Tomar Decisões - Aprenda a Tomar Decisões -  Atinja seu Objetivo

Tomar decisões significa escolher por si mesmo

Para que a vida seja mais próspera – nos âmbitos financeiro, profissional, amoroso e social – é preciso desenvolver uma habilidade essencial: a de tomar decisões. Aprender a decidir é indispensável para realizar os objetivos, uma vez que, posicionando os pontos a alcançar, consequentemente, facilita-se o caminho para a realização.

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Tomar Decisões – Investigue sua autoestima

Para quem pretende reverter este quadro, algumas mudanças de comportamento são importantes: reserve tempo para o autoconhecimento. A tentativa de se conhecer inteiramente é a chance de fortalecer os pontos positivos, compreender que há circunstâncias em que será preciso contar com a ajuda de outras pessoas, porém, o mais revelador desse processo é: descobrir o que é realmente relevante para alcançar os objetivos. Dessa forma, será mais fácil identificar quais decisões tomar.

Algumas barreiras para a tomada de decisão

Tomar Decisões - Aprenda a Tomar Decisões -  Atinja seu Objetivo

Avalie todas as opções

Questionamentos de como tomar decisões aparecem de vez em quando, entretanto, é interessante também pensar em via oposta: o que prejudica as decisões, especialmente no ambiente profissional? Aqui estão algumas sugestões:

Falta de análise geral: as probabilidades da decisão escolhida ser a correta são maiores quando existe uma visão completa da questão. Antes de definir qual opção será selecionada, é necessário refletir sobre as consequências e quais partes serão afetadas com essa mudança. Dessa forma, a decisão não terá efeito apenas imediato e voltado a resolver um único problema.

Excesso de opções: muitas possibilidades podem prejudicar o processo de escolha, ainda mais se não há conhecimento profundo sobre a questão. A solução é se debruçar sobre o caso até que haja a segurança necessária para excluir as opções e tomar a decisão.

No trabalho, ainda podemos ressaltar uma barreira que dificulta as escolhas: a falta de autonomia. Na maioria das experiências profissionais, as escolhas cabem aos chefes e líderes e os demais colaboradores ficam à margem deste processo, muitas vezes, perdendo a oportunidade de solucionar questões importantes.

Leia mais sobre o assunto, Dificuldades na tomada de decisões no Blog SBCoaching

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará! - BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!