Competências Comportamentais - Tipos de Competências

No mercado de trabalho contemporâneo, adquirir novos conhecimentos e habilidades é algo fundamental para garantir um bom emprego

No mercado de trabalho contemporâneo, adquirir novos conhecimentos, habilidades e ter competência é algo fundamental para garantir um bom emprego. Concomitantemente, aqueles profissionais que se acomodam com a sua formação ou experiência e acham que elas são suficientes acabam preteridos por outros que buscam sempre evoluir.

Adquirir novos conhecimentos e habilidades é algo fundamental para quem deseja garantir uma boa vaga no mercado de trabalho contemporâneo. Afinal, a constante evolução é hoje a maior vantagem competitiva das empresas. Por isso, profissionais que se acomodam e não se reciclam estão fadados a perder grandes oportunidades de crescimento na carreira.

Supere seus Limites o Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Competências Comportamentais

Para obter posições de destaque numa organização, todo colaborador deve ter determinadas competências comportamentais. Atualmente uma das mais valorizadas pelas empresas é a capacidade de adaptar-se a novas rotinas de trabalho e de assumir atribuições diferentes, ou seja, a predisposição para aceitar mudanças e novos desafios.

Além de flexibilidade e vontade de evoluir, há outros exemplos de competências comportamentais bastante valorizadas no mercado atual. Conheça algumas aptidões desejadas pela maioria dos gestores e veja quais pontos você pode melhorar para ampliar suas chances de sucesso na carreira:

1) Capacidade de decisão: saber ponderar os prós e os contras para seguir o melhor caminho no momento de escolher algo importante é uma das características básicas para quem deseja destacar-se profissionalmente. Rapidez, raciocínio lógico e visão de futuro são qualidades importantes dentro de uma empresa.

2) Empatia: você já procurou colocar-se no lugar do colega de trabalho e compreender o seu ponto de vista, mesmo sem concordar com o mesmo? Essa capacidade, chamada de empatia, é muito importante para desenvolver projetos em grupo e superar as expectativas.

3) Liderança: ter a habilidade de motivar e influenciar as pessoas é uma competência muito visada pelas empresas e que deve ser desenvolvida mesmo por quem não ocupa um cargo de chefia.

Competências Comportamentais - Tipos de Competências

Adquirir novos conhecimentos e habilidades é algo fundamental para quem deseja garantir uma boa vaga no mercado

4) Controle emocional: é comum que o trabalho coloque as pessoas em situações de grande estresse. Por isso, para adotar as decisões mais sensatas e coerentes, é necessário priorizar a razão e evitar atitudes impulsivas. Ter controle emocional é uma característica essencial para evitar conflitos com os colegas e constrangimentos no ambiente organizacional, fatores que podem prejudicar a produtividade da equipe.

5) Antecipação: considerada uma das principais habilidades estratégicas, é muito requisitada em empresas que querem estar sempre à frente da concorrência. Essa competência requer bom conhecimento de mercado e é primordial para estabelecer vantagens competitivas e prevenir eventuais crises.

6) Automotivação: ser capaz de manter-se motivado é mais uma competência comportamental importante, pois assegura um bom rendimento profissional, independentemente das circunstâncias, e pode ser uma característica importante não só para o indivíduo, mas para motivar todo o grupo.

Faça uma avaliação para checar se possui todas essas aptidões e mapear seus pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Assim, você pode tornar-se um profissional melhor e conquistar uma boa posição no mercado.

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará! - BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!