Posted in:

GRATIDÃO: A importância dessa força para a felicidade

No post anterior, falamos sobre a importância das forças de caráter. Mas, o que não comentamos é que algumas forças contribuem mais para o nosso bem-estar e satisfação com a vida, que outras. É o caso da gratidão, uma força que está embaixo da virtude transcendência e que é muito importante na construção da felicidade.

De 0 a 10, o quanto você se considera grato pela vida? Como você se sente ao receber um presente ou a ajuda de um colega? Pesquisas apontam a gratidão como uma das forças mais comuns entre os indivíduos, por isso grande parte das pessoas tem a impressão de estar familiarizada com ela.

No entanto, a gratidão possui um significado diferente dentro da psicologia positiva. Não se trata apenas de dizer “obrigado” a alguém, pois a gratidão não é somente uma ação, mas também uma emoção que serve a um propósito.

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

Quer saber mais sobre essa força de caráter e como desenvolvê-la em sua personalidade, para ter uma vida mais feliz e realizada? Então, acompanhe este post.

a gratidão é muito mais que um gesto de agradecimento
Gratidão é muito mais que um gesto de agradecimento, gratidão é uma emoção que serve a um propósito.

A importância da gratidão

Segundo definição da Harvard Medical School, gratidão é uma apreciação pelo que um indivíduo recebe, seja tangível ou intangível.

Como resultado, a gratidão contribui para que possamos nos conectar a algo maior do que nós mesmos – seja a outras pessoas, à natureza ou a um poder superior. Embora seja uma força comum, muitas pessoas não sabem que ela desempenha um papel surpreendentemente importante na vida: essa força está fortemente associada à felicidade.

Expressões sinceras e frequentes de gratidão produzem efeitos altamente positivos para os indivíduos, tanto para quem a manifesta quanto para quem a recebe, graças a sua capacidade de gerar uma corrente de emoções positivas.

E não é só isso! Pessoas que sentem gratidão experimentam menos stress, depressão e sentimentos negativos como inveja e ressentimento. De acordo com especialistas, pessoas gratas possuem uma perspectiva de mundo diferente por acreditarem que tudo é um presente da vida.

aprenda a desenvolver sua força de gratidão
Aprenda passo a passo como desenvolver a força da gratidão em sua vida, para ser mais pleno, feliz e realizado.

Como desenvolver a gratidão em sua vida?

Caso você não se sinta plenamente grato e gostaria de incluir mais apreciação em sua existência, não se preocupe: assim como outras forças, é totalmente possível desenvolver a gratidão por meio de técnicas simples. Está preparado para aprendê-las?

Expresse sua gratidão a outras pessoas

Este exercício pode particularmente eficaz quanto expressado diretamente a outra pessoa. Busque em sua memória algum momento em que você se sentiu grato por alguém e tente exprimir esse sentimento de uma forma concreta, seja por meio de uma carta, telefone ou uma visita.

Talvez essa pessoa seja sua mãe, um amigo ou um colega do passado. Escreva uma carta, faça um telefonema ou tente encontrar essa pessoa para dizer o quanto se sente grata por ela. Essa ação além de despertar a gratidão em você, propicia também várias emoções positivas a quem recebe.

Saboreie todos os dias uma experiência agradável

Um passo simples para desenvolver a essa força de caráter é reservar pelo menos dez minutos todos os dias para saborear uma experiência agradável. Preste total atenção no que você está fazendo e permita-se apreciar o momento.

Esse momento pode ser estar com alguém que você gosta, fazer algo que te dê prazer, ouvir uma música, apreciar uma paisagem, saborear uma comida gostosa ou um tempero diferente. Permita-se viver momentos agradáveis. Repita essa experiência por uma semana, escolhendo algo diferente a cada dia.

Evoque emoções positivas diariamente

Outra técnica igualmente simples, porém altamente poderosa, é uma conhecida como Three Blessings, cuja finalidade é contrabalancear emoções negativas por meio da evocação de emoções positivas. Todas as noites, escreva três coisas positivas que aconteceram com você e pelas quais você é grato.

Para começar, pense no dia de hoje. Você recebeu o abraço de algum amigo? Teve uma boa noite de sono? Recebeu um feedback positivo do seu chefe? Repita o procedimento por uma semana e você notará que, em pouco tempo, a gratidão será constante em sua vida.

positive experience
O maior evento sobre psicologia positiva do Brasil. Participe e vivencie 3 dias de imersão profunda na ciência da felicidade.

Agora que você já sabe como desenvolver a gratidão, os benefícios que essa força traz ao nosso  bem-estar físico, mental e emocional. Continue acompanhando a semana especial do #CharacterDay.

O maior evento sobre psicologia positiva do Brasil. Venha viver a ciência da felicidade na prática.Aprenda na prática como desenvolver suas forças. Participe do Positive Experience, 3 dias de profunda imersão na ciência da felicidade. Venha aprender, sentir e vivenciar o verdadeiro significado da felicidade.  Veja mais informações AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *