Posted in:

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Você já ouviu falar de inteligência emocional no trabalho? Hoje, você vai conhecer essa metodologia que permite que consigamos promover novas competências, fazer tarefas e nos relacionar de maneira inteligente e eficaz.

A inteligência emocional é um termo que representa a capacidade de uma pessoa de entender e gerir emoções. Para isso, é necessário que ela desenvolva uma série de habilidades racionais para o domínio dos sentimentos.

O que é inteligência emocional?

Essa expressão foi popularizada pelos pesquisadores Peter Salovey e John D.Mayer, que publicaram, em 1990, um estudo profundo sobre o conceito de controle sentimental.

Essa teoria se baseia em conceitos básicos, como perceber, raciocinar, gerenciar, entender e analisar condutas e emoções. A partir disso, é possível construir a inteligência emocional.

Existem pessoas que possuem mais facilidade em adquirir essas convicções, porém elas podem ser alcançadas e aprimoradas independentemente da fase ou idade do indivíduo. Desse modo, se você estiver disposto a aprender, conseguirá obter e utilizar sua inteligência emocional.

Quais as vantagens de controlar suas emoções?

Como vimos, para uma percepção saudável do mundo ao nosso redor necessitamos de equilíbrio entre nossas ações e pensamentos. A inteligência emocional no trabalho consegue administrar de maneira eficiente ações, reações e conflitos do ofício, seja uma divergência com um colega ou uma meta não alcançada, por exemplo.

Um profissional com esses conhecimentos é capaz de harmonizar o ambiente de trabalho e possuir mais qualidade de vida, além de uma melhor otimização em sua produtividade.

Por que é importante desenvolver essas habilidades?

A inteligência emocional no trabalho é responsável pelo sucesso do trabalhador, já que no emprego é nítida a importância de uma convivência social tranquila e equilibrada.

Quando o indivíduo não possui empatia com o próximo e flexibilidade durante as situações de conflito, há ofensas, desentendimentos e falta de cooperação. Isso acaba influenciando diretamente nos resultados de cada funcionário da empresa.

Quando você está trabalhando com a inteligência emocional, os conflitos são minimizados e há uma troca de conhecimento e colaboração entre todos os funcionários. O local acaba se tornando um ambiente calmo e produtivo.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Com alguns passos, é possível que você estimule o desenvolvimento de suas defesas. Saiba como aplicar a inteligência emocional com os passos a seguir:

Conheça quem você realmente é

Você já parou para analisar a si mesmo? Como se comporta diante de um feedback negativo, questionamento ou enfrentamento? Que tipo de sentimentos afloram nessas situações e como você pode trabalhar para mudá-los ou controlá-los?

Quais são as características de sua personalidade que te ajudam ou te atrapalham durante a convivência com os colegas? Conhecer seus defeitos e qualidades é essencial para um bom desenvolvimento da inteligência emocional.

Tenha mais empatia

A empatia é uma ferramenta poderosa no equilíbrio das emoções. Quando você para alguns segundos e se coloca no lugar do outro, consegue refletir sobre suas ações e dominar a reação diante de outra atividade externa.

Com isso, também consegue melhorar suas relações, que serão construídas de maneira saudável. Exercite essa dádiva todos os dias e você obterá resultados incríveis!

Controle suas ações e emoções

Administrar os impulsos é fundamental para adquirir a inteligência emocional no trabalho. Passou por alguma situação de estresse ou que não atendeu às expectativas? Pare por alguns minutos, respire, se acalme, analise e só depois aja.

Comportar-se de maneira impulsiva é extremamente prejudicial. Se você se deixar dominar pela preocupação e pelo pensamento conturbado, por exemplo, ficará descontrolado, e isso poderá ter consequências devastadoras. Procure se perguntar por que está sentindo isso e quais serão as repercussões de seus atos.

Não tenha medo de expressar suas emoções

Gerenciar o que sente não significa que você não possa se expressar de maneira equilibrada. Seja estar alegre por trabalhar com um novo projeto ou possuir novas sugestões de algo, é indispensável que você se expresse.

Quando você reprime o que está sentindo ou pensando, gera uma série de outras sensações que não te fazem bem. Procure sempre transmitir seus ideais de uma forma agradável para as pessoas. Quando você compartilha seus sentimentos, acaba criando uma conexão positiva e mais humana com sua equipe.

Aprimore seus conhecimentos

Agora que você já viu porque a inteligência emocional é importante, pode contar com a SBcoaching. Há mais de 20 anos atuando no mercado com metodologias exclusivas e práticas de aprendizado aprovadas internacionalmente, iremos te ajudar a desenvolver essas e outras habilidades.

No treinamento de Personal & Professional Coaching, você aprenderá técnicas de coaching embasadas em conhecimentos científicos que envolvem transformação pessoal, evolução profissional, elevação de performance e liderança, além de controle de estados emocionais e abandono a crenças limitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *