Destaque seu ponto forte

Destaque seus pontos fortes

Certas qualidades, algumas vezes, ficam restritas apenas a nós mesmos e às pessoas mais próximas. Por insegurança, evitamos mostrar – em relações profissionais e pessoais – nossos pontos fortes.

Identificar os pontos positivos é a partida para promover novas possibilidades. Entretanto, reconhecer seus talentos não basta, é preciso destacá-los. No campo profissional, especialmente, apenas ao fortalecer seus pontos fortes, você terá apoio para evoluir em sua carreira.

Como descobrir seus pontos fortes


Seus pontos positivos estão ligados a atividades prazerosas, que, naturalmente, são destaques em você. Descubra-os fazendo uma lista e reflita sobre quais poderiam ser aprimorados em cursos, viagens, conversas ou o que lhe convier.

Organizar seus pontos positivos, para que não sejam usados de forma pouco vantajosa, é uma reflexão importante. Assim, utilize-os de forma consciente, trazendo-os à superfície quando são diferenciais: quando a sua habilidade (inteligência, rapidez, comprometimento, etc.) irá solucionar um problema ou antecipar uma solução.

Destaque seu lado positivo

Destaque seu lado positivo

Destacando seus talentos

Identificar seus pontos positivos é apenas o início para o destaque em sua vida profissional. O passo seguinte, como apresentado anteriormente, é averiguar se elas podem ser potencializadas, tornando-as ainda mais competitivas, diferenciadas dos seus concorrentes.

Este investimento, contudo, só é válido com a definição das metas para sua carreira. Desta forma, além de seus talentos, você também deve analisar sua vida profissional e fazer o seguinte questionamento: seus pontos fortes estão de acordo com seu cargo atual? Se sim, é o momento de potencializá-los a fim de garantir, por exemplo, uma promoção.

Caso perceba que não está dentro do perfil ideal, talvez seja a hora de pensar sobre uma mudança de área ou de empresa, sempre se planejando. Porém, correr riscos é inevitável e pode gerar resultados positivos. Adequar seu cargo aos seus talentos é a fórmula mais eficaz para descobrir o que ama fazer.

A coragem também é item imprescindível para destacar seus pontos fortes, pois é preciso expor, com mais ênfase, o seu ponto de vista e os resultados que pretende atingir. Lidar com críticas nunca é fácil, todavia, estar disposto a recebê-las e até aprender com elas são passos fundamentais para se destacar.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Porque é importante potencializar suas competências?”, no Blog SBCoaching