Aumentando sua autoconfiança

autoconfiança

(Por Daniela Assunção)

Para atingir o sucesso é possível que alguns fracassos façam parte também de seu caminho. Afinal, estar disposto a triunfar requer uma boa dose de riscos a serem corridos. Porém, certas frustrações podem abalar sua autoestima e confiança, e quanto maior o tombo, maiores as chances de perder a fé e o otimismo para recomeçar. Imagine a sensação de ser demitido do trabalho, perder uma grande conta, ser reprovado num exame final, esquecer seu discurso ou ver-se abandonando importantes projetos de vida…


//


Especialmente quando deixamos de viver de acordo com as expectativas dos outros e passamos a focar na nossa realização, parece que cada falha nos coloca ainda mais em contato com a reafirmação de nosso comprometimento rumo àquilo que tanto almejamos. Para algumas pessoas, essas feridas parecem nunca se curar, mas é possível fortalecer seus sentimentos de dignidade e competência mesmo depois de grandes quedas, especialmente se você souber como.
Aqui estão algumas ideias para reconstruir sua confiança e autoestima após um evento que te tire o chão.
1. Aprenda com as falhas
Passado o choque emocional inicial, reveja esse acontecimento com outros olhos. Encontre nessa situação informações importantes que possam lhe trazer crescimento pessoal. O que você aprendeu com essa falha e que pode ajudá-lo a tornar-se uma pessoa melhor e mais forte no futuro? O que você faria diferente?
Pode ser difícil olhar para certas evidências de seus fracassos, mas uma análise crítica e distanciada denotam maturidade emocional e possibilidade de aprendizado. Encarar isso de frente irá aumentar sua autoconfiança imediatamente.
2. Contextualize a situação
É comum para algumas pessoas tomar por base uma única situação de insucesso e ampliá-la para definir sua vida inteira. Faz parte do impacto inicial se sentir assim, já que as emoções estão amplificadas, mas tente colocar isso dentro do contexto real no qual esse fato está inserido em sua vida. Com certeza você teve muitas outras situações de sucesso, realizou bem uma série de coisas em diversas áreas de sua vida. Por mais dolorido que seja, esse fato pertence a um momento específico e que pode ser concluído tão logo você decida seguir adiante.
Relembre suas vitórias, as dificuldades enfrentadas e que foram bem sucedidas em outros momentos. Tornar-se consciente de seu valor, caráter e inteligência, apesar das dificuldades, irá proporcioná-lo a segurança de saber que você não é uma pessoa suscetível a tais falhas, mas, sobretudo, disposta a retomar o controle daquilo que quer construir.

confiança

3. Desenvolva suas habilidades

Uma das melhores soluções para melhorar sua autoconfiança é aprender a ter o domínio nas áreas onde você falhou. Se o seu problema foi gerado por falta de preparo, de conhecimento ou de alguma habilidade, identifique isso e descubra o que você precisa fazer para ganhar esse know-how. E entre em ação!
Com a prática ao longo do tempo, você irá se sentir mais confiante e seguro. Você pode também estudar outras pessoas que são bem sucedidas nesses aspectos. A partir disso, defina um padrão para o qual suas probabilidades de sucesso sejam maiores numa próxima vez.
4. Identifique o que é mais importante

Nossas frustrações, muitas vezes, denotam que estamos fazendo a coisa errada, com a pessoa errada, ou não estamos agindo de acordo com quem somos em essência. É importante analisar neste momento se você precisa ou não mover-se em uma direção completamente diferente. Para isso, faça a si mesmo perguntas mais relevantes que proporcionarão melhores decisões e escolhas.

  • É esta a carreira que eu realmente quero?
  • As pessoas com as quais convivo são a “minha turma”?
  • Minha posição na empresa é compatível com meu perfil e aquilo que entrego?
  • Meu cônjuge ou sócio é a pessoa ideal para esse lugar em minha vida?

Dedique um tempo para responder a essas perguntas sinceramente e se conhecer melhor. Isso também irá ajudá-lo a ser bem sucedido no futuro. Em geral, é melhor investir em seus pontos fortes e viver de acordo com os seus próprios valores ao invés de tentar ser alguém que você não é.
5. Enfrente seus medos
Ao adquirir um ponto de apoio para o fortalecimento de sua autoconfiança, parta para a ação de forma ponderada e gerenciável. Deixar de agir por medo apenas irá gerar um ciclo vicioso de fuga daquilo que deve ser encarado e superado. Tenha em mente aquilo que é realmente importante em sua vida e que para isso é preciso coragem – ou seja, agir a partir do coração.
Use o que você aprendeu para ter um impulso positivo em direção a ultrapassar seus limites e abandonar a tendência ao conformismo. Agindo desta forma, você estará ampliando sua resiliência e, portanto, se tornando mais forte e preparado para outras situações adversas.
Grandes conquistas advêm especialmente de ousadia e persistência.
Força, coragem e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.