Como apresentar suas ideias no trabalho?


Saber apresentar as ideias no trabalho pode render boas oportunidades dentro da empresa, pois é uma forma de mostrar que você está atento ao ambiente organizacional e busca maneiras de alcançar melhores resultados porque se interessa pelo empreendimento. Entretanto expor propostas de mudanças e alternativas de melhoria nem sempre é simples. Além da preocupação quanto à reação dos superiores, muitas pessoas têm dificuldades de organizar as informações de modo atraente, claro e objetivo.

Aliás, essa é a primeira dica: é preciso elaborar o conteúdo de sua explanação do modo mais objetivo possível. Os gestores de uma empresa raramente têm tempo de sobra para conversas intermináveis e reuniões que não trazem soluções eficientes para os problemas da organização. Se você for sucinto, específico, informativo e contundente, com certeza ganhará pontos com seus superiores. Confira mais algumas dicas de motivação e apresentação para sair-se bem no trabalho e conquistar maior reconhecimento profissional:

Seja claro e mantenha o foco

Se a sua meta é mostrar ao chefe que existe um problema, foque no problema e em como ele tem prejudicado o trabalho, mas não deixe de apresentar possíveis soluções para a questão. Dessa forma você mantém uma postura proativa diante do seu superior.
Caso o problema já seja conhecido e seu desejo é mostrar alternativas para solucioná-lo, mantenha o foco em tais soluções. Não é necessário mostrar que a situação é prejudicial à empresa se isso é sabido por todos. Assim você não estende a apresentação desnecessariamente nem se torna repetitivo.

Comprove o que você diz

Nada melhor do que usar números para atestar determinadas afirmações. Quantificar os dados é a maneira mais clara de apresentar o quanto algo é bom ou ruim. Sempre que possível, use porcentagens, valores financeiros e cálculos equivalentes.

desenvolvimento de ideias no trabalho
É preciso elaborar o conteúdo de sua explanação do modo mais objetivo possível

Use a tecnologia em seu benefício e seja criativo

Uma explanação monótona não convence nem prende a atenção de ninguém, por melhor que seja. Hoje há muitas formas de manter os ouvintes atentos ao que é dito. Você pode usar slides, figuras, vídeos, entre outros recursos tecnológicos. Também vale a pena buscar formas de interagir com a plateia, como questionários curtos e demonstrações práticas.

Antes de escolher a forma de apresentação, pesquise sobre seu público-alvo

Conhecer o comportamento humano ajuda a adotar a postura certa diante de cada pessoa. Procure saber como seus superiores gostam de receber informações. Há gestores que preferem ter um primeiro contato por e-mail antes de conversar pessoalmente com o colaborador sobre determinado assunto. Alguns líderes são mais liberais e gostam de exemplificar situações de modo menos formal. Nesse caso, você pode usar algumas imagens e vídeos engraçados para reforçar o que deseja expor. Existem ainda superiores que não abrem mão da formalidade. Se o seu chefe for desse, opte por relatórios bem formatados e modelos neutros de slides.

Treine sempre

Quanto mais você exercitar habilidades como escrever e falar em público mais fácil será elaborar suas apresentações e expor suas ideias no trabalho. Esse treino contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.