Posted in:

Como cultivar as emoções positivas no dia a dia

eomoções positivas

Às vezes, nos perguntamos o que devemos fazer para termos mais saúde e qualidade de vida. E uma maneira de contribuir para isso é trabalhar hábitos felizes e incorporar emoções positivas no dia a dia.

Cultivar as emoções positivas vai lhe fornecer uma vida mais leve, otimista e lhe permitirá resolver situações conflituosas de maneira mais saudável e assertiva. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

O que são as emoções positivas?

As emoções positivas são sentimentos que conseguem trazer mais harmonia e bem-estar. Isso acontece quimicamente em nosso cérebro, quando esses sentimentos geram a serotonina e a dopamina, substâncias químicas responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Essas emoções, aliadas à Psicologia Positiva — teoria que propõe o foco em pensamentos e atitudes positivas —, proporcionam uma gestão mais motivadora em relação ao modo de agir e pensar, promovendo, assim, maior qualidade de vida.

Quais são os benefícios do uso das emoções positivas?

Esses tipos de emoções vão lhe possibilitar uma vida mais feliz e harmoniosa, sendo viável lidar mais eficientemente com situações conflituosas, superando os desafios e trabalhando sempre focado em sua melhoria e evolução.

O melhor é que, com o uso constante delas, você também conseguirá expandir parte dessa sensação de bem-estar para todos que estão ao seu redor, criando um ambiente mais acolhedor e agradável.

Como cultivar as emoções positivas?

Para cultivar as emoções positivas é necessário realizar uma mudança de hábito, por meio de atitudes otimistas e motivadoras, que lhe permitirão realizar um maior desenvolvimento desses sentimentos. Para lhe auxiliar nesse processo, listamos algumas emoções otimistas para desenvolver no dia a dia.

Alegria

Nem sempre conseguimos ter momentos de alegria durante a rotina, mas é possível relembrar situações que lhe permitirão vivenciar esse sentimento. Em uma situação de desconforto, feche os olhos, respire fundo e traga de volta o seu momento de alegria, sentindo novamente cada detalhe da lembrança.

Isso lhe dará uma nova visão e propósito, permitindo-lhe ter mais ânimo. Esse pensamento motivacional vai projetar você para superar os desafios e alcançar novas conquistas.

Amor

Um dos pensamentos motivadores mais poderosos é, sem dúvida, o amor. Por isso, faça tudo com muita dedicação e amor, mais do que colocando apenas o esforço físico, insira esse sentimento em suas ações e atitudes.

Isso vai transformar seus resultados, assim como a maneira que você e todos à sua volta enxergam o mundo.

Esperança

A esperança é uma ótima ferramenta positiva de motivação, pois nos dá a força e a energia necessária para enxergarmos além do que nossos olhos podem ver, tendo persistência e força para acreditar na mudança.

Além disso, esse sentimento também permite que consigamos vencer os desafios de maneira mais assertiva e com serenidade, nos permitindo deixar a ansiedade de lado e trabalhar com o tempo a nosso favor.

Gratidão

A gratidão é uma emoção poderosa, que nos ajuda a sempre valorizar e avaliar as oportunidades e as condições que possuímos, deixando de lado alguns pensamentos improdutivos e focando no que realmente importa.

Para tê-la, aplique o exercício diário de listar, ao menos, três motivos ou situações que ocorrem no dia em que você é grato. Isso vai lhe trazer uma visão bem mais saudável e realista sobre sua vida.

Paz interior

É fato de que a felicidade também vem de dentro para fora, por isso, é de extrema importância estar bem e em paz consigo mesmo. Deixe de lado situações em que você vivenciou no passado e atitudes que você não gostaria de ter tomado. Perdoe-se e viva o agora.

Valorize quem você é, suas qualidades e o que você oferece a todos à sua volta, seja alegria, conforto, felicidade… Entenda seu papel de transformação positiva e cultive isso internamente, otimizando suas habilidades e valorizando-as mais a cada dia.

Melhore seus hábitos com a Psicologia Positiva

Desenvolvida por Martin Seligman, a Psicologia Positiva possui embasamentos científicos que vão lhe proporcionar uma transformação de vida com hábitos mais otimistas e saudáveis, desenvolvendo continuamente a felicidade. Aprenda mais sobre essa metodologia com a SBCoaching e conheça os treinamentos que vão lhe trazer mais satisfação e alegria.

Quer saber mais sobre Psicologia Positiva? Baixe agora nosso e-book grátis e exclusivo de “Como utilizar a negociação positiva para evitar conflitos” e aprenda mais sobre o assunto.


Personal & Professional Coaching

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *