Ampliando Resultados em Empresas

A gestão organizacional visa monitorar e ajustar o ambiente empresarial a fim de alcançar resultados mais expressivos, alinhando o que é desejável ao que é possível e tornando aquilo que se pode fazer em uma vantagem competitiva concreta e efetiva.

Para garantir sua sobrevivência no mercado, qualquer tipo de empreendimento precisa acompanhar as mudanças que ocorrem em seu meio e, assim, atender às necessidades de seus stakeholders, ou seja, todos aqueles envolvidos e interessados no desenvolvimento do negócio – clientes, acionistas, colaboradores e a sociedade em geral. Por isso, planejar, definir objetivos e metas, elaborar estratégias, organizar o trabalho, coordenar a execução de tarefas e controlar os custos são passos extremamente importantes a serem seguidos, que compõem uma boa gestão organizacional.

 


A gestão de uma organização, para ser de fato eficiente, deve ter como base três princípios essenciais: estratégias, processos e resultados.

Elaborar boas estratégias significa definir de maneira clara e explícita uma perspectiva para o negócio. De modo mais simples, quer dizer pensar de forma detalhada como os recursos disponíveis serão utilizados para obter determinado objetivo. Sendo assim, as estratégias organizacionais precisam estar apoiadas na total compreensão do empreendimento, bem como nos princípios e valores da empresa e na observação do mercado em que ela atua.

cultura de coaching aumenta performance empresa
Estratégias organizacionais precisam estar apoiadas na total compreensão do empreendimento

Aliás, é de extrema importância que a definição das estratégias esteja embasada em referentes externos, para que a organização possa alcançar vantagens competitivas por meio de resultados expressivos. Resultados que são atingidos por meio de metas bem delimitadas e de planos de ação consistentes.

Por falar em ação, o segundo pilar da gestão organizacional são justamente os processos gerenciais e operacionais do negócio, afinal, é por intermédio deles que os resultados serão efetivamente alcançados. Analisar os procedimentos realizados em toda a empresa e alinhar os objetivos organizacionais às possibilidades oferecidas pelos recursos técnicos e econômicos é fundamental para conseguir chegar aos resultados pretendidos de forma mais rápida e eficaz.

Os processos abrangem a coordenação de todas as tarefas realizadas dentro da empresa, atividades administrativas, obrigações financeiras e, consequentemente, a gestão de pessoas, ou seja, o gerenciamento de crises, a constante motivação dos colaboradores e o desenvolvimento de equipes de alta performance para a conquista de resultados.

O terceiro pilar da gestão de uma organização está relacionado aos resultados, mais precisamente à avaliação deles. Examinar o que foi alcançado ajuda a entender quais processos precisam ser melhorados e contribuir para a determinação de estratégias mais contundentes, a fim de que os próximos resultados sejam ainda melhores.

Nessa busca pelo aprimoramento da gestão organizacional para a obtenção de resultados mais expressivos, o coaching se mostra uma excelente ferramenta. Cursos de coaching possibilitam que profissionais, colaboradores e os próprios empresários possam  transpor os obstáculos que impedem a ascensão do negócio, determinar estratégias mais eficientes para fidelizar clientes e atingir resultados positivos,

Com o curso de coaching da SBCoaching, sua organização consegue ainda ampliar a capacidade de seus líderes para manter os colaboradores motivados e comprometidos com os objetivos do empreendimento e, dessa maneira, aumentar sua produtividade e lucratividade.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.