Batalhas e Gerras no Ambiente de Trabalho

desejo alcançar maior destaque
Todo colaborador almeja receber o máximo reconhecimento do chefe e, como consequência, mais benefícios sociais e financeiros dentro da empresa.

O desejo de alcançar maior destaque nos mais variados setores da vida – familiar, afetivo e acadêmico – geram disputas bastante acirradas entre as pessoas, sobretudo, no ambiente de trabalho, em que o grau de competitividade é naturalmente maior. Todo colaborador almeja receber o máximo reconhecimento do chefe e, como consequência, mais benefícios sociais e financeiros dentro da empresa, o que inclui promoções, aumento de salário e gratificações por metas atingidas.

As frequentes mudanças tecnológicas tornam o mercado cada vez mais competitivo, gerando um efeito dominó, que atinge também os colaboradores. Afinal, as organizações querem os profissionais mais qualificados e para conquistar uma boa posição nesse cenário é preciso superar todos os demais candidatos. Todavia essa pressão não pode diminuir os valores e algumas características fundamentais para a realização de um bom trabalho. É preciso manter-se ético e ter autocontrole para não prejudicar ninguém nem causar danos à sua imagem dentro da empresa.

Para conquistar sucesso na carreira profissional, o indivíduo tem que saber lidar com os próprios sentimentos e com o comportamento das outras pessoas. Ser flexível em relação a críticas e questionamentos, apresentando uma argumentação consistente e educação na hora de defender seus interesses e pontos de vista, é fundamental para manter a harmonia no ambiente corporativo. Além disso, a flexibilidade e o trato com as pessoas são competências muito bem avaliadas pelos gestores e líderes empresariais.

Aliás, uma boa liderança é mais um ponto crucial para evitar batalhas desnecessárias entre os colaboradores. O responsável pela equipe deve ter uma boa comunicação, para prevenir mal-entendidos, e conhecer detalhadamente o perfil de seus liderados – como eles reagem aos acontecimentos cotidianos e eventuais – para saber mediar os conflitos da melhor maneira possível e para manter os funcionários motivados na busca por objetivos coletivos.

Confira mais algumas dicas para evitar que a concorrência natural se transforme numa guerra entre os profissionais de uma empresa:

  • Antes de contratar um colaborador, analise se os valores pessoais dele condizem com os da companhia.
  • Deixe claro para todos os membros da equipe quais são as regras para conquistar promoções e outros benefícios corporativos.
  • Esclareça com objetividade o papel de cada profissional e a hierarquia existente, isso torna a competitividade mais saudável e justa.

 

busca por objetivos coletivos
Quando o respeito pelo outro é colocado em primeiro lugar, as relações entre as pessoas tornam-se mais simples e harmônicas.

Quando o respeito pelo outro é colocado em primeiro lugar, as relações entre as pessoas tornam-se mais simples e harmônicas. Isso facilita o trabalho do líder e o caminho do colaborador até o sucesso profissional que ele almeja.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.