Posted in:

APRECIAÇÃO DA BELEZA: Aprenda a contemplar a vida e ser mais feliz

Contemplar o nascer do sol, um céu estrelado, uma paisagem inspiradora… encontrar prazer na beleza do mundo ao seu redor é, também, uma das forças definidas pela ciência da felicidade. A apreciação da beleza e da excelência é uma força poderosa para quem busca recuperar a satisfação com a vida e melhorar a saúde física e mental.

Quer saber mais sobre essa força de caráter? Acompanhe o post e veja as dicas para desenvolver sua apreciação da beleza.

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter
Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

Afinal, o que é apreciação da beleza?

A apreciação da beleza é uma força categorizada sob a virtude da transcendência. Engana-se quem pensa que essa força está relacionada apenas à apreciação da beleza do mundo físico. Trata-se também da observação dos talentos e virtudes em outras pessoas, o que possui extremo valor no mundo corporativo.

Mesmo assim, um estudo realizado em 2008 por pesquisadores da Universidade de Reading constatou que a apreciação da beleza e da excelência é uma força não muito explorada dentro das empresas. Imagine trabalhar em uma organização onde seus talentos não são valorizados ou reconhecidos.

A apreciação à beleza é uma força poderosa para quem busca ser mais feliz
A apreciação da beleza e da excelência é uma força poderosa para quem busca recuperar a satisfação com a vida e melhorar a saúde física e mental.

Imagine trabalhar em um lugar no qual o sucesso individual, da equipe ou organizacional não é celebrado. Líderes capazes de identificar o que há de bom em seus colaboradores são mais abertos à diversidade e ao respeito às diferenças, conforme apontam estudos.

Além disso, demonstram estar sempre cientes quando a equipe está exibindo um ótimo desempenho, criando, dessa forma, um ambiente muito mais energizante e fazendo com que os indivíduos desejem buscar seus próprios objetivos. Eles produzem admiração, elevando, assim, a motivação e proporcionando mais enlevo, conexão e bem-estar.

Como desenvolver sua apreciação da beleza?

Desde o momento em que você acordou hoje, você apreciou quantas pequenas belezas da vida? Quantas demonstrações de excelência? Pare por alguns segundos e tente se lembrar.

Se você deseja desenvolver essa força, técnicas de mindfulness (ou atenção plena) podem ser úteis.

Faça um registro daquilo que é belo

Mantenha um “registro da beleza” e atualize-o sempre que ver algo que julga ser belo, seja algum fenômeno natural – como um encantador jardim ou um imponente arco-íris duplo; ou algo feito pelo homem – como uma escultura ou um quadro bem-acabado.

Descreva as belezas que aprecia

Após apreciar o belo com atenção e foco, descreva, em poucas frases, o porquê daquilo chamar a sua atenção.

Por que você julga isso como belo? Que sensações isso te causa? O importante é não deixar que as pessoas digam a você o que é ou não é belo. A apreciação da beleza vem de dentro.

Conecte-se com a natureza

Mesmo que você more ou trabalhe em um ambiente urbano, procure sempre que der frequentar espaços verdes. Pode ser um jardim, uma praça ou um parque. Dessa forma você se sempre se conectará com a natureza e terá a oportunidade de se tornar uno com o universo.

Leia também:

➤ FORÇAS DE CARÁTER: O que é, Qual a sua importância e Como descobrir as suas

➤ PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

➤ CRIATIVIDADE: Entenda a importância dessa força de caráter

➤ CIDADANIA: A força do trabalho em equipe

➤ BONDADE: A virtude da humanidade

➤ GRATIDÃO: A importância dessa força para a felicidade

Positive Experience, a ciência da felicidade na prática
Positive Experience, o maior evento de psicologia positiva do Brasil

Gostou das dicas? Quer aprender na prática como desenvolver suas forças, vivenciar emoções positivas e otimizar seus talentos para aumentar suas realizações e ser mais feliz? Participe do Positive Experiente, um evento inédito, sobre psicologia positiva. Aprenda e vivencie 3 dias intensos de intervenções positivas da ciência da felicidade. Veja mais informações AQUI.

Faça parte dessa onda positiva. Compartilhe nossas postagens com as hashtags #CharacterDay2018 #CultivatingCharacter #SouSBCOACHING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *