Descubra as 8 características das empresas de sucesso

6130

Você sabe o segredo das empresas de sucesso?

Tom Peters, um dos maiores especialistas em administração de empresas, dedicou parte de sua vida a desvendar este mistério. A busca pela excelência organizacional rendeu anos de estudos e pesquisas. Até que, com a ajuda do Robert Waterman, Peters descobriu o segredo das melhores empresas do mundo.

O resultado foi a publicação do best-seller In Search of Excellence, sucesso mundial, lançado no Brasil, com o título “Vencendo a crise”.

O livro apresenta as principais características que uma empresa precisa ter para ser bem-sucedida. Ou seja, leitura obrigatória para todos que buscam administrar ou empreender com excelência.

O que as empresas de sucesso têm em comum:

  1. Coloque a mão na massa e experimente novos conceitos

O conselho de Peters e Waterman, com base em suas observações, é colocar a mão na massa e experimentar coisas. Você não aprenderá quais são os resultados até que prove algo novo. Mudanças importantes surgem de experimentos, não apenas de análise.

  1. Tenha intimidade com o seu cliente

Muitas organizações defendem a importância do cliente da boca para fora, mas apenas as melhores vivem por ele. Por exemplo, em várias das empresas que Peters e Waterman investigaram, os gestores participavam todos os anos da parte operacional, por certo período, a fim de obterem interações reais com os clientes.

  1. Encoraje a autonomia e o empreendedorismo

As pessoas são livres para pensar e agir sozinhas. Na prática, isso significa que as empresas notáveis, independentemente do seu tamanho, tendem a operar como um conjunto de pequenas empresas. Unidades pequenas e relativamente autônomas têm a liberdade e a capacidade de decidir sozinhas em relação a vários assuntos.

  1. Motive os seus funcionários

Excelentes empresas obtêm um alto nível de produtividade, por meio da motivação de seus funcionários. Você deve inspirar os seus colaboradores, tratá-los como adultos, com confiança e respeito. É crucial que gestores e líderes se dediquem e ofereçam atenção às pessoas que trabalham para eles.

  1. Tenha valores práticos

As melhores empresas do mundo são movidas por valores práticos. Essa característica reflete as metas comuns, consideradas importantes pelos funcionários e motivadoras pela direção. A questão é: o que a sua empresa representa? No que você acredita? Peters e Waterman comentam que, na maioria das empresas de sucesso, fazer dinheiro nunca é a meta principal, mas uma consequência desses valores.

  1. Concentre-se em pontos fortes

Grandes empresas sabem quais são suas competências principais e se concentram nelas. Essas organizações não são tentadas a se diversificar ou fazer fusões por mero prazer de negócios. Empresas de sucesso sabem quais são suas competências essenciais e seus pontos fortes e sempre concentram-se nelas.

  1. Tenha um sistema simples e enxuto

Organizações bem-sucedidas não têm muito interesse no seu próprio tamanho ou em seus procedimentos. Elas têm uma forma simples e uma equipe enxuta. Dedicam maior parte do tempo em como simplificar as coisas.

  1. Opere de modo livre e firme ao mesmo tempo

Empresas de excelência sabem operar de modo livre e firme. Elas são, ao mesmo tempo, centralizadas e descentralizadas. De acordo com as pesquisas de Peters e Waterman, uma organização precisa de espaço para experimentos, certa quantidade de caos e ao mesmo tempo, ter regras centrais respeitadas por todos.

Peters afirma que se essas 8 características são a garantia para ter um negócio de sucesso e, se elas forem ignoradas, certamente, sua empresa fracassará.

Gostou do conteúdo, quer saber como colocar esses princípios em prática?

Participe do MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão e negócios do mundo, que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de Novembro.

Descubra os melhores conceitos e estratégias de grandes gurus do mundo, sobre liderança, organização, estratégia e execução, apresentados de maneira prática e dinâmica. Acesse e saiba mais

 

Comentários