Como Alcançar a Promoção de Um Novo Cargo em Seu Trabalho

Conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho já é uma grande vitória, mas é apenas o primeiro passo para a construção de uma carreira bem-sucedida. Depois de estabilizar-se no emprego, é natural e importante que o profissional comece a almejar uma promoção.

Um cargo mais elevado significa de início um aumento de salário, o que é bastante atrativo por si só, porém, esse não é o único estímulo que leva o funcionário a buscar uma promoção. O desejo de experimentar novos desafios e a necessidade de assumir mais responsabilidades dentro da empresa são fatores determinantes para que o colaborador decida pleitear outra função.

Quando o profissional se dá conta que tem a competência para ser promovido, ele deve fazer uma autoanálise para ter certeza de que pode assumir as obrigações que o futuro cargo exige. Certo da própria capacidade e com a meta em mente,  é preciso que ele adote algumas atitudes fundamentais para progredir na carreira profissional:

Seja franco – ser claro com os superiores em relação aos seus objetivos é importante. Converse abertamente com seu chefe e questione quais as reais chances de uma promoção. Se a chefia não estiver aberta a esse assunto, o funcionário pode procurar o setor de recursos humanos e mostrar suas atividades atuais, seu tempo de trabalho na empresa e seu desejo de crescer.

Trabalhe bem – uma vez que seu objetivo esteja claro, é imprescindível demonstrar que você merece ser promovido. Empenhe-se para alcançar resultados mais positivos, trabalhe com vontade e prove que é capaz de assumir as novas responsabilidades.

Mostre suas qualidades – não seja tímido na hora de expor seus talentos. O funcionário deve aproveitar as oportunidades para mostrar aos colegas e superiores as aptidões que possui. Também é essencial olhar para o ambiente de trabalho de maneira mais abrangente, ajudando os companheiros de equipe em situações pertinentes, dando sugestões para melhorias e conversando com os demais colaboradores da empresa.

Relacione-se bem com todos – deixe em evidência o quanto a empresa e a equipe podem contar com você, mantendo um bom relacionamento interpessoal com o seu líder e com os colegas de trabalho.

bom relacionamento interpessoal
O funcionário que assume uma postura positiva, proativa e franca, e busca obter resultados melhores, tem mais chance de se destacar na empresa e de alcançar uma boa promoção.

Seja proativo – não limite sua atuação às suas funções principais. Comprove que está apto a ser promovido sendo responsável, flexível e proativo. Todos esses atributos são necessários para assumir um cargo de chefia. Foque sua atenção na busca de soluções em vez de perder tempo reclamando dos problemas.

Mantenha a positividade – quem almeja um cargo superior deve saber enfrentar as dificuldades de maneira positiva, enxergando no problema uma oportunidade de crescimento.

O funcionário que assume uma postura positiva, proativa e franca, e busca obter resultados melhores, tem mais chance de se destacar na empresa e de alcançar uma boa promoção.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.