As batalhas do mercado de trabalho

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Os valores mudaram e hoje o ser humano anseia por mais qualidade de vida.

As mudanças no mercado de trabalho são motivadas principalmente por três aspectos presentes no universo corporativo de hoje: o avanço da tecnologia, a interligação das economias mundiais e a alteração dos valores do homem. Eles são responsáveis pela criação de novos métodos de produção, aos quais o profissional se adapta naturalmente – muitas vezes sem nem perceber.

Conectividade

Redes sociais, celulares com acesso à internet, e-mails e demais meios de comunicação e informação impactaram a rotina das empresas. Estar conectado a eles significa obter mais conteúdo do que aquele que circula no ambiente físico da organização. Isso reflete em mais tempo dedicado às ocupações, o que tem como vantagem o aumento da produtividade, mas, em compensação, deve ser bem administrado para não acabar com o horário livre.

As relações com os colegas se estenderam aos perfis no Facebook, Twitter, Linkedin e mensagens instantâneas via WhatsApp, entre outras redes, e, portanto, têm exigido maior atenção para a ética e o sigilo das atividades institucionais na internet.

Expediente

Os valores mudaram e hoje o ser humano anseia por mais qualidade de vida. Por conta disso, as jornadas de oito horas dentro da companhia, ou mesmo as de seis, estão mais flexíveis. Os patrões buscam ganhos maiores e os funcionários podem proporcioná-los cumprindo expedientes menos rígidos.

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Estar conectado a eles significa obter mais conteúdo.

O home office é uma resposta a essa realidade, mas exige responsabilidade e motivação pessoal. Optar por um emprego perto de casa ou aceitar receber um pouco abaixo das pretensões para ter mais folgas também seguem a tendência.

Flexibilidade

Manter um negócio em uma economia que sofre influência das condições financeiras de outros estados e países só é viável quando se está pronto para adaptar-se ao novo. As estratégias devem ser diferenciadas para cada situação e as práticas tradicionais precisam estar abertas a atualizações.

Conhecimento

Se a evolução do meio corporativo é rápida, a capacidade de adequação deve acompanhá-la ou ultrapassá-la. Conhecer o contexto em que se está inserido dará embasamento para formular táticas de superação de crises, por exemplo.

Invista em formação e autoconhecimento. É indispensável ter percepção das necessidades que surgem e avaliar o desenvolvimento pessoal, a fim de constatar se é ou não hora de agir diferente.

A atualização e adaptação se tornam simples quando o ato de questionar as mudanças e analisar as respostas dadas a elas vira rotina. Até mesmo os profissionais mais maduros e com maior resistência às transformações também estão aprendendo, com as novas gerações, a trabalhar com mais agilidade fazendo uso de tecnologias e da cooperação. Tudo isso é resultado do alto potencial de renovação do comportamento humano.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.