6 Dicas para Inspirar e Influenciar Pessoas

Seja qual for sua profissão, cargo ou área de atuação, seu crescimento será ainda maior se souber influenciar pessoas e se relacionar e tiver domínio sobre habilidades de negócio. Portanto,  a inteligência emocional e habilidade de comunicação são essenciais.

Para que as pessoas confiem em sua opinião e considerem suas sugestões, você deve além de influenciar pessoas mas também levá-las a acreditar que vale a pena fazê-lo. No entanto, isso nem sempre é simples e depende de uma série de fatores que determinam nossa imagem perante os demais. É neste ponto que se destaca a influência, o quanto suas ideias impactam seus superiores ou colegas de profissão.

influenciar pessoas

Embora influenciar pessoas nem sempre venha facilmente, há algumas atitudes que você pode adotar para desenvolvê-la e conquistar ainda mais a consideração dos demais.

A impressão de terceiros é um reflexo de suas próprias emoções

Mesmo que sua ideia seja promissora, ela pode ser completamente descartada antes mesmo de obter uma chance caso você não demonstre autoconfiança. Suas dúvidas e receios não afetam só a você; se expandem além. Tome o cuidado de manter suas emoções sempre positivas e otimistas, para que transmitam segurança.

Trace objetivos claros

Metas são uma boa forma de você ter em mente o que deseja obter e onde pretende chegar. Se seu objetivo estiver claro para você mesmo, será muito mais fácil passá-lo aos outros. Também tome cuidado para que a linha de chegada não sofra modificações no meio do caminho, isso pode demonstrar que seus planos não estão bem concluídos.

Planeje suas propostas cuidadosamente

Organização é fundamental para que suas empreitadas ocorram de maneira eficiente e clara. Pense em estratégias, revise detalhes e preveja possíveis problemas, para poder encontrar soluções premeditadamente. Assim, caso ocorram imprevistos, estará mais preparado para desviar deles de maneira rápida, o que reafirma sua confiança e dá sustento à ideia.

Saiba construir relações sinceras

Não elogie demais. Muitas vezes, se suas observações não forem pontuais, podem soar de maneira forçada, como se você estivesse apenas querendo agradar e conquistar alguma simpatia. Portanto, só faça elogios fundamentados, quando forem necessários.

Influenciar não é o mesmo que manipular

A influência depende muito mais de como você se projeta como profissional, não de como você direciona os outros a adotarem o que você deseja. Quando você tem influência, você as inspira a confiar e considerar as oportunidades propostas. Não se esqueça: uma estratégia de manipulação pode ser mal interpretada e trazer resultados contrários aos desejados inicialmente.

Aprenda a ouvir e considerar opiniões dos outros profissionais

É necessário aprender que nem sempre o que achamos é o que está correto. E precisamos estar abertos para ouvir outros pontos de vista, discutindo novas opiniões e abrindo a mente para novas ideias.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.