Posted in:

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

viver 100 de coaching aprenda guia completo

Muitas pessoas costumam vir até nós com uma pergunta bastante prática: afinal, será que é possível viver 100% de coaching? 

Não é difícil entender o motivo da dúvida, quando consideramos que a carreira de coach está longe de figurar entre as mais tradicionais, o que pode gerar incertezas. 

Ainda assim, e talvez justamente por isso, a resposta é direta: sim, você pode empreender na área de coaching, ser bem-sucedido financeiramente e ainda impactar a vida da pessoas. 

Aliás, não só é possível, como essa é uma área cada vez mais viável e cheia de possibilidades, que tem crescido no mundo inteiro de maneira exponencial.

Quer descobrir como chegar lá? 

Então, não deixe de nos acompanhar ao longo do artigo e conferir as principais dicas que separamos sobre o assunto. 

Esse pode ser o incentivo que estava faltando para você se encontrar na trilha da realização profissional.

O que é o coaching?

viver 100 de coaching o que e

Para começar, vale a pena refletirmos sobre o que é, de fato, o coaching

Se você parar para pensar, é bem possível que relembre de vários comentários sobre processos, conceitos e métodos que as pessoas atribuem, de forma equivocada, à principal metodologia de desenvolvimento humano do mundo, como simples consultoria ou até mesmo auto-ajuda. 

A propósito, falar em “metodologia de desenvolvimento humano” já dá uma boa pista sobre a real proposta do coaching: promover mudanças consistentes, duradouras e positivas na vida das pessoas. 

Com o suporte de um coach, o coachee vai se ver diante de um processo de transformação que vai o conduzir até o estado ou lugar que sempre desejou. 

Tudo isso de forma estruturada e com embasamento científico, a partir da potencialização de competências comportamentais que são essenciais para construir a sua jornada como indivíduo.

Os objetivos a serem alcançados dependem de você, mas o foco do coaching é sempre um só: auxiliar a construção de uma vida de conquistas e realizações, em que o bem-estar e o equilíbrio ocupam papel central.

Está decidido a superar obstáculos, deixar para trás as suas crenças limitantes e construir um futuro de realizações? Então, o coaching tem tudo a ver com você. 

Como ser um coach?

viver 100 de coaching como ser um

O número de coaches disponíveis no mercado tem aumentado, e muito, ao longo dos últimos anos. 

Para começar a reflexão sobre “como ser um coach”, no entanto, é preciso partir de uma premissa básica: assim como em qualquer outra área, existem bons e maus profissionais.

A diferença entre os dois tipos, é claro, passa também pelo processo de formação e pela dedicação à carreira. 

Afinal, se as pessoas não aceitam qualquer profissional para fazer um atendimento médico, elas também deveriam ser criteriosas ao escolher alguém que vai dar apoio ao seu desenvolvimento pessoal, certo? 

Por isso, vamos a uma dica central: para estar seguro do seu trabalho e oferecer o melhor aos seus futuros coachees, invista em uma formação qualificada. 

Isso significa buscar instituições reconhecidas, que realizam um trabalho sério na área. 

Assim, é possível agregar ao seu currículo um conjunto de técnicas e metodologias que vão fazer de você um profissional muito mais completo. 

Com a expansão da área de coaching, existem inúmeras ofertas de cursos no mercado, em áreas cada vez mais diversificadas. 

Isso permite aos profissionais não só aprofundamento, mas também a possibilidade de segmentação de acordo com suas afinidades. 

Na SBCoaching, por exemplo, é possível iniciar no curso Personal & Professional Coaching, uma porta de entrada para esse universo. 

A partir da sua própria evolução e vivências, o caminho pode seguir por um rumo mais específico, como a especialização em Positive Coaching ou em Career Coaching

E esses são só alguns exemplos.

Aliando formação técnica com as suas experiências, você vai ser capaz de desenvolver aquelas características fundamentais para construir o perfil de um coach de sucesso, tais como:

Em resumo, não existe um pré-requisito ou a definição de um caminho rígido a ser seguido por quem deseja atuar na área de coaching, mas o aperfeiçoamento constante é a principal pista de como se manter sempre atualizado e em evolução. 

Como é a vida de um coach?

viver 100 de coaching como e vida coach

Um coach pode trabalhar dentro das empresas, dando suporte para o crescimento do negócio a partir do desenvolvimento de seus colaboradores e lideranças. 

Também pode fazer parte de uma empresa que atue no ramo e atender diferentes coachees e até mesmo equipes. 

Mas a verdade é que a maioria desses profissionais decidem se tornar empreendedores de seus próprios sonhos e seguir o próprio caminho, mesmo que nem sempre tenham muita clareza de quais passos devem seguir. 

Nesse sentido, é bastante comum que sejam responsáveis por organizar e definir a rotina de trabalho, de acordo com a disponibilidade.

Na maior parte do tempo, são guiados pelas agendas que definem com seus coachees, mas também precisam dedicar tempo e energia na busca de novas possibilidades para o empreendimento. 

Essa autonomia, no entanto, precisa ser constantemente balanceada com boas doses de disciplina e foco. 

É uma carreira que exige muito trabalho duro e dedicação, mas que também traz recompensas diárias.

Afinal, você vai atuar como um facilitador. 

Ou seja, alguém pronto a dar o suporte necessário para que outras pessoas possam atingir seus objetivos. 

Tudo isso a partir de um processo constante de troca.

Trata-se de, dia após dia, aprender a construir relações de confianças com os seus coachees, que podem estar inseguros e até mesmo se sentir vulneráveis. 

Para isso, uma das habilidades fundamentais do coach é aprender a criar um ambiente que inspire segurança, respeito, apoio e confiança mútuos. 

Ao fim de cada ciclo, não há outra palavra para definir essa profissão do que gratificante. 

Para que esse seja o resultado, no entanto, é importante sempre adicionar otimismo, iniciativa, comprometimento, ética e persistência às suas ações diárias – o que não vale apenas para a sua atuação como profissional, vale dizer.

5 maiores erros que impedem você de ser um coach de sucesso

viver 100 de coaching 5 maiores erros que impedem voce de ser sucesso

Ao longo da história da SBCoaching, inúmeras vezes tivemos contato com coaches de extrema competência que apontavam dificuldades em alavancar as suas carreiras. 

Mas ainda que cada situação seja única, a verdade é que apenas o talento e a vontade de seguir na carreira podem não ser suficientes. 

Até mesmo de forma inconsciente, muitas vezes, repetimos comportamentos que prejudicam a nossa evolução. 

Em outros casos, apenas ignoramos o quanto o “algo a mais” pode fazer a diferença. 

Mas não precisa ser sempre assim, não é mesmo? 

Por isso, confira 5 dicas de situações e hábitos que limitam as possibilidades de um coach em se desenvolver e alcançar o sucesso. 

Estar na zona de conforto

Quem atua na área de coaching sabe o quanto a zona de conforto pode ser traiçoeira e perigosa, não é mesmo? 

Diante de uma falsa sensação de tranquilidade, nos acostumamos a repetir velhos hábitos sem questionar para onde eles estão nos levando – se é que estão nos conduzindo a algum lugar.

Por isso, está na hora de também colocar em prática tudo aquilo que você mesmo ensina aos aos seus coachees e deixar para trás esse estado de estagnação que em nada contribui para a realização dos seus objetivos. 

Experimentar o novo e ousar fazer diferente são atitudes que podem despertar aquele frio na barriga, mas que podem realmente fazer a diferença. 

Não deixe que o medo domine as suas ações, mostre que você é capaz de ir mais longe. 

Falta de persistência

Pois é, às vezes, nem tudo sai conforme o planejado e o desânimo começa a bater. 

Especialmente em um cenário econômico de instabilidade como o atual, pode não ser fácil fazer o seu negócio crescer tanto quanto imaginava. 

A questão é: você vai deixar que isso limite os seus sonhos e impeça o seu negócio de prosperar? 

Desistir logo nas primeiras barreiras definitivamente não é a atitude ideal para um coach – e nós sabemos que potencial não falta para você se desenvolver e desenvolver também o seu negócio em coaching. 

Para driblar todas essas dificuldades, o importante é entender a fundo o seu empreendimento, suas fortalezas e fraquezas e usar todas essas informações para montar um planejamento. 

Conhecendo o cenário, fica muito mais fácil agir com assertividade, não é mesmo? 

Ter parado no tempo

Sabe aquele papo de “eu sempre fiz assim e deu certo”? Hora de rever alguns conceitos. 

Talvez você tenha atuado com sucesso na área durante muito tempo, aplicando um modelo que já parecia mais do que consolidado. 

Acontece que o mundo mudou e ainda muda todos os dias, em uma velocidade cada vez mais rápida. 

A realidade de dez anos atrás certamente não é mais a mesma de hoje. 

Ou seja, é preciso estar aberto para se reinventar e rever velhos hábitos e práticas. 

Isso significa estar em constante atualização. 

Na área de coaching, trata-se também de acompanhar as transformações do comportamento humano e do modo como as pessoas se relacionam. 

Sem isso, você vai acabar parando no tempo. 

Nutrir sentimentos negativos

Mais uma vez, será que você tem aplicado em sua vida as premissas que tanto ensina aos seus coachees? 

É hora de deixar os sentimentos negativos para trás e focar em suas qualidades. 

Acredite, elas existem e fazem de você uma pessoa única. 

Aproveite e explore isso ao seu favor, mostre ao mundo todo esse potencial. 

Não ter a estrutura necessária

Insegurança, falta de atualização, sensação de impotência e crenças negativas podem ser, como já vimos, alguns limitadores importantes para que você consiga se tornar um coach de sucesso. 

No entanto, existe outro fator determinante que nem sempre é considerado: a falta de estrutura. 

Afinal, não basta ter todo o empenho do mundo se você não sabe ao certo por onde começar a montar o seu negócio ou mesmo se não dispõe do suporte necessário para que ele siga funcionando mesmo diante de obstáculos que podem surgir.

É por isso que essa dica é também um convite: você já conhece o modelo de microfranquia da SBCoaching? Pois essa é a sua chance. 

Criado com o objetivo de auxiliar coaches a desenvolverem os seus próprios negócios na área, o De Coach para Empreendedor carrega consigo a expertise e a credibilidade que a marca construiu ao longo de mais de duas décadas de existência.

O que é o Sniper Coach?

viver 100 de coaching o que e sniper coach

Ao se tornar um microfranqueado da SBCoaching, você passa a contar com o suporte e mentoria de uma equipe especializada, pronta para dar todo o apoio necessário para o seu empreendimento.

Além disso, o que acha de ter acesso a um treinamento exclusivo e transformador, liderado pela maior referência em coaching do Brasil? 

Esse é o Sniper Coach, um processo de aperfeiçoamento criado especialmente por Villela da Matta para ensinar você a aperfeiçoar e a maximizar habilidades que vão transformar o seu modelo de negócio.

Se o que você está cansado de ver o seu empreendimento oscilando e acha que é hora de dar o próximo passo rumo ao crescimento, aproveite essa oportunidade e acesse o nosso site para saber mais sobre o De Coach para Empreendedor. 

Vantagens em se tornar um franqueado da SBCoaching

viver 100 de coaching vantagens em se tornar franqueado sbcoaching

 

Quando você se torna um microfranqueado, está agregando ao seu negócio não só o suporte de uma empresa estruturada e com conhecimento no ramo. 

Também está aderindo a autoridade e credibilidade de uma marca reconhecida nacional e internacionalmente por formar coaches de qualidade. 

Já pensou em como isso pode impactar o seu potencial para atração de novos coachees?Se ainda não, aproveite para conferir mais alguns benefícios dessa parceria: 

  • Alta oportunidade de faturamento aliada a baixo risco 
  • Retorno financeiro em curto prazo
  • Mentoria exclusiva com uma referência como Villela da Matta
  • Portfólio de produtos exclusivos da Brian Tracy Internacional
  • Materiais exclusivos de marketing
  • Descontos exclusivos em eventos e cursos da SBCoaching
  • Acesso a estratégias inovadoras e fundamentais para se adaptar ao atual cenário econômico
  • Incremento da sua performance e resultados extraordinários de crescimento ao seu alcance.

Como posso me tornar um franqueado da SBCoaching?

viver 100 de coaching como posso me tornar um franqueado da sbcoaching

O modelo do De Coach para Empreendedor parece se encaixar perfeitamente nos planos de crescimento do seu empreendimento ou mesmo da sua carreira como coach? 

Então, anote aí o passo a passo de como fazer parte. 

Passo 1

Vamos às etapas iniciais:

  • Faça o seu cadastro de qualificação acessando o nosso site
  • Compareça à reunião de apresentação
  • Aguarde a análise do comitê de validação
  • Receba o aceite da SBCoaching
  • Aguarde o contrato e separe a documentação.

Passo 2

Tudo pronto? Hora de se preparar para o treinamento presencial com Villela da Matta e Jeferson Almeida.

Enquanto isso, aproveite para conhecer um pouco do currículo de cada um deles. 

  • Villela da Matta: Fundador e presidente da SBCoaching e também da SBCoaching Corporate. É um dos maiores especialistas em business coaching do Brasil, já tendo atuado em grandes organizações como Mercedes-Benz e Deutsche Telekom. Ao longo de mais de uma década dedicada ao desenvolvimento do potencial humano, já participou da formação de mais de 35 mil coaches. 
  • Jeferson Almeida: Vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo na SBCoaching, onde lidera as áreas de marketing, parcerias estratégicas e vendas. Como Master Business Coach, atua no desenvolvimento de times a partir de processos de coaching de alto impacto. Está sempre em busca de potencializar produtividade, performance e resultados.

Passo 3

Uma constante, o passo 3 representa a mentoria e suporte constantes que você vai ter como um microfranqueado da SBCoaching. Além de poder usar a marca e contar com um kit completo com materiais de marketing que vão ajudar a operacionalizar o seu negócio, tenha ainda o apoio de uma equipe preparada para alavancar resultados.

Dicas de Villela da Matta para você viver 100% de coaching

viver 100 de coaching dicas villela da meta para voce

Quer ter uma rápida prévia de tudo que espera por você no treinamento Sniper Coach? 

Veja as 3 dicas de ouro que Villela da Matta dá para quem deseja fazer do coaching a sua profissão e única fonte de renda. 

Aprenda a ouvir

Parece óbvio? Acredite, a maioria das pessoas não se preocupa em realmente absorver as informações que recebe diariamente. 

Como coach, você precisa estar aberto a realmente escutar aquilo que os seus coachees têm a dizer, a partir de um processo aberto e sem julgamentos. 

Só assim é possível estabelecer uma relação de confiança. 

Mas não é apenas por isso que saber ouvir deve estar entre as suas habilidades básicas. 

Entender aquilo que os outros verbalizam, seja a partir de anseios, reclamações ou mesmo elogios – ou seja, tudo aquilo que pode ser ignorado por um ouvido pouco treinado e que não se importa com o comportamento humano – é também aprender valiosas lições para vender o seu serviço. 

Adote uma visão sistêmica

Uma competência cada vez mais valorizada no ambiente profissional, a visão sistêmica é a capacidade de compreender o todo a partir da análise de suas partes. 

Trata-se de antever situações e, a partir daí, ser capaz de escolher a melhor estratégia de ação. 

É entender como uma aposta sua agora pode impactar o futuro da empresa, considerando os cenários possíveis e todas as suas variáveis. 

Complexo? Sim, mas também essencial. 

Seja mais do que um coach

Ao se transformar em coach, você vai estar constantemente oferecendo um serviço às pessoas. 

E isso tem tudo a ver com a área de vendas

É preciso conhecer o seu produto, é claro, mas também entender o consumidor e o seu comportamento. 

Por que ele consome? Como posso agregar valor essa essa experiência? Que diferença o serviço que eu vendo faz na vida das pessoas? 

Essas são só algumas das questões que precisam ser mapeadas. 

Vender é um processo longo e que exige técnica. 

Quando essa jornada é respeitada, não só o número de conversões aumenta, como também a satisfação do público. 

Conclusão

E aí, convencido de que é hora de investir na sua carreira de coach? 

Nada de deixar para depois, o momento é agora. 

Com a união da expertise de verdadeiras referências do coaching, a estrutura que a SBCoaching oferece e todo o seu talento como profissional, o sucesso fica muito mais próximo – assim como o seu sonho de viver 100% de coaching. 

Está pronto para dar o próximo passo? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *