Logo gestão pessoas

A importância da Gestão de Pessoas

As transformações ocorridas nos cenários político e econômico mundiais, bem como a revolução tecnológica e os novos padrões de consumo da sociedade global, interferiram no modo de as empresas administrarem o capital intelectual. Modelos engessados e metódicos se tornaram ultrapassados diante das necessidades e da alta competitividade que surgiram no campo organizacional desde o fim do século XX. A partir dessa época, as palavras de ordem para as empresas passaram a ser produtividade, qualidade e eficiência.

Hoje a gestão de pessoas ocupa uma posição fundamental no planejamento estratégico das organizações e pode ser definida como a função organizacional responsável por providenciar, capacitar, desenvolver, motivar e reter os talentos, visando diminuir a rotatividade de colaboradores, também conhecida como turn-over.

Seguindo essa definição, pode-se dizer ainda que a gestão de recursos humanos consiste em um conjunto de práticas e políticas utilizadas pelos gestores para alinhar os objetivos dos colaboradores às metas da empresa, a fim de alcançar os melhores resultados junto ao mercado.

Valorizar e investir no capital intelectual são ações fundamentais para o sucesso do negócio. Afinal, por maior que seja o potencial tecnológico e econômico da organização, ele será subaproveitado se a exploração for feita por mão de obra não capacitada.

A gestão de recursos humanos tem um papel extremamente importante nas empresas porque trabalha com a força motriz do negócio: as pessoas. Para alcançar seus objetivos, uma empresa depende do conhecimento e das habilidades de seus colaboradores, que são a fonte da inovação necessária para manter as vantagens estratégicas do empreendimento e propiciar sua permanência no mercado.

Gestão Pessoas na empresa

A empresa precisa contar com uma equipe harmônica, qualificada e alinhada aos objetivos

Para aumentar sua competitividade, a empresa precisa contar com uma equipe harmônica, qualificada e alinhada aos objetivos organizacionais. Todo e qualquer avanço tecnológico é resultado do talento de uma ou várias pessoas, e esse talento é aprimorado por meio da aquisição de novas competências, fato que só ocorre a partir da aprendizagem continuada.

Diante desse contexto, treinamentos com aulas de gestão de pessoas para os líderes de uma organização se mostram uma boa opção. Líderes bem preparados atuam como multiplicadores, repassando os conhecimentos adquiridos aos subordinados e estimulando o desenvolvimento deles.

O curso de coaching é uma ótima alternativa para formar líderes capazes de incentivar o constante aprimoramento dos colaboradores da empresa. Diferentemente dos cursos de liderança, os cursos de coaching costumam abordar conceitos mais abrangentes, relacionados às capacidades de liderar, motivar, aprimorar habilidades e gerir conflitos.