A Arte de Saber Ouvir

ouvir no trabalho
Hoje em dia, prestar atenção no outro para ouvir com atenção suas ideias é uma qualidade rara

Hoje em dia, prestar atenção no outro para ouvir com atenção suas ideias é uma qualidade rara. O profissional que se habilita para isso é visto com bons olhos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sem falar que essa característica beneficia sobretudo os relacionamentos interpessoais.

A arte de ouvir significa ter paciência e tolerância com o outro, e não apenas escutar quem está ao lado ou acompanhar o raciocínio de alguém. Ou seja, é preciso perceber, compreender e, principalmente, respeitar opiniões divergentes. Essa regra deve valer para todas as relações, principalmente em um ambiente corporativo, no qual pessoas diferentes precisam conviver diariamente.

Em geral, o comportamento humano não é propenso ao hábito de escutar com atenção, porque as pessoas têm uma tendência natural a falar mais. Muitas vezes, o profissional que sabe ouvir é mais valorizado do que aquele que se expressa bem. O interessante é encontrar o meio termo, que seria a combinação de falar e ouvir utilizando o bom senso.

Dicas para o comportamento humano nas organizações

Medidas simples podem auxiliar o profissional em momentos que exijam sua atenção para com o outro, principalmente em reuniões importantes no trabalho ou tomadas de decisões junto aos chefes e aos colaboradores.

Olhe nos olhos da outra pessoa e mantenha a calma enquanto conversar com ela. Esteja focado no diálogo sem distrações que possam prejudicar a concentração de ambos. É importante tentar manter-se afastado de qualquer pensamento preconceituoso. Lembre-se: o respeito é fundamental em qualquer relacionamento. Essa virtude é muito importante de maneira geral, mas é preciso aprimorá-la quando não se conhece profundamente a pessoa com quem se convive.

arte de ouvir
A arte de ouvir significa ter paciência e tolerância com o outro

Já na discussão de ideias, evite contradizer o outro. Procure expressar seus pensamentos buscando sempre pontos em comum com os demais. Você não precisa concordar com tudo o que foi dito, mas deve ouvir com atenção sem impor de maneira arrogante a sua opinião. Geralmente, as pessoas que não ouvem direito utilizam expressões como “mas”, “todavia”, “entretanto” e “contudo” para valorizar o seu pensamento em detrimento dos outros.

Tenha consideração pelas opiniões de seu interlocutor e demonstre respeito por ele. Crie condições favoráveis para a outra pessoa expressar livremente suas convicções e não deixe que a discussão seja levada para o lado pessoal. Compreenda de fato o que o outro transmitiu para então questioná-lo. Dessa forma, você evitará interpretações infundadas. O importante, além de saber ouvir com atenção, é ter a capacidade de aceitar as pessoas como elas são.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.