7 dicas de coaching para o seu feedback trazer resultados positivos

Apontar para equipe pontos que precisam ser melhorados, de forma que traga resultados, nem sempre é uma missão simples. Dependendo da abordagem e linguagem, a conversa que tinha o objetivo de corrigir e aprimorar toma outro rumo e acaba surtindo o efeito contrário.

É preciso compreender que um feedback assertivo não se trata de reclamação, bronca, ou até mesmo moralismo. A proposta é mostrar ao colaborador o erro sem prejudicar o seu processo de desenvolvimento, bem como indicar a melhor forma para solucionar uma determinada atividade.

O coaching pode trazer um feecback positivo para o seu negócio, saiba abaixo como fazê-lo.

1. Escolha um momento propício para o diálogo

O ideal é conversar e apontar os erros em uma ocasião que ambas as partes estão calmas e abertas ao diálogo, tornando o feedback muito mais saudável e produtivo.

2. Recorra à inteligência emocional

Para evitar conflitos desnecessários e improdutivos, respire fundo e assuma o controle dos seus estados emocionais. Assim você evitará reações explosivas que não contribuirão para a solução do problema.

3. Planeje qual a abordagem mais adequada para a conversa

A preparação é fundamental, e, para tanto, é preciso refletir de forma cuidadosa sobre o que e como conversar. Por meio dessa reflexão, os pontos mais importantes serão privilegiados durante a realização do feedback.

4. Cuidado com o tom de voz e os termos pejorativos

Fique alerta para não usar um tom de voz elevado e adjetivos subjetivos que possam atingir diretamente (ou indiretamente) a outra pessoa. Agir assim desviará você do seu objetivo.

5. Opte por um ambiente neutro

É aconselhável que a conversa aconteça em um ambiente calmo, sem interrupções de outras pessoas. Uma boa opção é a sala de reunião ou qualquer outro em que a pessoa sinta-se confortável.

6. Lembre-se: é um diálogo e não um monólogo 

Procure ouvir o que o outro tem a dizer e espere pelo momento certo para se pronunciar. Ser paciente é exemplo de maturidade. Respostas rápidas podem gerar ou aumentar a tensão.

7. Analise pontos a serem aprimorados

É fundamental analisar os pontos fortes e fracos de um conversa para que seja possível melhorar a comunicação e determinadas atitudes. Desse modo, você não só desenvolverá habilidades que evitarão conflitos, como também saberá agir em outras situações.

Essas são algumas dicas para utilizar técnicas de coaching e dar ótimos feedbacks.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.