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5 Passos para parar de Procrastinar

“Não espere! O momento nunca será “perfeito”. Comece por onde você pode está agora e utilize as ferramentas ao seu dispor. Você encontrará outras melhores à medida que avançar.” Napoleon Hill.
O que é Procrastinar?
“Substantivo feminino; ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.” (Dicionário Aurélio, Ed.Saraiva).
Procrastinação é o adiamento de uma ação.
A Universidade do Colorado aponta em seus estudos que o hábito de procrastinar pode ser genético. Afinal, nossos ancestrais não foram “treinados” para projetar, planejar. Eles tinham apenas que se preocupar com o que comer e onde dormir a cada dia, ou seja, não pensavam no “amanhã”.
Os anos passaram, mas decidimos seguir fazendo apenas o URGENTE e não o IMPORTANTE.
Se temos um prazo no trabalho, no casamento, na vida, nos forçamos a fazer o que precisa ser feito, mas porque se tornou URGENTE, e não porque entendemos sua importância.
A procrastinação gera stress, sensação de culpa, perda de produtividade. Além disso, é comum causar a sensação de vergonha, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.
Para muitos, a procrastinação vem com a desculpa do “não fiz ainda, porque preciso fazer perfeito, quero que tudo seja impecável….”
Quantas vezes você deixou de começar algo, simplesmente por excesso de perfeccionismo?
Quantas vezes você se sentiu frustrado por prometer e não realizar, por conta da procrastinação?
Com isso, acabamos nos dando rótulos do tipo: “eu sou preguiçoso”, “eu procrastino demais”. Será que é isso mesmo? Ou apenas falta ação, senso de urgência?
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Mas, e então, você deve estar se perguntando “Como paro de procrastinar?”.
No mercado, observamos pessoas altamente eficazes, que fazem o que precisa ser feito, no momento necessário. São pessoas que não procrastinam, que sempre estão direcionadas aos resultados, que prometem e cumprem.
O que essas pessoas têm de tão especial? O que elas sabem que “eu” não sei?
O escritor Stephen Covey, no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, nos traz algumas lições de como nos tornarmos mais eficazes:

  • Proatividade: não espere ninguém mandar, faça porque precisa ser feito. Entenda a necessidade e a importância da ação.
  • Objetivos em mente: objetivos claros geram ações claras, que facilitam muito os resultados.
  • Primeiro o mais importante: parar de procrastinar tem a ver com saber o que realmente é importante ser feito para que seu objetivo seja realizado, então faça.
  • Ganha-Ganha: pense além do seu mundo. Uma pessoa altamente eficaz sempre se importa em gerar benefícios para mais pessoas.
  • Comunicação empática: olhe para o lado, coloque-se no lugar do outro. Se você pudesse se ouvir, se sentiria bem e compreendido com o “você” diz?
  • Sinergia: “conecte-se” com outras pessoas, por mais desafiador que possa parecer, essa competência é bastante comum em pessoas eficazes.professional coaching
    SENSO DE URGÊNCIA

Outra qualidade que se destaca em pessoas com alta eficácia é o FOCO NA AÇÃO, a PROATIVIDADE. Elas têm pressa em terminar as coisas, em realizar, em ver resultados. Buscam sempre planejar e estabelecem prioridades.
Quando temos um planejamento, sabemos o que deve ser feito primeiro e em quanto tempo deve ser feito, isso faz com que nosso trabalho entre em um fluxo conhecido como “flow” – o mais alto nível de produtividade. Quanto mais em “flow” entramos, mais satisfeitos ficamos e mais realizamos. Tudo o que é preciso para dar vida a um ciclo de altíssima produtividade.
Aliás, os estudos de métodos de produtividade mostram que uma forma fácil de entrar em “flow” é aumentando nosso senso de urgência. Ele é um estímulo interno, um desejo de dar prosseguimento ao trabalho e terminá-lo rapidamente, é uma espécie de “impaciência”.
Para desenvolver o senso de urgência, é preciso ter um plano de ação, um objetivo claro, com o cálculo exato do que fazer e quando fazer. Assim, quando você começa a cumprir esse plano, a tendência é que fique mais estimulado para dar continuidade.
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PODE NÃO SER PROCRASTINAÇÃO?
Sim, com certeza! Nem todos os resultados ruins são frutos de uma procrastinação. Planos mal elaborados, baixo foco, ausência de algumas competências também têm uma imensa responsabilidade na sua falta de sucesso. E, é claro, não podemos esquecer da falta de objetivos claros.
Mas o que é um objetivo claro? Algo específico, atingível, mensurável, que você saberá exatamente quando e como vai atingir. Durante um processo de coaching, aliás, frequentemente diagnosticamos essa falta de clareza e de conhecimento de como efetuar um planejamento eficaz como as grandes barreiras que distanciam o coachee de chegar aonde deseja. Como assim? Ele crê que procrastina, mas na verdade ainda não entrou em ação por falta de algo (competências, clareza, foco, etc).
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COMO MUDAR ESSE COMPORTAMENTO
Agora que você já entendeu que não necessariamente procrastina, mas sim se “perde” na ação por não ter clareza do resultado que busca, confira 5 passos para ajudar a mudar esse comportamento:
Passo 1 – Escreva algo que você quer muito realizar, mas vem “procrastinando”. Pronto!
Passo 2 – Agora, escreva as ações que poderia fazer para que isso acontecesse.
Passo 3 – Escreva porque é importante para você conseguir fazer isso (Aqui nasce o senso de urgência), entenda o que você ganhará com isso. Qual valor seu será atendido? Como se sentirá vendo essa ação realizada?
Passo 4 – Escolha algo da lista do passo 2 que não tome mais que 5 minutos; comece por ela.
Passo 5 – Continue dia após dia pegando apenas uma ação de cada vez.
Observe que o exercício acima é simples e leva poucos minutos para ser realizado, então não precisa cogitar “procrastinar”.
Quando menos perceber, já vai ter feito o que precisa ser feito. Se em algum momento você “travar”, não souber o que fazer, pode ser que estejam te faltando habilidades e competências para dar andamento ao projeto. É nessa hora que recorrer ao trabalho de um coach pode fazer toda a diferença para superar esse obstáculo.
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Escreva aqui nos comentários:
O que você mais procrastina? Por quê?