Posted in:

Ambiente de Trabalho: Aumente a Produtividade de Sua Equipe

O ambiente de trabalho é um dos pilares de sustentação da empresa.

Trata-se de um fator importante para os resultados financeiros do negócio e para a qualidade de vida de líderes e colaboradores.

Mas não é fácil melhorar esse clima organizacional.

Quando o despertador toca, você fica animado e empolgado para executar as tarefas do dia ou percebe uma dor de cabeça começando só de imaginar os conflitos que vão surgir na empresa?

A resposta para a pergunta pode fornecer insights poderosos sobre o ambiente de trabalho da organização.

O conceito permeia, justamente, as diversas condições sociais, físicas e culturais que compõem o espaço corporativo.

E que, claro, possuem um reflexo direto na produtividade e no faturamento de qualquer empresa.

Então, quer se aprofundar mais na importância no ambiente de trabalho e explorar as melhores estratégias para assegurar um excelente clima organizacional?

Siga a leitura para mergulhar no tema, garantir melhores resultados para o seu negócio e ganhar maior tranquilidade na sua rotina diária.

O Que é um Ambiente de Trabalho? Significado e Conceito

o que e ambiente de trabalho - conceito e significado

O ambiente de trabalho é o espaço onde, diariamente, líderes e equipes se reúnem para desenvolver ações práticas relacionadas às suas respectivas atividades laborais.

Mas é claro que o conceito vai muito além dessa definição.

Para verdadeiramente compreender o papel e a importância do ambiente de trabalho, vale a pena desmembrar um pouco mais essas palavras.

A palavra vem do termo em latim ambiens e é empregada com o sentido daquilo que cerca, envolve, rodeia.

Em suas mais diversas aplicações, o termo abrange as circunstâncias – ou mesmo as condições – no entorno de um determinado objeto.

Parece meio abstrato, mas, se você pensar em outros usos da palavra ambiente (meio ambiente, ambiente social, ambiente legal, por exemplo), vai constatar que faz sentido.

Inclusive, conforme o Michaelis, há pelo menos quatro definições distintas de ambiente:

  1. Conjunto de condições físicas, biológicas e químicas que rodeiam os seres vivos e as coisas
  2. Conjunto de condições psicológicas, socioculturais e morais que cercam uma pessoa e podem influenciar seu comportamento
  3. Circunstâncias, positivas ou negativas, que envolvem as pessoas; atmosfera
  4. Local ou espaço que se ocupa ou onde se vive.

Já a palavra trabalho deriva do latim tripalium que, curiosamente, era uma ferramenta utilizada para imobilizar animais antes de serem ferrados na antiguidade.

Atualmente, porém, o termo é empregado para referenciar a atividade produtiva dos seres humanos.

Conforme a definição do dicionário Michaelis, as principais definições de trabalho são:

  1. Conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar determinado fim.
  2. Atividade profissional, regular, remunerada ou assalariada, objeto de um contrato trabalhista.
  3. O exercício dessa atividade.
  4. Local onde se exerce essa atividade.
  5. Qualquer obra (manual, artística, intelectual) realizada; empreendimento, realização.

Pode até parecer um pouco cansativo refletir sobre cada termo separadamente, mas veja que, agora, vai ser mais fácil compreender de forma global o que significa o conceito de ambiente de trabalho, além de tudo o que ele envolve.

Em linhas gerais, o ambiente de trabalho é o espaço associado às condições em que determinadas pessoas desenvolvem suas atividades profissionais – permeando também todas as circunstâncias que têm influência sobre o funcionamento de uma empresa.

Nessa lista, encontram-se a qualidade do ar, a segurança, a ergonomia das cadeiras, o humor das pessoas, o funcionamento das máquinas, as rotinas de trabalho, entre muitos outros.

Todos esses itens estão relacionados ao ambiente de trabalho.

Mas o que diferencia um ambiente de trabalho bom de outro ruim?

E por que é tão crucial preservar um excelente clima organizacional?

É o que você vai descobrir agora.

O Que é um Bom Ambiente de Trabalho? E Um Ruim?

bom e ruim ambiente de trabalho

Talvez, ao refletir sobre a realidade da sua empresa, você imagine que é fácil identificar quando a situação do ambiente de trabalho é boa ou ruim.

Mas é aí que muitos gestores se enganam.

A verdade é que a construção de um clima organizacional verdadeiramente agradável é pautada, inclusive, por sutilezas.

Por detalhes que, na correria do dia a dia, muito facilmente acabam despercebidos pelos empresários.

Mensurar a qualidade do ambiente de trabalho exige destreza e atenção a determinados sinais específicos.

Em um bom ambiente corporativo, conflitos e discussões são pouco frequentes e debates ocorrem de forma respeitosa.

Os funcionários, independentemente de seu nível hierárquico na empresa, possuem boas condições higiênicas de trabalho e segurança.

A relação entre colegas e superiores é sadia.

Já em um ambiente nocivo, os colaboradores se sentem inseguros e, muitas vezes, procuram tirar vantagem uns dos outros em determinadas situações – em detrimento do trabalho em equipe.

Há muita fofoca nos bastidores e, não raro, ocorrem até situações de desrespeito.

Em publicado na Revista HSM, a professora de negócios da Georgetown University (EUA), Christine Porath, explica que, para a manutenção de um bom ambiente de trabalho, os líderes devem ser respeitosos, pois o tratamento cordial é imprescindível para a criação de espaço de convivência sadio.

De acordo com ela, o respeito é a base que dá sentido ao trabalho, garantindo bem-estar e produtividade.

Mais adiante, você vai conferir um caso que ilustra, na prática, o impacto do ambiente de trabalho na lucratividade da sua empresa.

Características e Sinais de um Bom Ambiente de Trabalho

caracteristicas de um bom ambiente de trabalho

Se você chegou até aqui, provavelmente já está refletindo acerca da gestão de pessoas e do clima organizacional de sua empresa.

Nesse sentido, vale a pena observar algumas características inerentes a um bom ambiente de trabalho, que podem trazer insights relevantes:

A comunicação flui

Em um bom ambiente de trabalho, os problemas não ficam ocultos por medo de represálias, de modo que a confiança permeia todo o espaço corporativo.

Os colaboradores se sentem livres

A ausência do chamado microgerenciamento é uma característica marcante de um bom ambiente de trabalho.

Você não percebe as pessoas “mandando” umas nas outras ou dizendo o que devem fazer.

Cada funcionário é ciente de suas tarefas e sente liberdade para executá-las.

O crescimento é incentivado

Nas empresas que possuem um bom ambiente de trabalho, os colaboradores sentem-se motivados a crescerem e se desenvolverem – independentemente do lugar que ocupam na escala hierárquica.

A produtividade se mantém elevada

Como consequência dos fatores já mencionados, um bom ambiente de trabalho garante a manutenção de excelentes níveis de produtividade e contribui para diminuir o turnover, ou seja, a rotatividade e seus elevados custos para a companhia.

Importância de Um Bom Ambiente de Trabalho Para o Desempenho de Sua Equipe

importancia de um ambiente de trabalho

Não é difícil entender por que a construção de um bom ambiente de trabalho é crucial.

De acordo com dados publicados pela Revista Exame, reunidos em um estudo da agência ManpowerGroup conduzido com 17 mil jovens de 25 países, a jornada de trabalho no Brasil tem, em média, 45 horas por semana.

Somadas as horas de deslocamento no trânsito (2h30, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, de 2018), o tempo dedicado ao trabalho ocupa quase a totalidade da vida do brasileiro.

Assim, as atividades profissionais podem ocupar mais da metade das horas diárias.

Ou seja, considerando que o ambiente de trabalho é onde as pessoas passam boa parte do tempo, é fácil concluir que o clima organizacional tem impacto direto no estado de espírito e na produtividade dos colaboradores.

Em artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil, o médico Vivek Murthy reforça que boas conexões sociais no ambiente de trabalho fazem com que os colaboradores fiquem mais propensos a ter um envolvimento maior em suas atividades, entregando maior qualidade em seus resultados.

E que, dessa forma, possuem menos chances de adoecerem.

A princípio, a gestão de um bom ambiente de trabalho pode até não parecer tão urgente na agenda corrida de um gestor.

Mas os números mostram que grandes líderes precisam ter atenção à questão.

Caso contrário, as consequências aparecem a longo prazo.

É válido mencionar, por exemplo, que a depressão já é a doença mais incapacitante do mundo conforme a Organização Mundial da Saúde, atingindo mais de 300 milhões de pessoas e gerando perdas anuais de 1 trilhão de dólares.

Naturalmente, não se pode afirmar que o ambiente de trabalho é a causa do problema, mas certamente faz parte da equação.

Portanto, com o objetivo de manter uma equipe motivada, produtiva e engajada para bater suas metas e impulsionar a lucratividade no negócio, estratégias que viabilizem a criação de um ambiente de trabalho são indispensáveis.

Ambiente de Trabalho e Produtividade

produtividade e ambiente de trabalho

Como vimos, o ambiente de trabalho possui impacto direto na produtividade dos colaboradores e, por consequência, nos retornos financeiros da organização.

Um perfeito estudo que corrobora essa afirmação é o do repórter investigativo do The New York Times Charles Duhigg, no livro O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios (Editora Objetiva, 2012).

Ele expõe o caso da empresa Alcoa – uma das três maiores multinacionais de alumínio -, presidida na década de 90 nos Estados Unidos pelo líder Paul O’Neill (que, posteriormente, assumiu como secretário da Fazenda nos EUA).

Ao virar CEO da empresa, em 1987, ele enfrentou os acionistas com uma proposta ousada para potencializar os lucros: dar enfoque à segurança no ambiente de trabalho.

O’Neill implementou medidas drásticas para reduzir ao máximo o número de acidentes – especialmente mortes – pela falta de segurança dos colaboradores.

O potencial impacto de um ambiente de trabalho seguro, para a maioria dos acionistas, foi subestimado.

Mas os resultados do investimento em um excelente espaço de trabalho feitos por O’Neill, garantindo condições seguras aos colaboradores, rapidamente começaram a aparecer.

Por se sentirem mais seguros, os funcionários passaram a ter menos faltas no serviço.

Ao perceberem que seu líder tinha apreço por sua integridade física, sentiram-se mais motivados a darem seu melhor nas atividades laborais.

Como resultado, quando O’Neill se aposentou, em 2000, o lucro líquido da Alcoa já estava cinco vezes maior do que no ano em que assumiu.

Um perfeito exemplo de como o investimento no ambiente de trabalho traz reflexos diretos em números.

Maneiras e Dicas para Criar um Ambiente de Trabalho Saudável e Aumentar a Produtividade

dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Como colocar toda a teoria em prática e garantir que o espaço corporativo da empresa seja agradável e seguro aos funcionários?

No pela Revista HSM, a professora universitária Christine Porath apresenta algumas dicas eficientes:

1. Demonstre respeito como líder

Para os colaboradores, conforme sinaliza Christine, ser tratado com respeito é mais importante até do que ter reconhecimento, ou mesmo oportunidades de crescimento e aprendizado.

Ela enfatiza que o respeito leva a níveis melhores de saúde e bem-estar, o que garante um ambiente mais produtivo e sadio.

2. Elimine pessoas tóxicas no processo seletivo

Uma outra medida importante para evitar problemas no ambiente de trabalho é eliminar pessoas “tóxicas” já no processo seletivo.

Antes de recrutar um colaborador, procure checar referências e indicações, principalmente diante de qualquer suspeita de que ele possa ter um comportamento intolerante – mesmo que suas competências técnicas sejam impecáveis.

3. Estimule atitudes de respeito e positividade

Com o intuito de gerir o estresse e evitar desentendimentos, instrua seus colaboradores a agirem em conformidade com as normas de civilidade apresentadas pela empresa, respeitando as diferenças culturais em seus relacionamentos com os colegas.

Se necessário, você pode solicitar auxílio da equipe de RH para oferecer treinamentos com o intuito de implementar esse mindset na organização.

4. Implemente a prática do feedback

Uma etapa importante para assegurar a manutenção de um bom ambiente de trabalho é evitar ruídos nos processos de comunicação.

A cultura do feedback, nesse contexto, é de extrema ajuda.

Situações de atrito são comuns na rotina de uma empresa, e cabe a você, como líder, ouvir ambas as partes.

Nessa hora, adotar um tom diplomático, que busque a convergência e a identificação de pontos em comum, costuma funcionar muito bem.

Como o Coaching Empresarial Pode Ajudar a Aumentar a Produtividade de Sua Empresa?

ambiente de trabalho e o coaching empresarial

Se você chegou à conclusão de que o ambiente de trabalho na sua empresa ainda pode ser aprimorado, vale a pena conhecer o coaching empresarial.

O clima organizacional é, muitas vezes, pautada por sutilezas e refletida por atitudes de seu líder.

Por isso, antes de gerir o clima e os ânimos de uma empresa inteira, talvez seja interessante rever a forma como você encara seu negócio.

É justamente o que a formação em coaching faz: estimula a fazer uma autoavaliação e, a partir daí, a potencializar sua performance atenuando pontos fracos e estimulando pontos fortes.

Para isso, essa abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional oferece técnicas e ferramentas para que você reforce capacidades e habilidades, como a liderança, a gestão de pessoas, a motivação, a autoconfiança e autodisciplina.

Dessa forma, você tem melhores condições de se tornar um pilar de sustentação de um bom ambiente de trabalho, a partir do qual os colaboradores podem desenvolver todo o seu potencial.

O resultado dessa transformação se reflete no mindset da empresa e, por consequência, na sua produtividade como um todo.

Como se Tornar um Coach Empresarial?

como se tornar um coach empresarial - ambiente de trabalho

Para se tornar um coach empresarial e usufruir de todas as vantagens mencionadas, o primeiro passo é investir em uma formação de qualidade – pautada por uma metodologia confiável, testada e que já mostrou produzir resultados efetivos.

O treinamento em Executive Coaching da SBCoaching é o único no Brasil com metodologia validada pela pesquisa Executive Coaching Survey, proporcionando, em média:

  • 53% de aumento na produtividade de uma empresa
  • 39% de aprimoramento no atendimento ao consumidor
  • 43% de redução nas queixas de consumidores.

As formações são oferecidas por meio de módulos presenciais e no formato e-learning.

Vale ressaltar que a SBCoaching já formou mais de 35 mil coaches e atendeu a mais de três mil empresas.

No plano internacional, os cursos da empresa estão presentes em mais de 90 países.

Conclusão: a importância do ambiente de trabalho para a lucratividade da empresa

ambiente de trabalho - conclusao

O investimento em um bom ambiente de trabalho não é apenas uma forma de tornar o dia a dia de uma empresa mais agradável.

Trata-se de uma verdadeira estratégia que vai colocar seu negócio em evidência no mercado.

Garantir que a organização ofereça a seus colaboradores um espaço com boas condições de higiene e segurança, equipamentos adequados e um clima organizacional agradável reflete em maior produtividade e, consequentemente, em um engajamento mais expressivo.

O reflexo aparece no faturamento da sua organização.

Mas, para isso, é bom lembrar: a gestão de um bom ambiente de trabalho não é uma tarefa restrita ao setor de Recursos Humanos.

Na verdade, como vimos, a própria atitude do líder no espaço corporativo contribui expressivamente para a manutenção de um bom ambiente de trabalho.

Por isso, a transformação começa por você.

Nessa jornada, o coaching pode ser um dos seus maiores aliados.

Essa metodologia de desenvolvimento profissional pode levá-lo a um patamar mais elevado de autoconhecimento, liderança e inovação.

Com o domínio das técnicas e ferramentas de coaching, você terá condições de se tornar o gestor que sua equipe precisa para deixar o ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e eficiente.

Gostou do conteúdo deste artigo?

Deixe um comentário contando como é o clima organizacional da sua empresa e quais medidas você pretende implementar para deixá-lo mais leve e positivo.

Se você apreciou os insights do post, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *