Personalidade Accountability – A Revanche

Accountability Você sabe o que é? - Personalidade Accountability - Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo.
Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo.

(por Marinaldo Matos)

Accountability

Aristóteles nem imagina a confusão que iria se meter ao falar, hoje, que responsabilidade é uma virtude moral e como tal não nasce com o ser humano, precisa ser apresentada a ele e, sendo assimilada, pode ser aprimorada. Mas Aristóteles falou. E essa linha de raciocínio tem causado frisson nos treinamentos empresariais.

Algumas pessoas vêm moldadas de casa, aprenderam com os pais, avós, é instintivo e natural. As leituras ajudam muito. Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo da carreira, no máximo uma consequência. O ritmo de sua produtividade pulsa com seus desafios e vitórias.   Numa das traduções do termo accountability diz que é aquele que está apto a ser considerado ou avaliado. O significado é abstrato e ganha os limites da ética, agregando variáveis como responsabilidade social, imputabilidade, obrigações e prestação de contas.  Neste caso, a virtude moral que faz parte do espírito humano ganha matizes nas áreas de controladoria e contabilidade, nas esferas público-privadas e no terceiro setor.

O accountability é sinônimo de responsabilidade objetiva. É compromisso de um indivíduo ou organização diante de outros interessados. Ainda é visto com um tabu, um ministro ser chamado ao Congresso nacional para dar explicações, enquanto que natural fosse ter uma agenda semestral ou anual para prestar contas. A instituição passa a ter implicações que premiam o cumprimento das metas e castigam a falta dela. E assim aos poucos, infelizmente a passos muito lentos, vemos as instituições públicas brasileiras florescendo para o accountability. Porque esse florescimento precisa de duas características, desenvolvimento da capacidade dos cidadãos de agir na definição de metas coletivas de sua sociedade e mecanismos institucionais que garantam o controle público das ações governantes.  Um povo que se considera tutelado pela Nação perde o poder de enfrentamento dos excessos do poder do Estado.

Accountability Você sabe o que é? - Personalidade Accountability - Podemos construir pequenos palácios todos os dias.
Podemos construir pequenos palácios todos os dias.

Já vimos que é difícil tomar consciência de nossa letargia, e nem sempre a consciência leva à ação. A energia desprendida para a ação é outra. É mais viva. Uma energia que restaura a liberta. E ela está aí, adormecida, preparada para acordar e agir. É possível que esteja na hora de dar um ‘chacoalhão’ no seu corpo e tomar a decisão de alavancar sua carreira, sua vida espiritual e amorosa, sair da zona de conforto e ser mais feliz.  O poeta Fernando Pessoa afirma que a inteligência verdadeira é agir. Agindo serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. Condições de palácio toda terra larga tem, mas se você não o construir onde estará o palácio?   Podemos construir pequenos palácios todos os dias.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.