Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

equilibrio eomocional

Tudo que sentimos e presenciamos pode nos afetar de maneira positiva ou negativa. Para que seja possível ter uma vida mais saudável e produtiva, precisamos desenvolver o equilíbrio emocional, pois ele será responsável por processar de maneira adequada cada sensação.

Com tantos sentimentos de estresse, ansiedade e tristeza que podemos sentir em diversas situações, estar em harmonia com todos eles não parece uma tarefa fácil. Por isso, hoje você aprenderá a desenvolver o equilíbrio emocional para que consiga melhorar a qualidade de vida e bem-estar.

O que é o equilíbrio emocional?

Mas, afinal, o que é equilíbrio emocional? Essa habilidade consiste em ter a capacidade de domínio sobre os pensamentos e ações em meio a influências emocionais, tendo o controle total da mente, administrando e gerindo essas emoções de maneira racional e harmonizada.

Desse modo, o equilíbrio emocional é responsável por manter sua saúde mental mesmo em momentos difíceis e dolorosos, lhe permitindo agir racionalmente e prevenindo desgastes mentais e psicológicos.

Benefícios de se desenvolver o equilíbrio emocional

Segundo os dados da última pesquisa divulgada em 2019 pela Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, os transtornos psicológicos ocupam o segundo lugar em causas de afastamento do trabalho.

Por isso, é de extrema importância manter suas emoções em harmonia. O desenvolvimento do equilíbrio emocional te ajudará a trabalhar seu processo de autoconhecimento, além de diminuir crises de estresse, ansiedade, e prevenir doenças psicossomáticas.

Desenvolva o equilíbrio emocional

Para que você consiga ter total controle dos sentimentos, separamos algumas dicas de como manter o equilíbrio emocional. Confira abaixo nossas recomendações para desenvolver essa habilidade.

Pare e reflita antes de agir

Durante algum momento de extremo desequilíbrio, precisamos parar para refletir sobre como estamos nos sentindo e como devemos reagir. Por isso, é necessário que você pare, relaxe por alguns minutos, respire lentamente, acalme o corpo e os pensamentos.

Durante esse processo, analise o que está lhe causando desequilíbrio e procure manter a calma para que possa agir da maneira mais saudável possível. Isso irá lhe permitir não ser tomado pelo calor da emoção e tomar atitudes impulsivas. Técnicas de meditação e relaxamento irão te auxiliar nessa situação.

Exercite o poder da gratidão

Aplicar a gratidão em sua rotina lhe permitirá renovar as energias e realizar um constante aprendizado para o autoconhecimento emocional. Quando você começa a ser grato às pessoas e ao universo por tudo, acaba eliminando as energias negativas que podem atacar diretamente seu equilíbrio emocional.

Para colocar esse exercício em prática, durante o início e o fim do dia, produza uma lista de coisas boas e positivas em sua vida e que ocorreram com você. Isso irá lhe proporcionar um grande aprendizado.

Permita-se sentir as emoções

Entenda que controlar suas emoções não significa reprimi-las. Por isso, permita-se sentir, entender e expressar o que sente. Você pode liberar seus sentimentos, mas tome decisões de maneira racional, e não por impulso. Quando liberamos o que sentimos, podemos analisar qual a origem dessa sensação e conseguimos tomar o controle das ações.

Seja positivo

O pensamento positivo é poderoso para transformar suas visões sobre o mundo e sobre si mesmo, além de trazer alívio, conforto e impulsionar na conquista de seus objetivos. Sendo assim, mantenha-se positivo, evitando pessoas e pensamentos tóxicos. Para isso, distancie-se de locais ou seres negativos. Procure ver o lado bom de cada momento, cultivando hábitos e momentos felizes.

Procure soluções assertivas

Existem certas situações em que a solução está na nossa frente, mas não conseguimos aplicá-la. Por isso, tome atitudes de maneira racional, vendo outras maneiras de vencer o problema.

Se estiver com dificuldade de ter uma visão clara da situação, converse com um amigo. Em certos momentos, é importante ouvir outros pontos de vista para abrir nossa mente para novas possibilidades de resolução.

Busque o autoconhecimento

Para adquirir o equilíbrio emocional, é muito importante que você saiba mais sobre si mesmo. Conhecendo-se melhor, será possível controlar as emoções, fortalecer a autoconfiança e as defesas sentimentais. Para sua autodescoberta, conte com a SBcoaching, que trabalha com metodologias científicas que irão potencializar seus resultados.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá nos dias 27 à 29 de março, e desenvolva habilidades de transformação pessoal, além de aprender a controlar os estados emocionais e se livrar de crenças limitantes.



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.