Como ser competitivo no ambiente profissional

Como ser competitivo no ambiente profissional

A competitividade tem se tornado cada vez mais comum no setor empresarial. Ela está presente nos espaços profissionais e até no planejamento estratégico de empresas concorrentes. Além de ser uma maneira de analisar como anda o desempenho de cada profissional e da empresa, a competitividade proporciona uma visão ampla de quem está se saindo melhor e do que deve continuar sendo realizado para que os resultados continuem sendo lucrativos.

Quando se trata da competição profissional, é importante que haja um estudo de como se tornar melhor no que já faz e como os seus concorrentes estão agindo para ultrapassar as suas qualidades e especializações.

Competição no mercado de trabalho

O lugar onde mais se percebe a competitividade, como dito anteriormente, é no mercado de trabalho. Cada vez mais, os profissionais estão se especializando e buscando ser melhores que os concorrentes. Com isso, é possível observar que as empresas optam pelo mais preparado, ou seja, aquele que tem mais cursos e experiência. O que acaba se tornando um empecilho para o profissional que não teve a oportunidade de se especializar profundamente na área ou não conseguiu comprovar experiências anteriores. Ressalta-se, então, que todos estes fatores são a base para o profissional que deseja competir e sair à frente.




Competitividade no ambiente de trabalho

Quando o profissional já faz parte de um ambiente de trabalho em que convive com vários outros colegas, que estão no mesmo nível que ele, a competitividade se torna diferente. A vontade de se destacar e de ter uma oportunidade de ganhar um aumento de salário ou subir de cargo pode ser uma motivação a mais para que haja mais empenho e demonstração de habilidades, que podem ser notadas como um diferencial.

Mas é essencial destacar que não se deve passar por cima do colega de trabalho tentando prejudicá-lo ou humilhá-lo, ou seja: mostre, honestamente, sua capacidade de ser um bom profissional – para que assim seja reconhecido por suas qualidades e capacitações. Todos têm uma oportunidade, basta buscá-la e aproveitar uma chance assim que ela surgir.

 

Quer saber mais ? Leia o artigo “Uma boa vantagem competitiva“, no Blog SBCoaching.