Posted in:

Assiduidade: O que é, Características e Atitudes

Você quer entender melhor o que é assiduidade e como ser uma pessoa assídua?

A assiduidade é uma característica importante para todos os aspectos da sua vida!

Certamente você já sabe que existem algumas características importantíssimas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É muito comum ouvir que colaboradores assíduos são mais valorizados e que pessoas assíduas conseguem melhores resultados no dia a dia.

Quer descobrir outra característica de pessoas que estão sempre evoluindo? Leia também esse artigo sobre autorresponsabilidade e traga essa transformação para sua vida.

A assiduidade é necessária para seu processo de auto melhora, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas você realmente entende o significado de assiduidade? O que é ser assíduo, e por que isso é tão importante?

Nesse artigo, você vai entender mais a fundo tudo o que precisa saber sobre assiduidade. Aqui você encontra, também dicas sobre como desenvolver a assiduidade e cumprir seus compromissos de maneira mais consistente. Continue lendo para descobrir:

O que é Assiduidade?

Assiduidade é uma palavra que tem sua origem no latim, significando constância, frequência e consistência.

Portanto, uma pessoa assídua é aquela que cumpre com seus compromissos e apresenta um desempenho confiável e consistente ao realizar tarefas. Certamente, você já pode perceber o quão importante é ser assíduo.

Por exemplo, um colaborador que não falta ao trabalho, que sempre entrega suas tarefas dentro do prazo e que sempre apresenta um desempenho satisfatório pode ser considerado assíduo.

Apesar de parecido e frequentemente associado com o conceito de pontualidade, existe uma diferença entre eles. Confira:

  • A assiduidade é mostrar-se presente nos compromissos de maneira constante, confiável e previsível.
  • A pontualidade é chegar aos compromissos no horário estipulado.

Uma pessoa, então, pode ser assídua sem ser pontual, ou o contrário. Alguns exemplos são pessoas que sempre chegam atrasadas mas nunca faltam, ou pessoas que chegam no horário quando vão, mas frequentemente faltam sem justificativas.

Para se situar ainda melhor e tirar as dúvidas que ficaram, veja alguns sinônimos de assiduidade.

  • Frequência;
  • Constância;
  • Continuidade;
  • Regularidade;
  • Precisão;
  • Rigor;
  • Persistência;
  • Aplicação;
  • Dedicação;
  • Obstinação.

Qual a importância da Assiduidade e Pontualidade?

Essas duas características andam de mãos dadas. Afinal, não adianta ser um sem ser o outro. A pontualidade pode ser considerada como parte da assiduidade: são características de uma pessoa que valoriza os compromissos que assumiu.

Assiduidade
As pessoas sabem que podem contar com alguém assíduo.

A pessoa assídua é alguém com quem pode se contar. Projetar essa imagem para as pessoas à sua volta é mais do que essencial para seu desenvolvimento.

Como, por exemplo, você poderá avançar na sua carreira se os seus gestores não sentirem que podem depender do seu trabalho?

A verdade é que, para alcançar a maioria das suas metas, você precisará assumir responsabilidades, frequentemente delegadas à você por outras pessoas. Por isso, elas precisam saber que, ao confiar a você a realização de determinadas tarefas, elas serão cumpridas de maneira consistente e previsível, com frequência e qualidade.

Veja só como a assiduidade ajuda em todos os aspectos da sua vida:

  • Você certamente procura um cônjuge com o qual possa contar: alguém que esteja sempre presente e que não apresente atitudes imprevisíveis.
  • Você não confiaria uma tarefa importante para um colaborador que pode faltar no dia.
  • Você não considera responsável um pai que não aparece para buscar seu filho na escola.
  • Você não escreveria uma carta de recomendação para um estudante que não apresente resultados consistentes e de qualidade.
  • Você não confiaria uma parte vital de um trabalho em grupo para um colega que raramente entrega suas tarefas no prazo.

Da mesma maneira, para inspirar confiança nas pessoas ao seu redor, você precisa exibir características que as deixem seguras. Ser uma pessoa assídua e pontual pode ajudar muito no caminho para seus objetivos.

Consequências da falta de Assiduidade na vida profissional

No ambiente corporativo, ser uma pessoa assídua é mais do que fundamental. A assiduidade é uma parte inseparável do profissionalismo, e uma das características mais valorizadas por empregadores e gestores.

As empresas, afinal, dependem de seus colaboradores para funcionar. Sem trabalhadores que apresentem consistência em seus resultados, presença previsível e confiável, responsabilidade e pontualidade, nenhum negócio consegue ir para frente.

A falta de assiduidade é um motivo muito frequente para dispensas. E mais do que isso, pode ser uma das causas para a estagnação da sua carreira.

Assiduidade
A falta de assiduidade cria barreiras para sua carreira.

A verdade é que nenhuma empresa gosta de manter colaboradores com os quais não pode contar.

Isso porque, para que a equipe funcione bem, é preciso que todos façam sua parte, se comuniquem com eficiência e trabalhem em harmonia. Os resultados de um negócio são uma junção do trabalho de muita gente. Se alguém nessa corrente pode faltar, deixar de entregar sua parte ou fazer um trabalho de má qualidade, o produto final é prejudicado como um todo.

Dessa forma, colaboradores que não demonstram assiduidade são, normalmente, dispensados. E esse padrão se repete nos empregos futuros, impedindo o avanço da carreira. Mesmo que a pessoa que não é assídua mantenha o emprego, certamente não deve esperar subir de cargo.

Afinal, quanto melhor o seu cargo, mais responsabilidade ele demanda. As empresas querem colaboradores dos quais ela pode depender, em especial em suas posições de liderança.

Consequências da falta de Assiduidade na vida pessoal

Sempre que falamos de assiduidade, imediatamente lembramos da nossa vida profissional ou acadêmica. Embora a vida pessoal acabe um pouco esquecida na maior parte das discussões sobre essa característica, também é imprescindível ser uma pessoa assídua para garantir a qualidade da sua vida pessoal.

Isso porque, da mesma forma que as empresas, pessoas também procuram se relacionar com quem demonstra assiduidade. Ninguém, afinal, quer ser deixado na mão.

assiduidade
As pessoas buscam se relacionar com pessoas com quem possam contar.

E isso engloba desde suas relações de amizade até as familiares. Sem contar projetos pessoais e outras metas que podem ser prejudicadas pela falta de assiduidade.

Lembre-se: ser assíduo é ser constante, preciso e dedicado.

Tratam-se de habilidades fundamentais para conquistar suas metas pessoais, para se relacionar bem e para continuar evoluindo sempre. Sem assiduidade e persistência, você não conseguiria atingir nenhuma meta. Veja alguns exemplos de situações que demandam assiduidade no dia a dia:

  • Relacionamentos amorosos, amigáveis e familiares;
  • Ser pai, mãe ou responsável de uma criança ou adolescente;
  • Manter grupos sociais;
  • Aprender novos idiomas ou habilidades;
  • Participar de cursos;
  • Praticar um esporte;
  • Manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde no geral;
  • Desenvolver projetos pessoais ou em grupo;
  • Meditação e outras práticas voltadas para auto melhora.

Vantagens de ser uma pessoa assídua

Não é segredo: uma pessoa assídua tem muito mais facilidade de avançar na carreira e conquistar a confiança daqueles ao seu redor. Mas ser assíduo tem muito mais vantagens além dessas.

assiduidade vida pessoal
A assiduidade inspira confiança.

A assiduidade é uma característica que te ajuda na busca de todas as suas metas, assim como a disciplina e a organização. Não se trata de uma habilidade que você vai usar apenas uma vez: é algo para a vida toda.

Trata-se de uma das características que sempre serão desejáveis. Não existe nenhuma situação na sua vida onde ser uma pessoa assídua se tornará um ponto negativo.

Uma das maiores vantagens de desenvolver a assiduidade, é que ela rapidamente se torna um hábito. Dessa forma, é muito mais fácil aplicar essa habilidade às outras áreas da sua vida, uma vez que ela tenha sido desenvolvida.

Confira alguns pontos onde a assiduidade pode te ajudar:

  • Reconhecimento: pessoas assíduas tem maiores possibilidades de conquistar prêmios, benefícios e bonificações. E não apenas no trabalho. Certamente as pessoas do seu convívio pessoal também demonstram reconhecimento para assiduidade.
  • Rede de contatos enriquecida: ser assíduo é ser confiável. E isso significa que mais pessoas se sentirão confortáveis ao te indicar para cargos, oportunidades e vantagens.
  • Imagem: a assiduidade contribui para a formação de uma boa imagem, em especial no mundo profissional. Acredite, essa é uma característica que ninguém deixa de notar!

Como cumprir os compromissos com Assiduidade? Dicas Definitivas

Agora que você já conhece a importância da assiduidade, é hora de aprender como desenvolver essa habilidade importantíssima para sua carreira e para seu dia a dia. Para isso, separamos as melhores dicas para trabalhar esse hábito diariamente.

vantagens assiduidade
Pratique a assiduidade, frequência e confiabilidade.

Confira nossa seleção de dicas e cumpra todos os seus compromissos com assiduidade:

1: Pratique a assiduidade em todos os aspectos

A assiduidade é mais fácil de ser desenvolvida quando é aplicada a todos os aspectos da sua vida. Dessa forma, ela se torna um hábito mais facilmente.

Por exemplo, é muito comum que as pessoas sintam dificuldades ao voltar à rotina de trabalho após um período de férias. O motivo, normalmente, é a falta da prática da assiduidade nos outros setores da vida.

Um aluno assíduo tem mais facilidade ao se tornar um profissional assíduo. Quanto mais você exercitar essa habilidade, mais natural e instintiva ela se torna.

2: Mantenha-se motivado

A motivação é um fator importantíssimo para a manutenção da assiduidade. Afinal, se não estamos motivados, manter a frequência e consistência torna-se cada vez mais difícil. Principalmente nas tarefas menos agradáveis.

Dessa forma, é fundamental encontrar coisas que te motivem. Se você quiser aprender mais sobre motivação, pode dar uma olhada nesse outro post aqui no blog.

3: Conheça bem o seu ritmo e suas habilidades

O autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento de qualquer habilidade. Para melhorar, você precisa saber quais são seus pontos fortes e fracos. No desenvolvimento da assiduidade, conhecer seu ritmo atual também é importantíssimo.

Primeiramente, entender seu nível atual de assiduidade ajuda a saber o quanto você precisa treinar e como melhorar. Mas esse conhecimento também é útil na hora de saber quais responsabilidades você já pode assumir.

assiduidade compromissos
Entenda sobre você para saber como se desenvolver.

Por exemplo, se você não souber quantas tarefas consegue cumprir em um dia, pode acabar se comprometendo a entregar mais trabalho do que pode. Ao não cumprir uma meta estabelecida, você prejudica tanto sua imagem quanto sua motivação.

4: Seja assertivo!

Da mesma maneira, desenvolver habilidades de comunicação assertiva ajuda muito no processo de tornar-se mais assíduo. Primeiramente porque pessoas assertivas sabem como informar os outros sobre seus limites e capacidades, evitando a mesma situação do não cumprimento de metas descrito no item anterior.

Além disso, a assertividade ajuda a demonstrar a assiduidade para os outros, aumentando a possibilidade de reconhecimento pelo seu esforço.

5: Pratique exercícios

A prática de esportes e exercícios físicos podem ajudar muito no processo de desenvolvimento da assiduidade. Primeiramente, manter o corpo em movimento faz que o organismo produza mais serotonina, o que ajuda você a se manter motivado e se sentir bem.

Além disso, a disciplina necessária para manter os treinos te ajuda a desenvolver hábitos de assiduidade. Fica muito mais fácil transportar essa características para outros campos da sua vida à partir daí.

assiduidade
Exercícios e esportes estimulam a produção de serotonina e ajudam a desenvolver a disciplina e assiduidade.

6: Cuide de você

Para garantir a assiduidade, é essencial cuidar bem da sua saúde. Afinal, ninguém consegue se manter cumprindo todos os compromissos e enfrentando rotinas cada vez mais agitadas sem estar bem de saúde.

Se sua saúde começar a falhar, certamente você vai acabar faltando no trabalho e deixando algumas responsabilidades de lado. Por isso, é importante estar em dia com os cuidados ao seu corpo.

Certifique-se de descansar o suficiente, alimentar-se com qualidade e fazer exames de rotina.

7: Assuma responsabilidade

A assiduidade exige que você saia da sua zona de conforto. Afinal, para ser visto como uma pessoa confiável, frequente e constante, você precisará assumir algumas responsabilidades e cumprí-las com sucesso.

Pessoas que evitam colocar-se em situações onde outras dependam dos seus esforços raramente são reconhecidas como assíduas, mesmo que apresentem as características necessárias.

Isso porque fica muito mais claro para os outros que eles podem contar com você quando os compromissos que você assumiu são importantes para elas.

assiduidade
Assuma responsabilidades, mesmo que isso faça com que você saia da zona de conforto.

8: Mantenha-se ativo

Da mesma forma que a assiduidade pode ser desenvolvida, ela também pode ser perdida. Por isso, nunca deixe de praticá-la. Ficar de pernas para cima durante todo o seu período de férias, por exemplo, pode ser muito tentador. Mas isso só significa que, quando elas terminarem, você sentirá o dobro de dificuldade para voltar a rotina.

O ideal é manter sempre pelo menos uma atividade diária que demande assiduidade. Pode ser um curso, um hobbie, ou um compromisso frequente com um grupo de amigos, como clubes de leitura. O importante é: defina algo que você deve fazer todos os dias ao invés de ficar completamente parado.

Manter a atividade constante em períodos que demandam menos da nossa assiduidade garante que não será tão difícil retomar o ritmo anterior quando necessário.

9: Respeite seu cronograma

Definir um cronograma é fácil. A grande dificuldade é cumprir com todas as tarefas em seus horários definidos. Principalmente se o cronograma conta com programações que oferecem flexibilização.

A dica é: se você combinou uma coisa, cumpra. E isso não vale apenas para compromissos assumidos com os outros. O cronograma também é um acordo: você combinou aquele horário consigo mesmo. Se você respeita as responsabilidades que assume com outras pessoas, porque não respeitar as assumidas com você?

Portanto, se você decidiu que faria certa atividade em determinado horário, não abandone esse compromisso.

Assiduidade
Assuma esse compromisso com você.

10: Não crie desculpas

A autorresponsabilidade é muito importante na hora de desenvolver a assiduidade. É preciso assumir seus erros quando você falha em cumprir com um compromisso.

Infelizmente, é muito comum que as pessoas desenvolvam o hábito de culpar outras pessoas ou criar desculpas para a falta de assiduidade. Lembre-se: o primeiro passo para melhorar é assumir que algo precisa ser mudado.

Antes de identificar suas falhas e assumir responsabilidade por elas, você não tem como começar a evoluir. Enquanto você culpa fatores externos, que estão fora do seu controle, pela falta de assiduidade, é impossível tomar as rédeas.

Por isso, sem desculpas e sem adiamentos: comece essa mudança hoje mesmo!

Conclusão

A assiduidade é importantíssima para todos os setores da sua vida. Trata-se de ser uma pessoa constante, frequente, presente e confiável.

Pessoas assíduas inspiram mais confiança naqueles ao seu redor, e portanto possuem mais facilidade em avançar em suas carreiras, criar laços significativos com os outros e alcançar seus objetivos.

Sem essa característica, é extremamente difícil evoluir em qualquer aspecto. Por sorte, a assiduidade pode ser treinada e desenvolvida.

Nesse post, você encontrou tudo o que precisa saber para começar hoje mesmo a praticar a assiduidade. Além disso, aprendeu mais sobre a importância dessa característica e como ela é essencial para o desenvolvimento e qualidade em todas as áreas da sua vida. Se você se interessa pelos processos de auto melhora e gostaria de promover a transformação em você e nas pessoas à sua volta, conheça nossas formações em coaching.

Quer mais dicas para se tornar a melhor versão de você? Confira também esses outros artigos que preparamos:

E você, quais estratégias usa para desenvolver sua assiduidade, e por que considera essa habilidade importante? Divida conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *