COMO CONTROLAR A ANSIEDADE: DICAS IMPORTANTES


Hoje muitas pessoas se queixam de ansiedade. Em algumas a ansiedade chega a tal nível que são diagnosticadas com TAG – Transtorno da Ansiedade Generalizada.

Isto é muito sério e é sinal de que algo mais além da ingestão de medicamentos precisa ser feito. Os medicamentos tratam os efeitos. É necessário ir além para descobrir, tratar, amenizar e em alguns casos até curar as causas.

Ninguém consegue ser feliz com um grau elevado e crônico de ansiedade, simplesmente porque as atividades dessa pessoa são impactadas pele grau de ansiedade em que ela vive.

Todos nós passamos por momentos ou fases com mais ou menos ansiedade e isto é normal. O problema é quando a ansiedade se torna persistente ou crônica e elevada a tal ponto que interfere em nossos pensamentos, sentimentos, sono, relacionamentos tanto pessoal quanto profissional e realização de nossas tarefas.

Ainda não se sabe ao certo as causas da ansiedade generalizada, mas sabe-se que além dos fatores genéticos e, ou, causados por alguma doença ou distúrbio, os fatores externos como as situações de estresse do dia a dia tem influência direta e importante.

É notório também que mesmo a ansiedade causada por algumas condições físicas, tais quais, menopausa, hipo e hipertiroidismo, dores crônicas, insônia, entre outros, tem efeitos impactantes no aumento da ansiedade no indivíduo que já tem o transtorno ou pré-disposição para o mesmo.

Ansiedade: dicas importantes

No entanto, mesmo nesses casos, algumas atitudes podem comprovadamente amenizar a ansiedade e, consequentemente, os efeitos físicos, emocionais, mentais e resultados negativos no dia a dia causados por ela. Aqui vou dar algumas dicas que se colocadas em prática podem realmente ajudar.

  • Saber administrar o tempo. Sim, a má administração dos nossos afazeres é um grande causador de ansiedade. Na verdade nós não podemos administrar o tempo, mas sim nossas ações no tempo. É fundamental saber priorizar por urgência e importância e realizar seguindo esta ordem; saber delegar e ter um tipo de acompanhamento para o que foi delegado; dividir o dia em partes               (minutos e horas ) e se programar dentro desses tempos propostos para ler e responder e-mails, responder e fazer telefonemas, acessar redes sociais, etc.
  • Não postergar. Deixar para última hora o que tem data para ser entregue ou resolvido é um grande fator de ansiedade. É mais fácil fazer o que gostamos ou que temos mais desenvoltura do que as tarefas mais chatas ou difíceis, aquelas que não dominamos. Mas justamente são essas tarefas, que por exigir mais da gente devem a ser iniciadas o mais breve possível e concluídas antes do prazo. Ponto para quem faz isso!
  • Não fazer várias coisas ao mesmo tempo, passando de uma para outra antes de finalizar a anterior ou anteriores. No final tem várias tarefas em aberto.
  • Se manter conectado o tempo todo no mundo virtual em detrimento do mundo real, seja no lap top, tablete e principalmente no celular é um dos maiores causadores de ansiedade da atualidade. É um vício como outro qualquer e precisa ser visto e tratado como tal. A tecnologia deve ser utilizada a nosso favor, para aumentar nossa liberdade e não nos escravizar.
  • Aproveitar as horas livres, fins de semana e férias com a família e amigos traz paz e a sensação de dever cumprido, o que reduz consideravelmente o nível de ansiedade.
  • Não se deixar em último plano. Buscar fazer atividades que trazem benefícios para a saúde física e mental como ginástica, musculação, caminhadas, natação,  mas que sejam exercícios que vocês se identifique, que tenha algum tipo de prazer.
  • Reservar um tempo exclusivo para parar, relaxar, fazer contato com a nossa essência, aquietar mente e corpo é imprescindível para equilibrar, harmonizar, reduzir o estresse e a ansiedade e nos manter no momento presente. Isso conseguimos através da meditação, yoga, tai chi chuan.

Também, já falamos deste assunto ao indicar comocontrolar a ansiedade com o coaching.

E enfim, lembrar sempre que a sua vida hoje é reflexo de como você viveu ontem. Ou seja, hoje é o futuro do ontem. Portanto saber viver com totalidade o momento presente é o que vai fazer diferença para melhor ou pior tanto na sua vida hoje quanto amanhã.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.