Quando chega o fim do ano, muitas pessoas fazem novos planos para o próximo ano, como: emagrecer, comprar um carro, conquistar a casa própria, parar de fumar, fazer exercícios, entre outras metas que contribuem para a conquista de um objetivo principal. Para ajudar você a atingir os seus objetivos, convidamos a coach licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, Richeli Sachetti, para explicar em um “passo a passo” o que fazer para que você aproveite cada minuto do o ano de 2012 e já comece 2013 com todo foco necessário para realizar seus sonhos. Prepare-se para as 5 oportunas dicas que a coach e trainer Richeli selecionou para você.

objetivos

O que você vai precisar

Uma folha de papel em branco, uma caneta, 15 minutos e abrir o sorriso.

Por onde começar?

Passo I – Mente tranquila

Independentemente do que ocorreu no ano que está acabando, o importante é desejar algo a mais na sua vida hoje e lembrar que o seu futuro não está comprometido diante do que ocorreu no passado. A neurociência confirma que o cérebro quando preocupado, ou seja, ocupado com sentimentos negativos, como culpa, mágoa, arrependimentos, perde consideravelmente sua capacidade pensante criativa.

Ação

Utilize o passado para gerar aprendizados, questione-se: Qual é o grande aprendizado que eu posso tirar dos onze primeiros meses de 2012? O que valeu a pena e o que pode ser melhorado ou alterado? Você tem uma folha em branco a sua frente para criar novas perspectivas e gerar grandes oportunidades. Então, respire fundo, tranquilize-se e sorria!

Passo II – Foco no objetivo

Pense sobre tudo o que você gostaria de ter realizado. Questione-se: O que você quer conquistar primeiro e o que, ao ser conquistado, abrirá oportunidades para as outras realizações? Qual exatamente é o seu objetivo? E como você saberá que o conquistou, qual será a evidência? Desenhe um círculo no centro da folha de papel.

Ação

Escreva nele o que realmente é mais importante para você, que se fizer fará toda a diferença na sua vida! Muitas vezes queremos tudo e não fazemos nada.

Passo III – Autoconhecimento

Reconhecer o seu propósito diante de um objetivo é fundamental para que ele seja conquistado. Quando sentimos a necessidade de uma nova conquista, precisamos de mudanças em nossos hábitos, novas ações para que as metas sejam consolidadas. O processo de mudança precisa ser prazeroso tanto quanto o resultado final, caso contrário podemos desistir de nossos sonhos. Conseguimos sentir felicidade durante o processo de transformação, por mais desafiador que ele seja, quando sabemos o que estamos ganhando com a mudança a curto, médio e longo prazo.

 Ação

Acima do círculo escreva: Por que este objetivo é importante para você? Quais os ganhos que você irá obter em conquistar o seu objetivo? Por que valerá a pena para você? À medida que for escrevendo, visualize também todos os ganhos identificados! Sorria!! Você merece muito mais!!

Passo IV – O Passo a Passo

Para chegar lá, no seu objetivo, mais rapidamente, trace uma seta horizontal abaixo do círculo de aproximadamente 20 cm. No início da seta, à esquerda da folha, coloque a data de hoje e no final da seta, à direita da folha, a data (dia, mês e ano) que você escolhe para que seu objetivo seja conquistado e escreva seu objetivo também ao final da seta. Lembre-se que a felicidade deve ser sentida durante o processo de transformação e mesmo que a data escolhida seja no próximo ano, você irá plantar hoje para já começar a colher!

Ação

Agora, escrevas as atividades importantes que irão fazer seu objetivo se materializar. Como se fossem pedras no caminho a serem pisadas dando sustentação ao trajeto. As metas meio são as que garantem a meta fim! Coloque prazos também para elas. Saiba que todo sonho precisa de recursos: tempo disponibilizado, conhecimentos a serem pesquisados, investimentos financeiros, contatos… À medida que vai escrevendo, vá também visualizando você com todos os ganhos obtidos por cada uma dessas ações! Sorria!! Você sabe que é capaz!!

Passo V – Fazer Acontecer

a) Defina claramente também seu primeiro passo. O iniciar nos tira da zona do conforto. Questione-se e registre à direita da folha: O que será feito? Como será feito? O que você irá precisar? quais os recursos? Quando?

b) Mantenha o foco no resultado final. Dessa forma você faz com que sua mente foque em questionamentos inteligentes para iniciar sempre novos progressos em direção do seu propósito em vez de lamentações e justificativas.

Você se torna uma pessoa positiva quando compreende que a responsabilidade pelo seu sucesso é sua! Questione-se e registre na parte mais estratégica que você acredita da folha: O que eu posso fazer para que este objetivo, que depende de mim para ser realizado, seja iniciado e mantido?!

Deixe a sua folha a “hora da virada” sempre presente no seu dia a dia e sorria quando encontrar com ela!!

Richeli Sachetti

Master Coach, Executive Coach e Personal & Professional Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

É instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching para formação em Personal & Professional Coaching.
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, analista em Grafologia, Socioterapeuta e Assistente Social.
Sócia-diretora da TSCoaching – Transformações Sustentáveis Coaching, e atuação em organizações conceituadas da Região Sul, ocupando cargos de gestão e coordenando projetos de capacitação empresarial, desenvolvimento de líderes, elaboração de indicadores de performance profissional, mapeamento de competências e estruturação de processos para empresas do setor público e privado nas áreas comercial, industrial, recursos humanos, gerencial e serviços.
Também atua como professora universitária de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Processos de Trabalho e Gestão de Pessoas, e palestrante de Escolas de Negócios e Especializações.