tiver dificuldade de falar em público devido a problemas como ansiedade, medo e insegurança, não se preocupe: com ajuda do coaching, você vencerá esses obstáculos e a comunicação nunca mais atrapalhará a sua carreira!

  1. Olhos nos olhos.

Olhar nos olhos é uma forma de transmitir confiança e captar a atenção das pessoas. Faça contato visual com toda a plateia, mantendo uma expressão fácil, simpática e agradável, sorrindo sempre que for apropriado. O segredo é concentrar-se em um rosto amigável durante quatro segundos e, depois, mudar de pessoa, fazendo contato visual por mais quatro.

  1. E se der branco?

Uma técnica que pode ser usada em momentos de “branco” é interagir com as pessoas: faça perguntas cujas respostas vão além de ‘sim’ ou ‘não’ e abra espaço para que a plateia tire dúvidas. Esse tempo é fundamental para que você relaxe e se lembre do conteúdo. Se precisar, não é vergonhoso pedir ajuda, pergunte à plateia: “Onde eu estava?”. Depois, respire e foque novamente sua apresentação. Se isso acontecer com regularidade, o problema pode ser falta de concentração, atenção e foco. Nesse caso, o coaching pode ser a melhor solução!

Ao dominar essas técnicas, você se sentirá muito mais seguro diante do público. Que tal aplicá-las ao apresentar uma proposta ao cliente, mostrar resultados ao seu gestor, propor um novo projeto a colegas de trabalho, treinar sua equipe, em trabalhos acadêmicos e processos seletivos de emprego?

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.