Determine seus objetivos e mantenha o foco

Determine seus objetivos e mantenha o foco

Saber como definir seus objetivos em médio e longo prazo é uma característica indispensável para quem quer ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional. É verdade que, na vida, nem tudo acontece de acordo com o que foi planejado. Contratempos são esperados e até bem-vindos em alguns casos. Entretanto, para traçar um caminho a seguir e definir escolhas e preferências, ter um ponto de referência palpável é essencial. Afinal, só podemos escolher um caminho quando temos certeza de aonde queremos chegar.

Alguns passos importantes

1 – Defina seu futuro – Em primeiro lugar, é preciso escolher o que você quer para si. Aonde pretende chegar em sua carreira e vida pessoal? Seus planos são realizáveis? Trate de adequá-los e defini-los ao máximo. Sonhar é ótimo, mas também é necessário manter os pés no chão.

2 – Desenvolva uma estratégia – Entender como chegar lá é tão importante quanto saber como definir seus objetivos. Trace metas plausíveis em curto e médio prazo, calcule os recursos necessários para alcançá-las e crie um plano de ações, colocando em prática desde cedo os primeiros passos. Ninguém consegue chegar ao topo da escadaria sem subir os degraus.

3 – Motive-se – Qual o seu grau de motivação e comprometimento com seus objetivos?  Evite esperar por resultados fáceis e pense em sua situação atual como uma etapa necessária para alcançar seus sonhos. Pensar constantemente no objetivo final pode ser um fator desmotivador, então tente sempre visualizar passos que estejam mais próximos de sua condição atual.




Trabalho e persistência são fatores essenciais

É rara a pessoa que realiza seus sonhos sem batalhar muito. Desde cedo, é imprescindível munir-se de conhecimentos e recursos que você acredita serem necessários para o desenvolvimento de seus planos. Porém, cada um tem uma dinâmica própria para agir e saber quais são as melhores formas de criar um ambiente individual propício a um maior engajamento e motivação.

Por vezes, seus objetivos parecem muito distantes e isso pode causar desânimo e comodismo. É importante não desistir e ater-se sempre às etapas do planejamento. Mesmo que nem tudo saia como esperado, mantenha uma margem de adaptação para sua trajetória, de forma a poder modificar detalhes sem grande prejuízo para o panorama geral. Os objetivos finais também podem sofrer pequenas mudanças pelo caminho, mas evite ser muito volúvel e criar novos planos a cada semana.