Comportamento organizacional levado à ação

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comportamento organizacional

O comportamento organizacional avalia o impacto que o indivíduo (ou grupos) provoca no microambiente, com o objetivo de melhorar a eficácia, a produtividade e os resultados de seus colaboradores. O resultado é a redução do absenteísmo e a rotatividade que promovem a “cidadania” organizacional.

Seja de pequeno, médio ou grande porte, as empresas possuem sua própria cultura organizacional e seus valores definidos. Algumas delas influenciam positivamente os funcionários e tornam-se referência por sua conduta e organização.

É extremamente importante definir com precisão as ações que a empresa deve produzir, para promover, por meio de sua missão, visão e valores, o comportamento organizacional esperado de seus colaboradores.

Entendendo o comportamento organizacional

Preparar as pessoas e as empresas para os desafios do futuro exige aprender novas formas de comportamento de todos os colaboradores da organização.

Em um ambiente de trabalho, certas condutas podem provocar conflitos entre o indivíduo e aqueles com quem ele se relaciona. Esses vícios e manias prejudicam atividades e relações profissionais e até pessoais.

Felizmente, é possível transformar tais comportamentos, seguindo algumas condutas eficientes de liderança. Assim, para mudar um mau hábito, é necessário observar o problema, buscar soluções e analisar os resultados.

Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si, passou a ser uma exigência essencial para qualquer gestor que almeja sucesso no mundo dos negócios.

Identificação dos comportamentos críticos

O primeiro estágio da mudança apresenta a observação a respeito das atitudes negativas e da conscientização sobre o seu impacto no dia a dia. Assim, é importante listar certas formas de agir que incomodam ou trazem desconforto ao envolvido e aos demais.

Em geral, essa reflexão acontece a partir de uma autoanálise ou feedback de colegas ou líderes. Ao ser informado sobre uma postura irregular, o sujeito não deve encarar o comentário como uma ofensa, mas sim como uma oportunidade para melhorar os pontos destacados.

Identificação das consequências

A análise do profissional é feita a todo instante, com base no comportamento humano e, pela maneira como ele se relaciona com colegas e superiores.

É muito importante perceber os atos individuais, bem como seus efeitos durante o trabalho em equipe, para saber a hora de mudar. Também é fundamental compreender os próprios defeitos para poder corrigi-los e evitar erros irreparáveis que levam a repreensões e até demissões.

Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção

Depois de diagnosticar as possíveis falhas no comportamento organizacional, é preciso planejar ações e estratégias de melhoria e inserir novos hábitos na rotina.

Isso pode ocorrer tanto de forma gradativa, quanto por meio de modificações incisivas. Em ambos os casos, serão necessários foco e determinação para o cumprimento de metas preestabelecidas.

Avaliação da melhoria de conduta

Os fatores positivos servem como motivação para que a pessoa possa seguir em frente, atingir os seus objetivos e manter os já conquistados, ao desenvolver um novo comportamento.

Caso o resultado não esteja suficientemente bom, é indicado mudar o plano de atuação e tentar novamente. É importante também que o sujeito não retroceda no caminho, voltando para velhos costumes.

Busque o melhor

As competências comportamentais têm influência direta na vida profissional dos indivíduos. Saber conviver com as adversidades e situações de conflito, assim como ser um profissional assertivo, responsável, organizado e bem-humorado são algumas atitudes que podem ser desenvolvidas e aprimoradas para que haja um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

O planejamento visando à mudança na maneira de agir é o início para alcançar o sucesso em diversas áreas, e o resultado final são as vitórias diárias.

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1 comentário

  1. Como me inscrever e receber o BLOG direto para o e-mail particular?

    Parabéns pelo texto, excelente abordagem pela mudança de comportamento e seu resultado..

    Att.
    Eduardo

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