Aprenda a economizar dinheiro - Como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro

Não é fácil, aliás, às vezes, parece cada vez mais difícil economizar dinheiro. O ideal seria que, desde a infância, com os brinquedos lúdicos, as crianças aprendessem educação financeira, pois é nesta fase também que alguns sonhos surgem e planejá-los é fundamental para dar sequência à concretização destes desejos.

Porém, a conscientização sobre como lidar com dinheiro é rara, especialmente no início da vida adulta e, por isso, tantas vezes, realizar um sonho ou um projeto é tão difícil: por falta de recursos.

Autoavaliação

Questionar-se sobre os gastos é o passo inicial para mudar a relação com dinheiro. Contudo, para modificar essa ligação, algumas noções sobre necessidades precisarão ser alteradas. Avalie, inicialmente, a seguinte questão: todas as compras e dívidas feitas eram imprescindíveis? Há utilidade nos objetos adquiridos?

A sociedade vive a experiência do consumismo e somos diariamente apresentados a novos produtos e a versões de produtos já existentes e a que, teoricamente, não podemos rejeitar. Portanto, o segundo ponto a se pensar é: que gastos são possíveis reduzir?

como poupar dinheiro

A motivação pode ser o melhor impulso para economizar dinheiro

Maneiras de economizar dinheiro

A motivação pode ser o melhor impulso para economizar dinheiro, dessa forma, foque no seu objetivo: fazer a viagem dos sonhos, mudar de carro, de casa, investir nos estudos dos filhos, etc. Mirar em um desejo irá incentivar, de maneira contínua, a redução dos gastos, até que isso se torne um hábito.

Como consequência dessa decisão, para que a realização seja completa, é preciso dedicar tempo ao planejamento financeiro. Definir quais gastos serão cortados e se estas reduções afetarão outros membros da família, pois é preciso ter o apoio de todos.

É preciso ter paciência e não se deixar derrotar. Por isso, sempre pense que o planejamento e a realização do sonho levam tempo, porém, ainda que em longo prazo, há a recompensa pelo esforço e pela coragem da decisão.

Em casos de dívidas, procure a ajuda de profissionais financeiros e de investimentos que irão apresentar formas eficazes para quitar as dívidas e, assim, em breve, será mais fácil alcançar a liberdade financeira.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo Independência finaceira, no Blog SBCoaching.