Aprenda a dizer não

0
163
O não é necessário
Dizer Não - Como Dizer Não? Aprenda a Dizer Não - O não é necessário
O “não”, muitas vezes, é necessário

Abdicar das próprias vontades ou comprometimentos, teoricamente, não deveria ser comum – apenas nos casos em que a pessoa seja convencida, com bons argumentos, a mudar de ideia. Contudo, diversos indivíduos sofrem da dificuldade de dizer não, inclusive quando têm a razão.

Muitas vezes, este comportamento está vinculado ao sentimento de baixa autoestima, impedindo que a pessoa se sinta segura para posicionar-se e expor seu ponto de vista. Inicialmente, o autoconhecimento e, em seguida, o desenvolvimento da autoconfiança são os antídotos para reverter este quadro.

Dizer Não

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Consequências de não se posicionar

Renunciar em prol dos outros gera inúmeras consequências negativas. No ambiente profissional, por exemplo, aprovar um projeto cujo resultado não será o mais adequado por medo de sofrer críticas ou hesitar em opinar  posto suas considerações serem contrárias às da maioria – aumentam as possibilidades de prejuízo da empresa, pois um novo parecer – o da pessoa que evita se manifestar quando sua opinião não está de acordo com a da maioria – poderia oferecer uma nova possibilidade.

Obviamente, o líder e o gestor de equipes não devem ter esta característica. A boa gestão é fundamentada em conter ideias e comportamentos prejudiciais. Assim, sempre que necessário, estes profissionais devem ser francos com a equipe e dizer não.

No âmbito pessoal, por sua vez, a falta de habilidade de dizer não também gera muitos problemas. Adquirir, por exemplo, um novo aparelho eletrônico, quando o orçamento está baixo, apenas para evitar a insatisfação familiar, causará dificuldades futuras.

Não assumir as rédeas da própria vontade e consciência não é uma maneira de evitar conflitos, pois, eles permanecerão – ainda que com outro nome. Inicialmente, era a compra de uma televisão, depois a diminuição do poder de compra da família. E atente-se às consequências para o indivíduo, que se sente incapaz de expressar seus pontos de vista.

Dizer Não - Como Dizer Não? Aprenda a Dizer Não
Seja objetivo

Como dizer não

Algumas dicas que o ajudarão à aprender a dizer não:

  1. Baseie-se em fatos e seja objetivo
  2. Muna-se de bons argumentos.
  3. A partir disso, acredite na sua opinião.
  4. Não se culpe pela insatisfação alheia, o sofrimento faz parte do aprendizado.
Compartilhar
AnteriorSem perceber, na hora da briga viramos crianças
PróximoA origem da palavra coaching
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO