Aprenda a lidar com a frustração dos colaboradores

palestra motivação
Sem o apoio organizacional adequado, qualquer iniciativa, aparentemente positiva, pode gerar frustração entre os colaboradores.

Antes de conduzir qualquer funcionário a uma palestra de motivação, é importante que os gestores das empresas tenham em mente que, sem o apoio organizacional adequado, qualquer iniciativa, aparentemente positiva, pode gerar frustração entre os colaboradores.

Depois de trocar experiências com pessoas que atuam na mesma área e de conquistar novos conhecimentos, é natural que os trabalhadores tenham a vontade de impulsionar a carreira profissional e colocar tudo o que aprenderam em prática, adotando procedimentos inovadores e alinhando as ações seguidas pela empresa às tendências de mercado.

colaboradores

Para que isso aconteça, eles precisam encontrar um ambiente propício a mudanças. No entanto, nem sempre a organização viabiliza todas essas alterações e, para evitar a frustração dos colaboradores ou pelo menos lidar melhor com a insatisfação deles, o líder deve seguir algumas dicas:

Mantenha a equipe motivada

No local de trabalho, a frustração nasce sempre quando existe um desejo de melhoria que não pode ser executado por falta de oportunidade. Isso ocorre em decorrência da ausência de estrutura, de recursos e até mesmo de interesse por parte dos responsáveis pela administração do negócio. Esse sentimento de decepção desestimula o colaborador e afeta diretamente sua produtividade, diminuindo o desempenho.

A motivação é a mola propulsora para que as transformações ocorram em um ambiente profissional. Ela precisa ser alimentada pelos gestores por meio da valorização das iniciativas sugeridas pelos funcionários. Ideias inovadoras e projetos que trazem benefícios para todos, por exemplo, devem ser avaliados e, sempre que possível, implantados pelos líderes. Essa atitude permite que as pessoas saiam da rotina e estimula a criatividade.

Diálogo

Manter um relacionamento cordial e um diálogo aberto com os subordinados, procurando saber quais são as dificuldades que eles enfrentam para cumprir as demandas e propondo os ajustes necessários, também é fundamental para que os trabalhadores permaneçam bem-dispostos a executar suas tarefas. Agir como uma pessoa intransigente, que só impõe regras e não ouve opiniões, faz que os funcionários se sintam desmotivados e acabem deixando as prioridades de lado, prejudicando, assim, o desenvolvimento dos negócios.

relacionamento cordial
Comandar uma equipe não é simplesmente delegar atividades e fazer cobranças, mas também saber ouvir e preocupar-se com o bem-estar dos trabalhadores.

Valorização

Saber lidar com a frustração dos colaboradores e trabalhar para que ela não esteja presente no ambiente profissional é papel de todo bom gestor. Comandar uma equipe não é simplesmente delegar atividades e fazer cobranças, mas também saber ouvir e preocupar-se com o bem-estar dos trabalhadores, tendo consciência de que o estado de espírito de uma pessoa reflete diretamente no seu desempenho profissional e, consequentemente, nos resultados obtidos pela empresa.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.