Como se adaptar às transformações do mercado com o coaching

O mercado, hoje, apresenta um dinamismo nunca antes visto. Ele se globaliza, se adapta às novas tecnologias, encolhe e expande em um ritmo alucinante. Esse turbilhão de mudanças acaba se refletindo dentro de todos os setores das companhias, inclusive nas lideranças. Na tentativa de acompanhar a velocidade do mercado, empresas buscam profissionais que estejam antenados às novas tendências, e por isso acabam caindo em um regime de rotatividade de líderes.

O que fazer para não ficar obsoleto aos olhos do mercado

Existe um grupo de empresários que resiste bravamente a essa rotatividade na liderança das empresas. Uma matéria do Estado de S. Paulo do último dia 23 conta histórias de empreendedores octogenários que estão à frente de empresas líderes do mercado em seus segmentos, como Copagaz, Zelo e Lojas Colombo, desde a fundação, em meados da década de 1950.

De certa forma, eles compreendem de maneira empírica as transformações do mundo corporativo e, ao invés de promover a rotatividade em sua equipe de líderes, acabam se adaptando às mudanças do mercado. O que, hoje, é exceção, poderia ser uma regra se o trabalho de coaching fosse mais difundido.

Um especialista em coaching para executivos e organizações pode ajudar?

Um executive coach é um profissional altamente capacitado para orientar os líderes a respeito de caminhos a serem seguidos e estratégias a serem traçadas. Além do mais, a visão humanística e abrangente de todo o treinamento de coaching dá ao executive coach uma percepção do mercado ampla o suficiente para que possa entender melhor o ritmo em que se transforma, permitindo maior precisão e confiabilidade em suas decisões.

Existem outras formas para o coach contribuir?

Além do mais, este segmento do coaching possui uma série de abordagens, cada uma focando em uma parcela da pirâmide laboral, como o leader coaching e career coaching. Assim, seguindo suas especialidades, estes profissionais acabam sendo extremamente capacitados para atuar nas mais diversas empresas, otimizando a capacidade de produção de toda a equipe, permitindo diminuição na rotatividade de membros.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O papel do feeling no mundo corporativo

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

“Pontos Cegos” gerenciais podem determinar o fracasso de uma empresa

Dicas para líderes gerirem colaboradores à distância

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.