Coaching: Saiba quais os Passos para Atingir seus Objetivos

2
184
orientação coaching
Contar com o auxílio de um profissional capaz de ajudar na análise das situações problemáticas é sem dúvida uma excelente alternativa
orientação coaching
Contar com o auxílio de um profissional capaz de ajudar na análise das situações problemáticas é sem dúvida uma excelente alternativa

Todas as pessoas têm problemas, independentemente de sua classe social, da profissão, da situação financeira e dos relacionamentos pessoais. Algumas dificuldades às vezes parecem tão grandes que fica difícil encontrar uma saída. Por isso, contar com o auxílio de um profissional capaz de ajudar na análise das situações problemáticas e na busca por soluções eficazes e inovadoras é sem dúvida uma excelente alternativa para superar esses momentos.

Mais que um amigo para desabafar ou um psicólogo para ouvir, o ideal é contar com alguém apto a auxiliar na descoberta do caminho a seguir, agregando com questionamentos que contribuam para uma percepção mais abrangente e realista sobre o problema que precisa ser resolvido. Esse profissional é o coach, uma pessoa devidamente preparada para aplicar técnicas motivacionais cientificamente comprovadas, que auxiliam o indivíduo a expandir sua visão em busca de melhores resultados.

Com o coaching, a pessoa aprende a gerenciar os problemas de maneira mais eficaz para atingir resultados cada vez melhores e potencializar sua performance tanto na vida pessoal quanto profissional. O processo mostra ao indivíduo alguns passos que podem ser seguidos diante de situações problemáticas para encontrar soluções inovadoras e eficientes.

alcançando objetivos
O ideal é contar com alguém apto a orientar o caminho até a saída

O primeiro deles é definir a situação atual, descrevendo o problema a ser enfrentado. Depois disso, é preciso determinar o objetivo que se deseja atingir com a resolução da situação. O terceiro passo exige que a pessoa identifique todas as forças/fatores que podem contribuir para solucionar a questão. Em seguida, é hora de listar as forças/fatores que podem influenciar de maneira prejudicial à busca pela solução. O quinto passo abrange a análise de todas essas forças na intenção de encontrar formas de reduzir os fatores contrários e fortalecer os fatores favoráveis. A partir dessa análise é possível então elaborar um plano de ação mais preciso e assertivo para solucionar o problema.

O plano de ação precisa ser prático e realmente ágil para impulsionar a mudança por meio de atitudes concretas e acertadas. Para resolver uma questão difícil, é necessário sair da zona de conforto e ter determinação para buscar a solução. Quem passa pelo processo de coaching aprende a assumir uma posição proativa diante das situações e a manter o foco e a motivação até a conquista do objetivo.

Além disso, quem conhece essa metodologia, que utiliza técnicas cientificamente validadas, passa a transmitir motivação àqueles que estão ao seu redor e se torna uma verdadeira inspiração para quem faz parte do seu dia a dia, ajudando os amigos, familiares e colegas de trabalho a compreender melhor a realidade e a agir em prol de resultados mais positivos.

Atinja objetivos de maneira eficiente! Conheça o curso de coaching e aprenda a aplicar as técnicas, ferramentas e metodologias validadas cientificamente!

 

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

 



Compartilhar
AnteriorVocê Sabe se Autoavaliar?
PróximoComportamento no Trabalho – O que não fazer?
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

2 comentários

  1. […] A palavra MOTIVAÇÃO deriva de “motivo”, que vem do Latim motivus, “o que impele, o que move”, de motus, particípio passado de movere, “impelir, colocar em movimento”. Temos daí que motivação é o seu motivo para a ação. E isso é algo interno, só seu. Só você pode saber realmente o que o leva a acordar cedo todas as manhãs para trabalhar. Porém, existem diversas formas de nos motivarmos, e é isso que quero explorar um pouco aqui hoje: o que gera esse motivo. Entender alguns conceitos pode ajudar a identificar o que influencia suas escolhas e atitudes. A partir disso, estando consciente e no controle de suas ações, fica muito mais simples atingir seus objetivos. […]

DEIXE UM COMENTÁRIO