Atenda Bem Seus Clientes

Atenda Bem Seus Clientes
Para melhor recepcionar os consumidores e ampliar as vendas é necessário que a equipe esteja bem preparada e disposta a compreender de modo exato o que o comprador precisa.

Atender bem o cliente é um fator crucial na hora de fechar um negócio e consequentemente para o sucesso da empresa. Para melhor recepcionar os consumidores e ampliar as vendas é necessário que a equipe esteja bem preparada e disposta a compreender de modo exato o que o comprador precisa. Confira algumas dicas básicas para garantir um excelente atendimento:

Identifique as necessidades do cliente

O primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com o consumidor é conhecê-lo. Converse bastante para identificar quais são suas reais necessidades e, assim, poder ofertar os produtos e serviços certos. A partir dessa conversa você pode até ampliar a venda, oferecendo itens complementares. Apenas tenha cuidado para não tornar-se chato por insistir demais. Saiba perguntar e ouvir e não tente obrigar o cliente a levar o produto ou adquirir o serviço por insistência. A ideia é saber o que o consumidor quer, apresentar as opções e deixar que ele escolha.

Fique atento às atualizações de mercado

O mundo muda constantemente e os produtos e serviços evoluem nesse mesmo ritmo, bem como as necessidades dos consumidores. Por isso, nem o melhor atendimento é capaz de vender algo que já está ultrapassado. O fundamental é compreender que a qualidade deve estar em tudo: atendimento e produto/serviço.

Não faça comparações com a concorrência

É importante estar sempre atualizado e saber como a concorrência trabalha. Porém, na hora de vender, esqueça os concorrentes e não compare produtos ou serviços.  O fato de falar mal das outras empresas pode pesar contra você, afinal, quem precisa diminuir o outro para sobressair-se não merece credibilidade. As qualidades de seu serviço ou produto devem ser suficientes para convencer o consumidor.

Mantenha o foco

Mostre ao cliente que está prestando atenção no que ele diz e demonstra com os gestos e expressões faciais. Com paciência e destreza, esclareça dúvidas e as características do que está sendo vendido e apresente todas as opções de produto ou serviço disponíveis.

Atenda Bem Seus Clientes - vendedor motivado entusiasmado
Treinamentos e cursos de capacitação são ótimos para manter a equipe nivelada e preparada para atender os clientes da melhor maneira.

Invista em capacitação

Para vender bem, o vendedor precisa estar motivado e uma forma de mantê-lo entusiasmado é investir em sua carreira profissional. Treinamentos e cursos de capacitação são ótimos para manter a equipe nivelada e preparada para atender os clientes da melhor maneira.

Seguindo essas dicas, seus consumidores se sentirão muito mais satisfeitos e com certeza suas vendas aumentarão. Lembre-se de que o sucesso de uma empresa depende da dedicação de seus gestores e colaboradores.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.