As habilidades mais importantes em 2021

Aprenda o que você precisa desenvolver para florescer agora e no pós-pandemia

Quais habilidades serão primordiais em 2021 e precisamos desenvolver ou aperfeiçoar?

É fato: a pandemia nos ensinou algumas lições importantes sobre como cuidar de nós mesmos e dos outros. De tudo o que aprendemos, é claro que os pontos positivos não devem ser abandonados.

Por isso, separamos algumas ideias que as pessoas adotaram no último ano e podem ser mantidas nos próximos meses.

Para começar, abordaremos 4 habilidades que estão ligadas à convivência no dia a dia e aos nossos relacionamentos de forma geral. Mas também vamos compartilhar competências relacionadas ao ambiente profissional.

E aí, que tal conhecer cada uma delas?

Humildade

Vale a pena ser humilde. A humildade nos leva a ouvir as ideias de outras pessoas e a adotar uma perspectiva mais voltada para o próximo e menos voltada para nós mesmos. 

Quem é humilde tem mais gratidão e um maior senso de conexão. A humildade também é um bom primeiro passo para a autocompaixão.

Quando temos uma visão modesta de nós, vemos nossas falhas com mais facilidade e podemos nos julgar com menos rigor. E isso pode ser muito útil para lidar com contratempos pessoais.

Ah… E sabia que a humildade pode ser cultivada?

Aliás, esse é um ótimo momento para você incorporá-la ao seu jeito de ser. Uma boa dica é parar de querer estar sempre certo e começar a ouvir profundamente. 

Com uma abordagem mais humilde nas suas interações na vida pessoal e no trabalho, você terá melhores conversas e resultados. 

Dê uma chance para isso acontecer!

Admiração

A admiração é a sensação que temos na presença de algo vasto e belo que desafia nossa compreensão do mundo. Dependemos dela para manter a vida mais leve. 

Em 2020, aquelas férias em lugares incríveis não aconteceram, infelizmente, o que contribuiu para o vazio que muitas pessoas experimentaram.

Isso aconteceu porque a admiração faz a gente se sentir mais vivo. Também nos torna mais generosos e menos egocêntricos.

A boa notícia é que não precisamos necessariamente percorrer o mundo para encontrá-la.

Fazer uma caminhada rápida olhando cuidadosamente para o que nos rodeia já ajuda bastante. Separe um tempo do seu dia para enxergar a beleza que lhe cerca!

Propósito

Uma vida significativa traz muita alegria, mas o mais importante é que ela também envolve um senso de propósito.  

O propósito é uma intenção permanente de atingir uma meta de longo prazo que seja pessoalmente significativa e que deixe uma marca positiva no mundo. 

Nós podemos descobrir um propósito ao ensinar os filhos, cuidar de quem amamos ou realizar um trabalho que faça a diferença na vida das pessoas. 

Mas viver com propósito exige declarar o nosso propósito. Quando o trabalho que fazemos se torna rotina, podemos facilmente deixar de apreciá-lo. Sendo assim, precisamos de lembretes de “por que” fazemos o que fazemos e “quais” valores maiores isso atende. 

Quer uma dica? 

Anote o seu propósito na primeira página da sua agenda. Ou, então, num post-it que pode ser colado na sua mesa de trabalho. 

Para os mais criativos, pesquise uma imagem que tem a ver com o seu propósito e escreva nela algo inspirador ligado ao que você faz. Depois, salve a foto como plano de fundo do seu computador ou notebook.

Todos os dias, querendo ou não, você vai relembrar o quanto é importante para outras pessoas.

Amor

Apesar de ter sido um período difícil, um dos poucos lados positivos de 2020 foi a gente ter se dado conta da nossa necessidade de conexão. Por isso precisamos falar sobre o amor.

Não estou me referindo ao amor romântico, mas, sim, ao amor definido pela pesquisadora Barbara Fredrickson da seguinte maneira:

“Uma experiência de carinho mútuo e afetuoso que sentimos com qualquer pessoa – mesmo estranhos – nas interações cotidianas”.

Isso que ela também chama de “positividade compartilhada” cria uma grande sensação de bem-estar. 

De acordo com Fredrickson, nossos cérebros estão programados para buscar o amor. Se tivermos essa mentalidade, podemos ver o mundo como uma fonte de expansão de relacionamentos positivos.

Então, é necessário prestar atenção em nossas interações com as pessoas. Desde os funcionários do mercado até os nossos amigos e colegas de trabalho.

Por exemplo: cada pequeno gesto de gentileza que demonstramos é uma oportunidade de abrir nossos corações e criar um mundo mais amoroso.

Às vezes, um simples “bom dia” ou “muito obrigado pelo seu atendimento” pode elevar o humor de uma pessoa que precisava dessa demonstração de carinho.

Você observa como trata as pessoas? É sempre bom pensar sobre isso com sinceridade!

E as habilidades ligadas à carreira? 

Desde o ano passado, uma das principais tendências apontadas por especialistas é o trabalho híbrido. Ou seja, aquele que une o home office ao modelo antigo do escritório, com a presença física.

A pandemia mostrou para muitas empresas que é possível trabalhar remotamente sem perder a produtividade. Mas engana-se quem acredita que a palavra “híbrido” se aplica somente ao ambiente de trabalho em si. 

Aqueles que desejam se desenvolver em 2021 ou estão em busca de um novo emprego precisarão aliar as chamadas soft skills com as hard skills.

Soft skills são as competências comportamentais, também chamadas de socioemocionais. Já as hard skills são as competências técnicas e específicas da profissão.

Você imagina quais são as principais dificuldades da área de gestão de pessoas quando o assunto é contratação?

Segundo empresas de recrutamento e seleção, não é tão fácil encontrar profissionais com boas habilidades comportamentais. 

Por isso, separamos 5 habilidades que integram muitas listas e pesquisas de Recursos Humanos.

Ficou curioso ou curiosa para descobrir?

Anote aí:

1) Adaptabilidade: é a capacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações. Como você reage diante de mudanças?

2) Resolução de problemas: é o uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para questões específicas. Quando surge uma adversidade a ser superada, você se sente preparado para enfrentá-la?

3) Inteligência emocional: é saber identificar quais são as suas emoções e conseguir geri-las da melhor forma possível. Existe algo que gera descontrole emocional em você?

4) Criatividade: é a aptidão para inventar ou desenvolver coisas novas e ter ideias originais. Você costuma pensar em formas inovadoras e produtivas de realizar as suas tarefas?

5) Autogestão: é a capacidade de conduzir seus próprios caminhos, reconhecendo o que é necessário para alcançar os objetivos. No dia a dia de trabalho, você entrega bons resultados sem ter um gestor acompanhando todos os seus passos?

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.