Independência Financeira

Com bons hábitos econômicos, é possível liquidar dívidas e alcançar sua independência financeira

independência financeira e liberdade financeira

Ter liberdade financeira significa saber administrar bem o próprio dinheiro para ter sempre uma quantia mensal disponível para emergências ou para a realização de objetivos, como a troca do carro, a realização de uma viagem ou a aquisição de algum bem. Com bons hábitos econômicos, é possível liquidar dívidas e alcançar sua independência financeira. Confira:

Coloque todas as despesas no papel

Colocar todas as dívidas e despesas cotidianas no papel permite que você faça um acompanhamento periódico da sua situação financeira e administre melhor os rendimentos. Quanto mais consciência tiver em relação aos gastos, maior será a possibilidade de guardar dinheiro.

Dedique mais tempo à organização das finanças

Estipule um horário num dia da semana para registrar e planejar suas despesas e necessidades, verificando o que pode ser mudado no dia a dia para ter mais segurança financeira e conquistar metas futuras. Assim, você descobre formas de utilizar o dinheiro a seu favor.

Tenha um objetivo

Crie um objetivo que envolva aplicações maiores, como comprar uma casa, fazer um passeio ou adquirir um carro novo. O estímulo para poupar é mais forte quando se tem um propósito a ser atingido.

Pense a longo prazo

Quanto antes você iniciar um investimento, como no caso da aposentadoria privada, menor será a parcela que precisará ser destinada às aplicações. Além disso, alguns investimentos, como o mercado de ações, têm melhor desempenho num prazo mais extenso.

Independência Financeira - Liberdade Financeira

Ter liberdade financeira significa saber administrar bem o próprio dinheiro

Consuma de forma inteligente

Quando o consumo é bem planejado, é possível fazer o dinheiro render mais. Antes de comprar qualquer produto, analise se ele é mesmo necessário e se existem opções mais acessíveis. Procure investir em itens e bens que apresentem um bom custo/benefício.

Faça uma reserva de emergência

Ter independência financeira só é possível a partir de uma reserva de emergência. O ideal é conseguir juntar um valor que corresponda pelo menos a seis meses de trabalho. Com essa atitude, fica mais fácil suportar situações inesperadas, como perder o emprego ou passar por problemas de saúde. Sem a reserva, o investidor pode endividar-se nessas ocasiões.

Procure ajuda

Recorrer a livros e publicações sobre investimentos e a profissionais financeiros é uma ótima maneira de saber quais ações devem ser postas em prática para atingir sua liberdade financeira.

Aprofundar os conhecimentos em economia e finanças também colabora para o seu desenvolvimento pessoal. Conhecer seus hábitos de consumo ajuda a lidar melhor com o dinheiro e a não contrair dívidas exorbitantes.